Gestão de talentos: o que é e como fazer? 5 estratégias fáceis

Gestão de talentos: o que é e como fazer? 5 estratégias fáceis

A retenção de novos talentos para a organização  sempre é um desafio. Fazer com que as pessoas se interessem em trabalhar na sua empresa a de participar do processo seletivo não é tão simples como parece.  

Uma boa estratégia de talentos envolve muitos componentes, pessoas e ações. Garantir a colaboração eficaz dos gerentes com uma marca empregadora forte de baixa rotatividade de colaboradores é uma das fórmulas de sucesso para a gestão de talentos. 

Hoje falaremos sobre assunto e mostraremos dicas de estratégias facilitadas. Confira. 

Gestão de talentos: O que é?

De modo geral, podemos definir a gestão de talentos, como um conjunto de ações específicas, que visam viabilizar o trabalho das equipes de uma empresa, de modo que alcancem o máximo de seu potencial. 

Essa atuação inclui, não somente a organização de questões burocráticas, mas também a adoção de medidas que visam o desenvolvimento da carreira, o engajamento e a motivação dos profissionais. 

Princípios de uma gestão de talentos

Uma estratégia de gestão de talentos completa, tem os seguintes pontos como princípios:

  • Atração e recrutamento;
  • Aprendizado e desenvolvimento;
  • Valores e visão organizacional;
  • Plano de carreira;
  • Gestão por competência.

Como é fácil notar. O início de uma gestão de talentos adequada, deve ocorrer antes mesmo da etapa que precede a contratação de colaboradores, começando no pensamento de atrair talentos.

Motivos para fazer a gestão de talentos

Depois de entender o que é gestão de talentos e seus princípios, é hora de conhecer os motivos para sua adoção.

Fortalecimento da cultura organizacional

Através da gestão de talentos, é possível atrair profissionais que não trabalham visando apenas salário. Com isso, é possível atrair aqueles que possuem as mesmas ideias, princípios, valores, contribuindo assim, para o fortalecimento da cultura organizacional como um todo.

Aumento da motivação

Uma gestão de talentos de qualidade, consegue viabilizar o suporte necessário para que os colaboradores atuem em todo o seu potencial. Como consequência natural, o resultado disso vai além de somente desempenho, refletindo em aumento de motivação e produtividade.

Atração de novos talentos

A gestão de talentos é capaz de atrair os melhores profissionais do mercado, tanto do ponto de vista de qualificação, quanto de performance. Uma gestão de talentos montada através de uma boa estratégia, fortalece a identidade a marca com clientes e profissionais, atraindo de maneira natural o que há de melhor em termos de material humano.

Economia de recursos

A gestão de talentos garante o RH contratações mais assertivas. Ao selecionar e recrutar os colaboradores certos, os índices de turnover diminuem, gerando uma economia natural de recursos da empresa.

Alcance de resultados mais expressivos

Com um gerenciamento de talentos de qualidade, há uma melhora natural no desempenho da empresa como um todo. Gerando assim, um alcance de resultados mais expressivos para a corporação.

5 Estratégias para gerenciar talentos

Depois de se aprofundar no assunto, você certamente deve estar curioso(as) para saber como gerenciar talentos da melhor forma possível, não é mesmo? Pois bem, é isso que mostraremos agora. 

1.Implemente o Employer Branding na sua organização

Employer Branding é uma estratégia de fortalecimento da marca empregadora que vem com cada vez mais força.  Quando feito da maneira correta, acaba se tornando uma empresa referência que desperta a vontade dos profissionais do mercado. Assim, profissionais qualificados e talentosos passam a disputar por vagas disponíveis.

Além de utilizar dessa estratégia para atrair os profissionais mais qualificados do mercado, seja consistente com os valores e pilares da empresa. É  o momento de encontro do RH com o Marketing, para fazer com que os recrutadores estejam engajados e que a empresa e colaboradores compartilhem a mensagem da empresa. 

2. Utilize um software de Gestão de Processos seletivos

Ao utilizar um software de recrutamento e seleção que faz a sua gestão de processos seletivos ajuda a otimizar e organizar o recrutamento de novos talentos. A tecnologia envolvida com inteligência artificial e a facilidade de fazer toda a gestão de processo seletivo até a admissão digital em uma só plataforma  é uma solução eficaz para a sua gestão de talentos. 

3. Garanta uma boa experiência do candidato  

No recrutamento, a experiência do candidato conta muito. Um candidato que passar por uma experiência ruim durante o processo seletivo, pode acabar afetando na reputação da marca empregadora. 

Os recrutadores devem alinhar com os gerentes quais são os perfis de profissionais, expectativas e requisitos para as vagas. Estabeleça prazos e cronogramas. Todos devem entender que essa organização é fundamental para o processo de contratação. 

O processo seletivo bem realizado – através de uma triagem qualificada, entrevistas com as pessoas certas, testes que condizem com a vaga, constante comunicação entre os recrutadores e candidatos são fatores que resultam no sucesso de um processo seletivo, mesmo não tendo aprovação final

4. Fique sempre atento às métrica fundamentais de RH 

Os recrutadores precisam de dados para analisar e entender o comportamento dos candidatos e dos contratados. Diversas métricas são fundamentais para melhorar a sua gestão de talentos como: tempo para contratar, turnover de recém contratações, custo de contratação. Mas não se esqueça de entender o que essas métricas significam e que a qualidade é mais importante que a qualidade. 

A melhor maneira de ajudar sua equipe a ter sucesso é garantir que seu software de Recrutamento e Seleção forneça essas informações para economizar tempo. Ao longo do tempo, Softwares de gestão de processos seletivos completos conseguem mostrar diversos dados que são fundamentais para a otimização e melhorias de processos seletivos. 

5. Invista em Treinamento e Desenvolvimento 

As empresas que investem em seus colaboradores e compreendem que a capacitação de seus talentos os fazem se sentir mais valorizados como profissionais. Cursos, especializações, graduações, workshops são maneiras de investir no seu próprio colaborador. Ainda há organizações que acham que investir no desenvolvimento de seus funcionários vai fazer com que ele procure outros lugares para trabalhar, um pensamento antigo e errado. 

Para uma gestão de talentos eficiente, deve-se entender que o recrutamento é trabalho de todos na empresa, não só do RH. Por isso, compartilhe a responsabilidade entre as equipes e os funcionários envolvidos durante todo o processo. 

Contar com um software de gestão é uma ótima forma de gerenciar e adquirir novos talentos. Solicite uma demonstração do software de gestão da jobconvo e melhore os resultados de sua empresa. Para isso, basta clicar aqui.

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais