Entenda os 6 processos da gestão de pessoas

Entenda os 6 processos da gestão de pessoas

Conhecer os processos da gestão de pessoas é extremamente importante para que o RH faça a implementação de cada um de forma assertiva, criando equipes mais eficientes, com a visão alinhada na busca por melhores resultados no negócio.

Afinal, não há dúvidas que gerir pessoas contribui para o sucesso das organizações. Isso deve ser feito agregando, integrando, recompensando, desenvolvendo, mantendo e monitorando os colaboradores. Vale lembrar que investir nos colaboradores é contribuir para o crescimento do capital humano da empresa, pois são eles que trazem o diferencial competitivo para a organização no mercado. Continue a leitura!

Por que investir na gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um processo feito pelo RH. Sua função é administrar os recursos humanos da empresa, fazendo com que aumentem os lucros dos negócios. O setor ganhou ainda mais força e importância quando as empresas perceberam a necessidade de gerir pessoas e garantir a satisfação de seus colaboradores, buscando entender as necessidades dos profissionais e encontrando os melhores processos para incorporar na empresa.

É importante saber que cada pessoa possui sua própria personalidade, experiência e visão. Por isso, é crucial desenvolver competências necessárias para lidar com a diversidade do time e alcançar melhores resultados.

Os benefícios da gestão de pessoas

Existem diversos benefícios quando se aplica uma gestão de pessoas bem estruturada, proporcionando melhor desempenho de toda a equipe. Confira abaixo quais são eles:

  • Planos de carreira;
  • Mudanças organizacionais;
  • Crescimento e sucesso da empresa;
  • Retenção e desenvolvimento de talentos;
  • Processos de contratação mais eficientes;
  • Engajamento e comprometimento da equipe;
  • Maior produtividade e qualidade dos processos;
  • Treinamento e desenvolvimento de competências;
  • Alinhamento de visão e expectativas da empresa e funcionários.

Conheça os 6 processos da gestão de pessoas

Entre os principais objetivos da gestão de pessoas, existe a implementação dos processos que alcançam o bem-estar e o engajamento do colaborador, buscando alinhar suas motivações e ambições profissionais às necessidades e metas da empresa.

Dessa forma, os colaboradores se tornarão membros empenhados e interessados em atingir objetivos individuais e coletivos, contribuindo de forma ainda mais efetiva para elevar o nível da marca no mercado e do seu serviço dentro da organização.

Por isso, é importante implementar processos de gestão de pessoas que realmente sejam estratégicos, contribuindo para que as ações do setor de recursos humanos sejam mais assertivas.

Estes processos são:

1. Agregar pessoas

Agregar é trazer novos profissionais para fazer parte da equipe para que eles contribuam com seus talentos e competências, elevando o nível da empresa com uma execução de tarefas mais qualificada.

Para isso, é necessário estruturar previamente o processo de recrutamento e seleção. O primeiro passo é fazer com que a organização trabalhe bem o employer branding, atraindo profissionais mais qualificados.

O recrutamento deve ser executado com base no conceito de funil, onde diversos candidatos entraram no topo, enquanto na ponta, só saem aqueles que possuem as competências exigidas e compatibilidade à cultura da empresa. A estratégia é atrair talentos para o time de funcionários que colaborem para o alcance das metas empresariais.

Por isso, o preenchimento das vagas deve ser feito com cuidado e atenção, identificando, atraindo e selecionando os profissionais mais adequados às exigências estabelecidas, com base em seu conhecimento e competências necessárias para executar sua função com melhor desempenho.

2. Aplicar pessoas

Após o recrutamento, é importante que haja integração entre o profissional, a cultura da organização e sua equipe de trabalho. Essa etapa serve para que o colaborador desempenhe seu ofício de forma otimizada, com segurança e qualidade.

Para isso, é necessário desenvolver e aplicar um processo de onboarding assertivo, desde os primeiros passos na empresa, como a entrega do código de conduta até visitas aos principais setores da organização.

Dentre os pontos primordiais deste processo, estão:

  • Visita aos setores e departamentos;
  • Apresentação do código de conduta;
  • Principais benefícios e remuneração;
  • Apresentação da história da empresa;
  • Integração com nova equipe de trabalho;
  • Compartilhamento da missão, visão e valores.

Além disso, no processo de aplicação de pessoas, são definidas e compartilhadas as atividades que os novos colaboradores realizarão na empresa, orientando e acompanhando seu desempenho e performance. Por isso, o gestor precisa analisar o comportamento dos profissionais selecionados, tanto tecnicamente quanto na área comportamental.

3. Recompensar pessoas

É primordial que os colaboradores sejam reconhecidos e recompensados por alcançar os objetivos e bater suas metas. Isso desenvolve maior senso de pertencimento, motivando e elevando seu desempenho na execução das tarefas, o que consequentemente gera aumento na produtividade e no comprometimento com os resultados.

Para um bom sistema de recompensas, além de oferecer boa remuneração e bons benefícios, é necessário considerar alguns pontos cruciais, como:

  • Definir estímulos atraentes aos funcionários;
  • Equilibrar recompensas materiais e não-materiais;
  • Recompensar com base na complexidade de cada tarefa;
  • Recompensar de acordo com a disponibilidade financeira da empresa.

Dessa forma, esse processo faz com que os colaboradores se sintam recompensados e realizados em suas funções. Além disso, estes programas de incentivo cooperam para a diminuição da taxa de rotatividade das empresas, trazendo estabilidade e reconhecimento, pois se torna lugar desejado no mercado para trabalhar. 

4. Desenvolver pessoas

Este processo da gestão de pessoas tem o objetivo de treinar e desenvolver os colaboradores e suas competências, possibilitando que resultados cada vez melhores sejam alcançados e que as metas sejam batidas.

Para um treinamento eficiente, é necessário uma avaliação prévia de desempenho dos profissionais, a fim de analisar os conhecimentos, competências e atitudes, buscando os pontos que devem ser aprimorados.

A partir dos resultados obtidos nessa etapa, é possível definir o treinamento ideal e sua forma de aplicação. Existem diversas possibilidades para a capacitação desses profissionais, como plataformas digitais, workshops, treinamentos presenciais, atividades em grupo etc.

Para escolher a melhor forma de executar a capacitação, é necessário levar em consideração algumas variáveis internas, como a disponibilidade de horário, orçamento disponível e o perfil de cada colaborador.

5. Manter pessoas

As empresas são prejudicadas quando há um percentual elevado de evasão de funcionários, sendo necessário arcar com as despesas de rescisão contratual,  além da perda de mão de obra qualificada e do acúmulo de tarefas aos demais funcionários, abrindo lacunas nos setores da organização.

Por isso, é essencial que o processo de gestão de pessoas tenha objetivos em relação à retenção de colaboradores. É preciso buscar a satisfação e bem-estar de cada profissional, desenvolvendo neles maior confiabilidade e fidelização à empresa.

Para isso, é preciso buscar os seguintes pontos:

  • Melhorar o diálogo interno;
  • Dar feedbacks continuamente;
  • Oferecer um plano de carreira;
  • Investir em benefícios complementares;
  • Motivar o relacionamento entre líderes e liderados;
  • Desenvolver um ambiente de trabalho confortável e produtivo.

6. Monitorar pessoas

Por fim, existe o processo de monitorar pessoas e acompanhar os resultados atingidos pelo RH. Para isso, é importante definir alguns indicadores-chave de desempenho.

Os indicadores KPIs (Key Performance Indicator), exercem a função de um termômetro que indica aquilo que está sendo realizado com excelência ou não.

Os indicadores mais utilizados são:

  • Nível de satisfação dos clientes;
  • Retorno sobre investimentos (ROI);
  • Nível de absenteísmo (assiduidade);
  • Nível de satisfação dos colaboradores;
  • Taxa de rotatividade de funcionários (turnover).

Para obter sucesso nesse processo, é necessário acompanhar os indicadores de forma contínua, utilizando os resultados obtidos para tomar decisões estratégicas dentro da organização, como: capacitar, promover ou demitir alguém. Isso tornará as decisões mais assertivas.

Cada um dos 6 processos tem o objetivo de manter os colaboradores satisfeitos e engajados, gerando uma equipe de alto desempenho, que cumpre com as exigências e colabora com o sucesso da organização. 

Como aplicar a gestão de pessoas em sua empresa?

Existem alguns passos importantes para ter sucesso na aplicação desses processos de gestão de pessoas, como:

Planejamento

O primeiro passo para obter uma gestão de pessoas assertiva é desenvolver um bom planejamento, buscando auxiliar gestores e líderes a oferecer bem-estar e motivação aos colaboradores. 

Ouvir os colaboradores

Outro passo fundamental é desenvolver o hábito de ouvir, dando a oportunidade dos colaboradores participarem mais, já que eles fazem parte dos processos organizacionais e os executam, podendo assim oferecer soluções eficazes para os problemas e desafios da empresa.

Transparência e boa comunicação

É crucial que a empresa desenvolva uma comunicação transparente e objetiva entre gestores e colaboradores, criando um melhor relacionamento interpessoal e um ambiente de trabalho mais leve para todos, o que irá trazer melhores resultados à empresa.

Uma boa estratégia é investir em reuniões e informativos, mantendo os profissionais a par dos principais acontecimentos da organização e das atividades exigidas. Assim, eles se sentem mais seguros e inseridos no ambiente organizacional.

Alinhamento de profissionais e a cultura da empresa

É necessário que os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa. Para isso, o RH precisa desenvolver profissionais que buscam caminhar na mesma visão da organização.

Cultivar esse alinhamento é crucial tanto para a manutenção das equipes quanto para o processo de recrutamento e seleção de novos candidatos.

Satisfação com a empresa

Outro passo importante para o processo de gestão de pessoas é desenvolver uma estratégia para a atração de talentos, elevando o nível de satisfação dos colaboradores, mostrando que a empresa é um bom lugar para trabalhar e desenvolver carreiras.

A melhor forma de se destacar e atrair a atenção dos profissionais é ter salários compatíveis, bônus, benefícios, programas de desenvolvimento de carreiras e capacitação de talentos, permitindo e motivando o crescimento de todos. Tudo isso agrega valor à marca e a torna mais atraente aos profissionais qualificados.

Dar feedbacks de forma constante

A falta de comunicação nas empresas é um dos maiores causadores de insatisfação dos colaboradores, que acabam se sentindo desorientados por não terem o feedback de suas ações e conquistas. Por isso, é necessário que a gestão de pessoas tenha o feedback como uma cultura na empresa, contribuindo para a avaliação, motivação e desenvolvimento do colaborador. 

Gostou deste artigo? Para aprender mais sobre gestão de pessoas, clique aqui e leia o guia completo da JobConvo!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais