Feedback para candidatos: 5 modelos para o seu processo seletivo

Feedback para candidatos: 5 modelos para o seu processo seletivo

Não há dúvidas que existe muita burocracia envolvida nos processos seletivos. É trabalhoso, envolve muito esforço e tempo de toda equipe. O procedimento de recrutamento e seleção não é uma tarefa fácil, mas lembre-se: é uma peça fundamental para o sucesso do negócio. Inclusive, algumas etapas que parecem não ser tão importantes podem impactar positivamente a imagem da empresa. Uma dessas etapas é a entrega do feedback ao candidato, que pode ser feita com o e-mail feedback.

Afinal, além da equipe de RH envolvida no processo, têm também os principais elementos que fazem parte disso tudo: os candidatos! São pessoas em busca de uma recolocação ou inserção no mercado e que estão disponibilizando o tempo deles para fazer parte da sua empresa.

Nada mais justo do que uma troca de comunicação sincera e transparente que os incentive a continuar no processo, ou se for o caso, dar um retorno com feedback negativo. 

Esse retorno precisa ser feito sempre, independentemente do resultado, e de uma forma que não deixe o candidato com sua confiança muito abalada. Isso porque ele precisa de incentivo para tentar futuras oportunidades de novo na sua empresa.

Continue acompanhando a leitura e descubra mais sobre e-mail feedback para candidatos!

Os impactos da falta do e-mail feedback

Quando uma empresa não oferece um feedback nos processos seletivos ou demora demais para enviá-lo, isso pode trazer alguns prejuízos. Uma pesquisa feita pela Measurelogy revelou que quanto maior for a demora da empresa para entregar o feedback do R&S, menor será a possibilidade do profissional indicar a organização para outras pessoas e sair com uma imagem positiva sobre ela. 

Outra pesquisa realizada pelo site Infojobs revelou que 43,8% dos entrevistados acreditam que o não recebimento do feedback é um dos maiores pontos negativos do processo de recrutamento de uma empresa. 

Para eles, nada pior do que não receber uma resposta, pois pode gerar frustração e traz uma imagem negativa da empresa.

Portanto, um impacto negativo da falta do e-mail feedback é o prejuízo na experiência do candidato, o que consequentemente afeta o employer branding.

Atualmente, é preciso oferecer uma experiência personalizada aos candidatos do R&S se você deseja cultivar essa boa imagem. Além disso, essa prática irá auxiliar na construção de um pool de talentos consistente, que tornam os profissionais verdadeiros promotores da marca. Dessa forma, você irá garantir uma impressão positiva mais duradoura e irá atrair os melhores talentos do mercado.

É por isso que a hora do feedback é muito importante para os candidatos e para a organização! Deixar de ter uma comunicação eficaz com eles durante os processos de recrutamento pode ser muito prejudicial.

Quais são os benefícios de utilizar o e-mail feedback?

Confira agora quais são os principais benefícios de utilizar o e-mail feedback em seus processos seletivos: 

  • Aprimora o processo de seleção, pois o e-mail feedback é um cuidado que a empresa pode demonstrar com os candidatos para melhorar a sua experiência. Afinal, é de costume que profissionais fiquem nervosos e ansiosos para saber uma resposta final. É uma ferramenta estratégica que aprimora o R&S e o torna mais humanizado;
  • Mantêm uma boa conexão com os candidatos, pois é certo que não são todos que irão conseguir a vaga. No entanto, existem outros talentos no processo e é importante que a empresa mantenha uma boa conexão com eles para futuros processos de R&S;
  • Melhora a imagem institucional, pois a empresa demonstra ter empatia com os candidatos e mostra que eles têm valor, mesmo que não tenham sido escolhidos para a vaga. Isso propaga uma imagem positiva de que a empresa se importa com todos, principalmente nas redes sociais, espaço virtual com muitas comunidades de profissionais que compartilham informações entre si. Todos esses fatores fazem com que os talentos sejam atraídos;
  • Gerar marketing por meio do “boca a boca”. Ou seja, os candidatos satisfeitos com o cuidado da empresa falam sobre ela com conhecidos, propagando a organização como um lugar atrativo para se trabalhar.

5 modelos de e-mail feedback para candidatos

Para facilitar a rotina de vocês, nós da JobConvo separamos 5 modelos de e-mail feedback para os candidatos em diferentes etapas do processo seletivo.

Confira a seguir: 

1. Recebimento do currículo 

Você pode fazer um e-mail agradecendo e informando que recebeu o currículo do candidato, além de contar que a empresa está muito contente com a participação dele. 

Deixe claro que ele precisa ficar atento nas próximas etapas do processo caso o currículo dele seja selecionado.

2. Currículo aprovado para a etapa seguinte 

Nesse tipo de e-mail, você pode anunciar ao candidato que ele foi chamado para a próxima etapa. Aqui, elogios pela qualidade das respostas são bem-vindos. 

Aproveite e coloque nesse e-mail o convite para que o candidato faça a entrevista da próxima etapa,  para que a empresa possa conhecê-lo melhor.  

3. Currículo incompatível com a vaga 

Agora é o momento de fazer um agradecimento pela participação do candidato. Lembre a ele que muitas das suas qualidades profissionais podem ser aprimoradas para que ele possa encarar novos desafios. Quanto mais avançada for a etapa do candidato, mais personalizado poderá ser o feedback.

4. E-mail feedback de nutrição 

Em diversas situações o candidato acaba deixando de lado alguma etapa do  processo seletivo, muitas vezes por falta de informações claras sobre o próximo passo. 

Por isso, no e-mail feedback de nutrição, é importante lembrar a ele da importância de concluir alguma etapa importante para poder terminar o processo seletivo, bem como passar as informações necessárias para que ele cumpra esta etapa com qualidade. 

5. Candidato não aprovado

Esse tipo de e-mail pode ser muito doloroso para quem anseia muito por uma vaga de trabalho e recolocação profissional. Por isso, o recrutador precisa (de uma forma humana!) agradecer o tempo que o candidato dedicou para fazer o processo, independentemente da etapa do processo em que o candidato tenha sido desqualificado. Explique que naquele momento a empresa optou por um candidato mais alinhado com a vaga.

Caso o candidato peça por um feedback mais elaborado, reserve um tempo para realizar esta explicação, pois pode ser a chave para uma próxima oportunidade.

O importante é deixar claro que ele pode tentar novamente essa vaga no futuro ou procurar uma outra na página de carreiras da empresa, lembrando que as portas estarão sempre abertas para ele. 

Material para download gratuito com 5 modelos de e-mail feedback  

Estamos chegando ao final deste artigo! Sintam-se à vontade para usar os modelos de e-mail feedback para download e adaptá-los como for melhor para a sua empresa. 

Nesse conteúdo, te ajudamos com o compreendimento da necessidade do feedback para candidatos. Confira agora nossas dicas finais antes do download do material:

  1. Otimize seu tempo na escrita dos e-mails com modelos já prontos;
  2. Ofereça feedbacks claros, objetivos e sinceros, sem serem agressivos;
  3. Lembre sempre de adicionar um tom mais casual, dependendo da cultura da sua empresa;  
  4. Seja sempre verdadeiro, mas mantenha a empatia; 
  5. Não faça críticas pessoais, exalte primeiro as qualidades para depois criticar algo específico; 
  6. Convide-os sempre para participar de futuros processos seletivos, pois se o candidato não foi o escolhido para determinada vaga, talvez o seu perfil se encaixe para a outra dentro da mesma empresa. 

Como vimos, o e-mail feedback é um processo essencial para ser implementado dentro do setor de RH das empresas. Isso porque  o RH precisa dar um retorno ao candidato à vaga, seja explicando uma nova etapa do processo, informando que ele não avançou na seleção ou até mesmo que preferiram no momento por outro candidato.

Gostou deste artigo? Agora só falta colocar todas as nossas dicas em prática para usufruir dos benefícios. Não se esqueça de baixar o nosso material com outros modelos de e-mail feedback.

 Até a próxima!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais