10 tendências de RH para se preparar em 2022

10 tendências de RH para se preparar em 2022

Além da saúde, os impactos da pandemia da Covid-19 tiveram influência na economia brasileira e nas organizações de todo o país. A n20ecessidade do isolamento social trouxe grandes mudanças comportamentais nas pessoas e nos modelos de trabalho. Com isso, a cada dia mais tendências de RH surgem para o ano de 2022.

Continue acompanhando a leitura para descobrir quais são e estar preparado para aplicar em sua empresa!

Impacto da pandemia no setor de RH

A pandemia adiantou algumas mudanças e tendências que já eram previstas para os próximos anos, como o trabalho híbrido e o trabalho remoto, que ganharam grande espaço nas corporações que buscavam um meio de se manter ativas em meio à crise.

Além disso, com o distanciamento, surgiram outros problemas, como a dificuldade de estabelecer relacionamentos interpessoais, o uso excessivo de redes sociais, aumento de problemas relacionados à saúde mental, entre muitos outros. Todos esses fatores influenciaram no comportamento das pessoas, impulsionando empresas e colaboradores a se reinventarem.

Conheça as 10 tendências de RH para 2022

Para que a empresa não fique para trás no mercado corporativo, é necessário que os gestores tenham a mente aberta para conhecer e aplicar as tendências de RH que têm surgido para 2022.

Além de investir em ferramentas inovadoras, é preciso ter uma atenção especial para a cultura organizacional da empresa, um dos pontos em destaque para os próximos anos.

Confira agora 10 tendências de RH para 2022, suas curiosidades e características:

1. Processos de recrutamento e seleção mais efetivos

A inteligência artificial tem mostrado ser uma grande aliada nos processos de recrutamento e seleção. Ao longo dos anos, as ferramentas com base nesse conceito evoluíram, facilitando um processo que antes era exaustivo e burocrático.

O software possibilita o envio digital dos documentos e torna a análise das informações mais assertiva e eficaz. Além disso, é possível consultar um banco de dados, onde existem diversos profissionais qualificados para a vaga oferecida, no caso de um recrutamento em massa.

Ou seja, utilizar essas ferramentas diminui a burocracia do processo e diminui as etapas exaustivas do recrutamento, garantindo uma seleção de novos talentos, mais fluida e automatizada.

2. Flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho é um conceito que tem ganhado espaço no RH e nas empresas em geral. Esse modelo de trabalho permite que os colaboradores cumpram sua jornada na empresa sem horário fixo, tendo a liberdade de montar seu próprio cronograma para bater as metas e atingir os objetivos necessários. Aqui,  as atividades exigidas diariamente podem ser cumpridas nos momentos do dia em que o colaborador desejar, sempre de acordo com sua própria organização. Mas claro, desde que as tarefas sejam cumpridas dentro dos seus prazos.

3. Feedback e relacionamento

As tendências essenciais são as que trazem mais humanização e resiliência na forma em que a empresa se relaciona com os colaboradores, aplicando conceitos que estreitam o relacionamento interpessoal em sua cultura.

Por isso, as organizações devem aumentar o envolvimento com os profissionais de sua equipe, implementando metodologias de feedback que auxiliam no planejamento da área de RH. Além de melhorar o relacionamento e proporcionar um ambiente agradável para o clima organizacional, o envolvimento entre todos ajuda a alinhar a visão da corporação com seus colaboradores.

Para isso, é necessário manter um contato próximo com o colaborador, citando os pontos positivos e negativos de suas atividades, analisando seu desempenho e deixando as impressões sempre muito claras.

É importante deixar a subjetividade e qualquer questão pessoal de lado, desempenhando um bom papel de líder e cooperando para um ambiente de trabalho saudável e mais eficiente, tendo em vista que os feedbacks fazem parte do conceito de HXM, que tem o capital humano como o centro do negócio e um elemento de grande valor.

4. Treinamentos online

Essa tendência surgiu em 2020, durante a pandemia do Covid-19 e tem ganhado cada vez mais força, se mantendo como essencial para 2022. Com o distanciamento social, os treinamentos online surgiram e ganharam um lugar de destaque.

Além de manterem o bom funcionamento e o desenvolvimento dos profissionais, possuem praticidade na aplicação e a mesma eficácia que os presenciais.

Os treinamentos online são flexíveis, possibilitando que os colaboradores assistam às aulas e façam suas atividades sem sair de casa, e no momento mais confortável dentro de sua rotina.

Por isso, é importante que profissionais de RH invistam em treinamentos online por meio de plataformas de confiança que irão garantir uma boa experiência ao aluno. É fundamental buscar desenvolver e capacitar os profissionais da empresa para fazer com que eles se sintam mais valorizados e próximos da organização.

5. Diversidade, inclusão e equidade

Os conceitos de inclusão, diversidade e equidade são extremamente importantes para uma empresa saudável e atual. Esses temas têm sido debatidos ao longo dos anos e ganhado força na cultura das organizações que buscam evoluir junto com as mudanças da sociedade.

Por isso, é essencial promover um ambiente de trabalho com uma cultura de diversidade e inclusão, engajando a liderança nesse processo que só tem a agregar na empresa e fazer ela evoluir.

6. Capacitação de líderes

Em um cenário cada vez mais competitivo como o atual, os líderes são fundamentais para o desenvolvimento do capital humano de uma empresa.

Por isso, uma das tendências de RH para 2022 é analisar o potencial dos profissionais que já fazem parte da equipe, investindo em sua capacitação como líderes e buscando desenvolver suas competências. 

É importante ter um planejamento e pensar sempre em novas ideias para estar à frente do mercado.

7. Gerenciamento de pessoas em tempo real

Ter informações aprofundadas sobre os diferentes pontos que envolvem a gestão de pessoas é um diferencial competitivo para a empresa. Isso aumenta a previsibilidade da tomada de decisão preventiva e agiliza o fechamento da folha.

Para começar, é necessário definir qual ferramenta de gestão de ponto eletrônico será utilizada. Esse tipo de tecnologia fornece diversas informações relevantes a respeito dos colaboradores em tempo real, disponibilizando dados atualizados aos gestores de recursos humanos e gerentes de cada área.

Além disso, essa ferramenta pode ser integrada a outras tecnologias de gestão. Esse conjunto de softwares são capazes de processar e interpretar uma grande quantidade de dados online e em tempo real, facilitando o trabalho de toda a equipe.

8. Home office e o trabalho híbrido

Profissionais que trabalham em escritórios podem ter a maior facilidade de adaptar suas atividades para o home office, mantendo a produtividade, foco nas atividades desenvolvidas e redução de custos operacionais. Além disso, o home office também permite o recrutamento de colaboradores de outro espaço geográfico.

Assim, os profissionais de recursos humanos podem atuar de forma híbrida. Dessa forma, é possível ir ao escritório para realizar determinadas atividades ou simplesmente resolver as demais pendências de forma virtual.

9. Gamificação em RH

A gamificação consiste em técnicas de jogos criativas usadas para envolver, estimular e engajar os colaboradores a desenvolverem algo. É uma tendência que vem ganhando força em diversas áreas, se tornando uma das principais para 2022. 

Esse conceito contribui para a realização de determinadas ações pelos colaboradores, gerando uma competição saudável no ambiente de trabalho.

Para isso, defina um objetivo a ser alcançado. Dessa forma, é possível potencializar a satisfação dos funcionários, reduzindo assim as taxas de turnover.

10. Uso da tecnologia

Todos os anos, diversas tendências e previsões surgem e é necessário que a empresa acompanhe essas mudanças e evoluções do mercado, buscando atualizar suas estratégias e tornar seus processos cada vez mais automatizados e eficazes.

Sabendo disso, tem se tornado essencial que gestores e profissionais de RH utilizem a tecnologia ao seu favor, melhorando a competitividade do seu negócio, investindo em ferramentas capazes de otimizar a gestão de jornadas de trabalho, recrutamento e seleção, reuniões, feedbacks e treinamentos.

Em 2022, os softwares ganharão ainda mais força e popularidade. Facilitando os processos, diminuindo a burocracia, cortando gastos e tornando as atividades e tomadas de decisão mais assertivas.

Automatizar o RH não é mais uma opção, mas uma necessidade, principalmente durante os processos de R&S!

Conheça o software JobConvo

O JobConvo é um software de recrutamento e admissão com Inteligência Artificial.

A ferramenta é completa e fácil de usar. Com ela, você consegue automatizar os processos de RH e reduzir o tempo de preenchimento de vagas com uma plataforma inteligente.

Confira abaixo as principais funcionalidades:

  • Criação de requisições de vagas;
  • Personalização e automação das etapas dos processos;
  • Compartilhamento das vagas em diversos canais de forma simultânea;
  • Aplicação de testes técnicos;
  • Realização do teste Fit Cultural e da tendência de comportamento dos candidatos;
  • Análise de vídeo entrevistas;
  • Compartilhamento dos finalistas com gestores;
  • Análise de relatórios;
  • Admissão digital.

Clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA do software JobConvo: a plataforma líder em gestão para processos de recrutamento e seleção!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais