Para qualquer pessoa que assuma a tarefa de contratar ou construir uma empresa ou equipe, procure por três características: inteligência, iniciativa ou energia, e integridade. Se candidatos não tiverem o último (integridade) os dois primeiros irão acabar com você.
Em uma economia com conhecimento, obviamente você precisa de pessoas inteligentes com capacidade mental para fazer o trabalho excepcionalmente bem. Caso em questão, o co-fundador da Apple, Steve Jobs, ironizou:
Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que possam nos dizer o que fazer.
Mas inteligência sozinha não suficiente, seja no investimento ou no desempenho humano. A vida profissional não é um jogo em que quem tem QI 160 vence quem tem 130″.
No requisito “ iniciativa ou energia“, pode-se dizer como alguém que toma a iniciativa; é ter espírito empreendedor e o desejo de fazer as coisas acontecerem, seja para você ou para a sua empresa.
Mas e integridade?
É como uma cola que mantém tudo junto. É a qualidade mais importante que você deve desenvolver para o sucesso; e é a qualidade mais importante e não negociável que você deve procurar ao contratar outras pessoas.