5 passos para um onBoarding mais eficiente

Muitas vezes, junto com o anúncio da necessidade da abertura de uma nova vaga, já vem a preocupação em como organizar de maneira eficaz o início dos trabalhos deste candidato. Sim, porque as etapas de uma nova contratação são – ou deveriam ser – apenas o começo de uma série de fases a serem concluídas para, aí sim, o colaborador se efetivar.

Por mais que possa ser tentador não acompanhar e organizar a entrada do funcionário, são justamente essas atitudes que se mostram cada vez mais eficazes se o objetivo é reter talentos. E pensando na melhor maneira de lhe ajudar nessa integração de um novo membro de equipe, separamos cinco atitudes importantes:

1. Contrate o candidato certo

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que isso é algo fundamental para um onboarding eficiente. E para ser eficaz neste quesito, o momento da entrevista é crucial. Observe bem se a personalidade do candidato se encaixa com os valores e a missão da empresa, investigue com atenção os motivos pelos quais aconteceu a saída do último emprego e tente encontrar o que seria um cenário ideal de trabalho para o candidato.

2. Ofereça treinamento adequado

Por mais preparado que o candidato – aparentemente – seja, sempre será delicada a fase de adaptação, na qual todos estarão se familiarizando, tanto a equipe quanto o novo colaborador. E nesta hora, simplesmente já começar a delegar trabalho sem antes realizar treinamento, pode não ser uma boa ideia.

3. Tenha paciência com quem está começando

O candidato tem excelentes referências e bastante experiência, mas nem por isso é necessário introduzir o trabalho já com uma alta carga de expectativas e responsabilidades. Respeite a fase de adaptação e seja gradativo nas exigências.

4. Capriche na recepção de boas-vindas

Uma nova contratação é aquele momento onde ambos os lados estão felizes, por isso, recepcione bem no primeiro dia, acolha o novo colaborador. Sobre o assunto, no livro “What to do when you´re new”, o professor Keith Rollag, da Babson College, comenta como seus vinte anos de pesquisa ensinaram-lhe que ter uma ótima experiência no primeiro dia pode ajudar muito um novo emprego.

5. Monte um programa de mentoria

Receber orientações específicas da administração pode ajudar o novo funcionário a entender como deixar o negócio mais lucrativo, compreendendo melhor os detalhes.

Manter o cuidado mesmo após concluir a contratação

A busca por um novo colaborador poder até gerar entusiasmo e expectativa, porém, um processo seletivo é algo complexo, que demanda tempo, recursos e energia. Por isso, é extremamente importante também focar em atitudes diárias de manutenção de pessoal.

OnBoarding Digital

O processo de recrutamento da sua empresa pode ser impecável, mas de nada adianta para a experiência dos candidatos contratados se toda a documentação ficar indo e vindo presencialmente. O que leva tempo e desgaste.

Instalar um processo de documentação de admissão digital é fundamental para otimizar tempo e garantir que tudo está dentro do esperado.