6 dicas práticas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

Manter um bom relacionamento e buscar melhorar a comunicação interna da empresa é papel dos colaboradores e gestores. Além do mais, ela é extremamente importante para os processos internos e reflete diretamente nos resultados da organização.

A comunicação é uma das colunas do desenvolvimento do mundo atual. Graças à evolução tecnológica, e da popularização da internet e do telefone celular, grande parte da população mundial está conectada, assim como nas empresas, em que houve um grande impacto na comunicação interna.

 

O QUE É COMUNICAÇÃO INTERNA?

A comunicação interna pode estar relacionada a um setor da empresa ou a uma estratégia aplicada internamente, como a de RH, por exemplo. O objetivo é transmitir, da melhor forma possível, as informações relevantes e estratégias da empresa para os colaboradores.

Para isso, é necessário ter atenção. Quanto maior a empresa, mais difícil se torna a transmissão das informações para todos. Porém, falhas de comunicação podem acontecer em diversas circunstâncias, independente do número de colaboradores. Por isso, é preciso se dedicar à comunicação interna, tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas.

 

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA

Entender a importância da comunicação interna é extremamente importante para as empresas, por isso, listamos abaixo seus principais benefícios:

 

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

O alinhamento estratégico é um dos principais benefícios da comunicação interna, pois ela garante que todos os colaboradores saibam os objetivos e estratégias da empresa, gerando um trabalho mais efetivo para alcançar bons resultados. 

 

CLIMA ORGANIZACIONAL

 

Um ambiente de trabalho em que os colaboradores não possuem um relacionamento saudável e interação, acaba ficando mais propício a ter falhas na comunicação.

Ter uma boa comunicação possibilita que toda a equipe desenvolva relacionamentos interpessoais, aumentando a sintonia entre os departamentos e o trabalho em equipe. Todos esses fatores promovem um clima organizacional mais leve e agradável.

 

ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES

Quando os profissionais estão alinhados com as metas propostas, aumenta a identificação com a empresa. Dessa forma, os colaboradores ficam mais engajados com o trabalho, buscando sempre dar o melhor e cooperar para que as metas sejam alcançadas. 

 

PRODUTIVIDADE

Melhorando o clima organizacional, a empresa promove o aumento do engajamento dos colaboradores e, com isso, a produtividade de toda a equipe, pois todos começam a se dedicar mais para o crescimento da organização.

 

INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

Ter uma boa comunicação interna também auxilia na integração dos novos colaboradores da empresa. Os recém-contratados iniciam sua jornada conhecendo a cultura da organização, suas funções e todas as informações necessárias, sem falhas na comunicação.

 

IMAGEM DA EMPRESA

Por fim, a comunicação interna também traz melhorias para a imagem da empresa, tanto de forma interna quanto externa. Afinal, os colaboradores se sentem parte da organização e mais satisfeitos com o trabalho, passando a transmitir esse sentimento para as pessoas de fora, o que os torna embaixadores da marca empregadora.

Além disso, manter uma boa comunicação dentro da empresa também contribui para a construção de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS

Um dos principais desafios da comunicação interna nas empresas é conquistar a atenção dos colaboradores. A tecnologia, assim como traz diversos benefícios corporativos, também pode gerar distrações na rotina do profissional. Em meio a tantas informações, rotinas e e-mails, pode ser difícil fazer com que o colaborador se conecte com aquilo que acontece na organização.

Por isso, é extremamente importante investir em ferramentas de comunicação interna, buscando envolver cada vez mais os colaboradores e torná-los mais engajados e produtivos.

Além disso, alguns outros desafios podem estar  presentes nas empresas, como: 

  • Falta de recursos;
  • Dificuldade para engajar os colaboradores;
  • Falta de habilidade de comunicação dos líderes.
  •  

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERNA DA SUA EMPRESA?

Para melhorar a comunicação da empresa e desfrutar de todos esses benefícios, é necessário seguir alguns passos:

 

  1. ELIMINAR AS FALHAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Ter ruídos na comunicação dentro da empresa é um dos principais fatores que causam atrasos na realização de tarefas e perda de produtividade, podendo começar com uma pequena distração e acabar em um grande problema.

Por isso, é necessário criar mecanismos capazes de garantir que as informações sejam compartilhadas de forma correta e transparente, garantindo que a equipe entenda o conteúdo das mensagens transmitidas. Isso evita que especulações se espalhem e prejudiquem o clima organizacional.

Invista em uma boa comunicação, seja ela impressa ou virtual, lembrando os colaboradores das ações que estão se aproximando e ressaltando o que for relevante.

 

  1. ESTIMULAR O CUMPRIMENTO DAS METAS

Para que o colaborador engaje com as atividades da empresa e se torne mais produtivo, é necessário que ele se sinta mais valorizado pela organização. Enaltecer os funcionários é essencial para o sucesso das estratégias de comunicação interna.

Uma forma de estimular o cumprimento das metas é estabelecer um sistema de bonificação para aqueles que conseguirem aumentar seu rendimento. Para que essa estratégia funcione, é necessário que as normas criadas sejam claras para todos.

 

  1. CONHECER BEM SEUS COLABORADORES

Muitas vezes os colaboradores possuem uma visão deturpada de seus líderes, o que causa um distanciamento entre eles, impedindo a interação para trocar ideias e estratégias para seu negócio.

Por isso, é importante dar abertura aos profissionais e mostrar que todos devem trabalhar em conjunto para alcançar os melhores resultados.

Existem algumas estratégias de aproximação entre os líderes e os demais colaboradores, como a realização de reuniões mais informais, aproveitar momentos de pausas para criar conexão e circular pela companhia (buscando ser visto com mais frequência) e criar um relacionamento com os profissionais.

 

  1. INVESTIR NA COMUNICAÇÃO INTERNA

É necessário que os gestores deem uma atenção especial aos canais que possibilitam a interação com os colaboradores, assegurando que todas as informações serão distribuídas com fluidez. Neste caso, é válido pesquisar os melhores canais a serem utilizados e que se encaixam no perfil do negócio.

 

  1. FORTALECER A CULTURA ORGANIZACIONAL

O gestor deve desempenhar o papel de influenciador na empresa, garantindo que todos os colaboradores sejam capazes de interagir e tenham um bom relacionamento, mesmo com suas diferenças.

O primeiro passo é investir em estratégias que fortaleçam a cultura organizacional da empresa, que nada mais é do que o conjunto de crenças, hábitos, atitudes e valores. É ela que determina políticas, regras, procedimentos e os objetivos da companhia, onde uma empresa pode transmitir seus padrões de atuação e ideais de existência.

Ao manter uma cultura saudável, os colaboradores se engajam mais e mostram um trabalho em equipe mais eficiente, melhorando o desempenho da organização como um todo.

  1. DAR FEEDBACK

Cultivar a cultura do feedback na empresa é extremamente importante para fortalecer a comunicação interna, dessa forma, é possível analisar o desempenho dos colaboradores e conferir a eles a oportunidade de saber exatamente o que precisam melhorar.

Uma comunicação interna de sucesso exige que os colaboradores sintam-se livres para dar e receber feedbacks, o que leva a uma melhora em sua performance, além do desenvolvimento de competências.

 

ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

 

Além de colocar em prática as estratégias citadas, a sua comunicação interna ainda pode estar sujeita a alguns erros que podem ser evitados. Confira abaixo:

 

NÃO POSSUIR PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO DE DADOS

Categorias, arquivos padronizados e outras formas de organização são extremamente importantes para que as equipes que compõem a empresa possam acessar os mesmos dados.

É necessário evitar que cada um nomeie arquivos e pastas como quiser, por exemplo, pois dessa forma ninguém vai encontrar o que precisa com facilidade. 

As empresas devem buscar ter um padrão único e treinar sua equipe para usá-lo.

 

NÃO TER MÉTRICAS DE DESEMPENHO

Além de preparar o ambiente para uma melhor comunicação e troca de informações, também é necessário acompanhar os resultados, como:

  • Histórico de erros;
  • Economia de tempo gerada;
  • Quantidade de informação duplicada;

Sem indicadores de desempenho, não é possível ter parâmetros claros para avaliar os resultados.

Agora é a sua hora de não cometer erros na comunicação interna da sua organização. Lembre-se de colocar as dicas em prática para fazer com que seu time avance cada vez mais!

Confira agora quais são os 6 processos da gestão de pessoas. 

 

Sobre o autor

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais