Desenvolva sua Liderança: 16 Qualidades de todo Líder

Desenvolva sua Liderança: 16 Qualidades de todo Líder

Os líderes são responsáveis por dar a direção às nações, comunidades e organizações. Por isso, precisamos de profissionais qualificados para guiar e tomar as decisões essenciais que mantêm o mundo em movimento. Confira agora as 16 qualidades que todo líder deve ter!

1. Agilidade de aprendizagem

Ter agilidade de aprendizagem é saber como agir mesmo quando você não sabe o que fazer, ou seja, pessoas que aprendem rápido. Essa qualidade é muito importante para um líder,  pois ajuda em meio às adversidades. Qualquer um pode ganhar a agilidade de aprendizado com prática, experiência e muito esforço.

2. Autoconsciência

A autoconsciência e a humildade são qualidades essenciais para qualquer líder. Quanto mais você se conhece, tendo conhecimento dos seus pontos fortes e fracos, mais eficaz será sua liderança.

3. Comunicação

Ter uma boa comunicação é a chave de uma liderança eficaz. Os melhores líderes são conhecidos por serem bons comunicadores, capazes de se comunicar de várias maneiras, como transmitindo informações, inspirando outras pessoas e treinando os colaboradores.

Por isso, o líder deve ser capaz de ouvir e se comunicar com uma diversidade de pessoas, de diferentes funções, geografias e identidades sociais. Além disso, a qualidade e a eficácia da comunicação entre os líderes da empresa afetam diretamente o sucesso da estratégia de negócios.

4. Coragem

Se posicionar no ambiente de trabalho pode ser uma tarefa difícil, seja para dar uma ideia, fornecer feedback a um colaborador ou sinalizar uma preocupação para o chefe ou supervisor. Por isso, a coragem é uma característica extremamente importante para um líder.

A coragem permite que os líderes avancem e sejam mais ativos e firmes na tomada de decisão.

5. Desempenho consistente

Ter um desempenho consistente mostra que o líder está pronto para novas oportunidades e responsabilidades em sua carreira. Além disso, executando as atividades em um padrão que exceda as expectativas, é possível elevar o padrão para outros colegas e membros de equipe.

Para construir consistência em seu desempenho, é importante definir um cronograma e acompanhar suas metas semanais, mensais, trimestrais e anuais. Se necessário, busque melhorar suas qualidades de gerenciamento de tempo. Bons líderes se destacam por saber como gerenciar seu próprio tempo.

6. Empatia

A empatia está diretamente relacionada ao desempenho e é uma parte extremamente importante da inteligência emocional e eficácia da liderança. Construir uma liderança mais inclusiva e ter comportamentos empáticos em relação aos colaboradores faz com que você receba maior prestígio e se torne um profissional de maior confiabilidade, além de melhorar as condições de trabalho para aqueles ao seu redor.

7. Gratidão

Ser grato pode trazer diversos benefícios para um líder, como elevar a auto-estima, reduzir a depressão e ansiedade, além de proporcionar melhores noites de sono. Os melhores líderes sabem como demonstrar gratidão sincera no local de trabalho. Essa qualidade tem o poder de transformar o ambiente profissional e a forma como seus colegas te enxergam.

8. Habilidade para delegar

Delegar é uma das principais responsabilidades de um líder, porém, fazer isso de forma eficaz pode ser uma tarefa difícil. O objetivo deve ser permitir que seus subordinados diretos cresçam, além de facilitar o trabalho em equipe, fornecer autonomia e levar a uma melhor tomada de decisão conjunta, estimulando o trabalho em equipe.

9. Influência

Ser capaz de influenciar as pessoas e convencê-las, seja através de apelos lógicos, emocionais ou cooperativos, é uma característica importante para uma liderança eficaz. É importante destacar que influenciar é diferente de manipular. É preciso ser feito de forma transparente. Por isso, é necessário ter inteligência emocional e confiança.

10. Iniciativa

A iniciativa é uma qualidade muito importante da liderança, pois ela permite que o líder descubra constantemente oportunidades para inovar e alcançar as metas da empresa. Além disso, um bom líder busca capacitar outros colaboradores a tomar a iniciativa e acreditar neles e em suas competências.

11. Integridade

É importante para o líder demonstrar integridade no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, mostrando respeito, tratando bem as pessoas e colaborando com os colegas para alcançar objetivos comuns.

A integridade pessoal é essencial e uma liderança eficaz é aquela capaz de praticar uma comunicação aberta, produtiva e respeitosa.

O líder também deve reservar um tempo para refletir sobre os padrões morais e éticos de suas ações, se responsabilizando por suas decisões e assumindo seus erros, buscando sempre dar um bom exemplo e ser justo.

12. Mentoria

Grandes líderes atuam como mentores de sua equipe, inspirando, ajudando a definir metas claras, orientando com base em sua própria progressão e experiência pessoal na carreira, e apoiando o desenvolvimento de novas competências técnicas e sociais.

Bons líderes orientam os outros, usando a oportunidade não apenas para inspirar e aprimorar os colaboradores, mas também para construir suas próprias qualidades de liderança.

Para se tornar um mentor dentro de sua equipe, é necessário ter uma variedade de competências e muita experiência. Além disso, saber escutar, ter empatia, perspicácia comercial e experiência especializada.

Através dessas características, o líder é capaz de inspirar, elevar o nível de confiança, construir bons relacionamentos com seus subordinados, e compartilhar informações e conselhos valiosos.

13. Pensamento crítico

Os líderes devem ser capazes de ter pensamento crítico, qualidade extremamente valorizada no local de trabalho, pois ajuda a empresa a tomar decisões de forma mais assertiva e a ter uma melhor resolução de problemas.

Para melhorar seu pensamento crítico, é necessário definir algumas metas. Faça um levantamento dos pequenos e grandes problemas que a sua empresa ainda precisa resolver. Reúna as informações necessárias para formular soluções. Elabore perguntas inteligentes para gerar novas ideias que possam trazer melhorias para sua organização.

Além disso, é possível considerar cursos online de pensamento crítico para desenvolver essa qualidade de liderança eficaz em um ambiente profissional.

14. Resolução de conflitos

O conflito no local de trabalho acontece de forma frequente em diversas empresas. Por isso, um bom líder deve ser capaz de trazer a resolução desses conflitos. Para desenvolver essa qualidade de liderança, comece ouvindo ativamente todos os pontos de vista, sendo exemplo e mostrando a melhor forma de agir.

Em seguida, considere todos os pontos em que as pessoas envolvidas concordam, os pontos fortes e fracos, reforçando os objetivos em comum, mostrando a importância de cada ponto de vista para a edificação da equipe.

Com encorajamento, bons líderes ajudam todas as partes a pensar de forma proativa sobre como deve ser o desempenho na resolução de conflitos.

Veja abaixo as competências que devem ser desenvolvidas para melhorar sua qualidade de resolução de conflitos:

15. Respeito

Tratar as pessoas com respeito dentro e fora do ambiente de trabalho é extremamente importante para todo líder. Essa qualidade é capaz de aliviar tensões e conflitos, criar confiança e melhorar a eficácia da liderança. O respeito pode ser demonstrado de diversas formas diferentes. Busque as melhores estratégias para cultivar um clima de respeito no trabalho e aprenda mais sobre maneiras de se tornar um aliado dos seus colegas.

16. Tomada de decisão

A tomada de decisão assertiva é aquela que determina o melhor curso de ação para resolver um problema. No trabalho, os colaboradores estão constantemente tendo que tomar decisões, sejam elas as menores ou de maior relevância para os interesses da organização.

Em algumas situações, a melhor decisão pode ser óbvia. Porém, em outros cenários, decidir sobre o melhor curso de ação pode ser uma tarefa complicada, podendo afetar pessoas ou os negócios. Por isso, um líder deve ser capaz de apresentar novas ideias e tomar decisões em circunstâncias adversas.

Para mais conteúdos como esse, acesse o blog da JobConvo!

Sobre o autor

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais