6 estratégias criativas de recrutamento e seleção

6 estratégias criativas de recrutamento e seleção

Empresas em todo o mundo estão aproveitando a tecnologia e as redes sociais para investir no employer branding por meio de estratégias criativas de recrutamento e seleção. De acordo com um estudo da The Open University, 79% dos candidatos utilizam as mídias sociais em sua busca de emprego, sendo 86% jovens talentos.

Esses dados mostram que não há mais dúvidas de que atualmente todos estão gastando muito tempo online. É exatamente por isso que o RH tem aproveitado novas tendências de R&S para atrair candidatos em potencial.

Continue acompanhando a leitura e confira 6 estratégias criativas de recrutamento e seleção!

6 estratégias criativas para recrutamento e seleção

Profissionais de RH têm a consciência de que o recrutamento não é uma das tarefas mais fáceis do setor. São inúmeras etapas e processos, que se não forem efetuadas de forma estratégica, os negócios podem acabar sofrendo impactos negativos como: aumento do turnover, de custos etc.

Por isso, muitas empresas estão buscando formas inovadoras de seleção. Reunimos abaixo 6 estratégias criativas de recrutamento para te ajudar nos próximos processos de recrutamento e seleção da sua empresa:

1. Faça um vídeo de recrutamento

A primeira ideia de estratégia criativa é criar um vídeo de recrutamento para o site e para as redes sociais da sua empresa. 

Mas afinal, como fazer isso? É simples: mesmo que o orçamento da sua empresa não permita vídeos profissionais, você ainda pode atrair os melhores talentos utilizando apenas um smartphone. Muitos celulares atuais possuem câmeras muito boas! 

Durante o vídeo, demonstre uma visão humanizada e envolvente do ambiente de trabalho e de toda a equipe. A ideia aqui é atrair os talentos mostrando como pode ser bom trabalhar na organização.

2. Use a gamificação

A gamificação é a utilização de técnicas e conceitos dos jogos digitais em diferentes áreas, como negócios, saúde e vida social. Seu principal objetivo é desenvolver e engajar pessoas ao propor desafios que levam à conquista de recompensas.

Além de tornar o processo de seleção mais dinâmico e divertido, essa estratégia também permite criar situações semelhantes às exigidas pelo trabalho. É uma ótima oportunidade para que o candidato demonstre seus conhecimentos, além de mostrar se ele possui as competências necessárias para chegar aos resultados esperados no dia a dia de trabalho.

3. Faça happy hours de recrutamento

Já parou para pensar que os seus colaboradores podem ser a fonte dos seus futuros talentos?

De acordo com a Smashfly, 32% das novas contratações das empresas vêm de indicações de funcionários. E a qualidade desses candidatos excede a de outras fontes.

Uma estratégia criativa para que os colaboradores sejam inseridos no processo de recrutamento é organizar um happy hour de recrutamento. Aqui, os funcionários podem convidar seus amigos que são candidatos em potencial para conhecer os recrutadores em um ambiente mais descontraído.

Isso possibilita que o recrutador trace uma análise mais profunda do profissional. Afinal, é um ambiente de relacionamento mais aberto e próximo.

4. Procure interagir nas redes sociais

Junto com a criação de um conteúdo atrativo nas redes sociais, é importante construir relacionamento e interação com os potenciais candidatos. A ideia é criar seu próprio ‘Fan Site’ para dar aos candidatos uma visão da cultura da organização, dos colaboradores e de como é trabalhar na empresa.

Um exemplo disso é o da Intel, que convida os candidatos para fazer perguntas sobre o processo de recrutamento, equilíbrio entre vida e trabalho e até mesmo sobre coisas do dia a dia.

É essencial que os próprios recrutadores executem essa parte, respondendo pessoalmente a cada comentário ou pergunta.

5. Promova feiras de empregos virtuais

Em tempos de pandemia, muitas organizações tiveram que mudar sua forma de executar o recrutamento e seleção. Feiras de empregos virtuais foram realizadas e com isso foram descobertas várias vantagens oferecidas pelo mundo virtual.

A flexibilidade e a capacidade de alcançar candidatos fora da sua localização torna as feiras de empregos virtuais uma escolha atraente para alcançar diversos perfis e implementar algumas estratégias de recrutamento criativas. Aqui, é possível se conectar com candidatos em potencial de forma mais otimizada.

6. Utilize o Tik Tok para o employer branding

O TikTok é uma das plataformas de mídia social que mais cresce no mundo. De acordo com estatísticas do DataReportal, o número de usuários já chega a 800 milhões. E acredite, não é só de adolescentes!

O Washington Post recentemente criou o seu próprio canal TikTok para exibir vídeos bobos do dia a dia dos seus repórteres. O Walmart também construiu uma conta de sucesso destacando os membros de sua equipe e hospedando desafios com hashtags.

A facilidade de uso e acessibilidade do TikTok tornam essa plataforma um lugar ideal para compartilhar vídeos e mostrar o lado mais leve do trabalho. Além de ser uma das redes sociais de maior engajamento da atualidade.

Casos de empresas que foram criativas no recrutamento e seleção

Com tantas tarefas burocráticas que ocupam grande parte do tempo do RH, muitas empresas acabam deixando de se comunicar efetivamente com o seu público, utilizando estratégias pouco efetivas e que não atraem os melhores talentos. 

Algumas dessas estratégias são: recrutamento comum baseado em anúncios de vagas genéricos em sites de emprego, descrições de cargos pouco claras e que não conseguem atrair bons talentos e falta de compatibilidade dos inscritos com o perfil que realmente está sendo buscado pela empresa.

Em vez de utilizar esses padrões, é possível otimizar suas tarefas rotineiras e se dedicar na comunicação com seus talentos de forma mais profunda e assertiva. Aqui estão 6 exemplos de recrutamento criativo com ideias inovadoras para o seu negócio:

L’Oréal

O time de recrutamento da L’Oréal começou a introduzir o uso das redes sociais em sua rotina, explorando ao máximo o poder dessa ferramenta para a atração dos melhores talentos. Eles ficaram famosos com o slogan “Are you in” no Linkedin e “Are you #connected” em outras plataformas.

A equipe de recrutamento da marca atingiu cerca de 500 mil de seguidores em sua página de carreiras e tem como sua principal estratégia o recrutamento por redes sociais.

Ikea

Já abordamos aqui o poder que os próprios colaboradores podem ter na atração de talentos. Mas e os seus clientes? Será que eles também podem auxiliar neste processo?

A resposta é: sim! As melhores pessoas para se candidatar e divulgar uma vaga podem ser os próprios clientes, pois conhecem sua marca e já possuem um vínculo com ela.

A Ikea, ao perceber isso, criou um “Guia de como montar uma carreira” e passou a distribuir nas embalagens de seus produtos, buscando atrair seus clientes e possíveis talentos.

Ogilvy & Mather

A Ogilvy transformou o seu recrutamento em uma competição pelo “Melhor vendedor do mundo”. O prêmio para aquele que melhor vendesse um tijolo para a empresa foi uma viagem para Cannes e um contrato com uma das maiores agências de publicidade do mundo.

A intenção aqui é incentivar uma competição saudável e elevar o nível dos vendedores para que a empresa encontre os melhores talentos. Isso serve como motivação para o desenvolvimento de competências dos seus colaboradores e candidatos ao recrutamento.

Heineken

A técnica criativa de seleção que a Heineken utilizou foi submeter os candidatos a situações psicológicas extremas, como: suspeitas de incêndio ou uma emergência médica. A ideia aqui é testar o poder de reação, a inteligência emocional e a flexibilidade do candidato. Diferente, não é mesmo?

Microsoft

A Microsoft desenvolveu a “Rede de Talentos”, uma técnica de seleção que cria uma rede corporativa onde a empresa compartilha informações sobre sua cultura, visão, produtos e objetivos.

Dessa forma, ela consegue atrair aqueles que se identificam com os valores da empresa, gerando maior engajamento e possibilitando uma seleção mais assertiva.

Google Brasil

O Google desenvolveu o qDroid, que é um compilado de perguntas intencionais feitas ao candidato.

A ideia é analisar a forma com que a pessoa irá responder a cada pergunta, sendo levado em conta sua criatividade e inteligência, assim como seu comportamento reativo aos questionamentos feitos.

Os recrutadores do Google buscam um candidato que torne algo normal em uma questão espetacular. Essa é a forma deles de encontrar pessoas com um verdadeiro diferencial criativo.

O software JobConvo pode te ajudar

Os profissionais de RH lidam com muitos processos e todos eles são cruciais para a empresa. E se há algo que pode facilitar, organizar e gerar eficiência na execução dessas rotinas é a utilização de um software de RH.

Com o JobConvo, é possível diminuir o tempo gasto com o recrutamento e seleção. A ferramenta facilita e otimiza o trabalho. Por meio dela, também é possível fazer perguntas assertivas aos candidatos e melhorar os resultados nos processos seletivos.

Com o software tudo pode ser feito digitalmente e todos os documentos dos contratados ficam disponíveis no portal. Sem a burocracia comum, o sistema permite a criação de tarefas para diferentes contratações, podendo realizar assinaturas digitais de propostas de emprego, entre outros documentos.

Isso significa que os profissionais de RH passam a ter mais tempo e podem se dedicar no desenvolvimento de estratégias criativas de recrutamento e seleção.

Se você deseja experimentar na prática todas as vantagens de um software de recrutamento e seleção, clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais