7 Características que todo líder de RH deve possuir

7 Características que todo líder de RH deve possuir

O setor de RH tem ganhado cada vez mais proeminência no universo corporativo, onde processos, métodos e tecnologias têm sido desenvolvidos com o objetivo de torná-lo mais estratégico e competitivo.

Por isso, a liderança de RH precisou evoluir. Um líder deve possuir um conjunto de competências, tanto técnicas quanto comportamentais, para que seus resultados sejam potencializados.

Confira agora 7 características que todo líder de RH deve possuir!

O que é ser um líder?

O líder é um profissional que possui características bem particulares, como a responsabilidade de motivar sua equipe, fazer parte ativamente dela, inspirar com seu exemplo e valorizar as competências de cada profissional. O líder não tem seu foco apenas nos resultados, mas em todo o caminho que deve ser percorrido para chegar lá.

Alguns dos profissionais possuem vocação para o cargo e são líderes natos. Porém, existem aqueles que precisam ser capacitados para exercer tal função. O importante é que todos tenham iniciativa, capacidade de comunicação e estar sempre à disposição da equipe.

Tipos de liderança 

Existem três tipos de líderes: autoritário, participativo e delegativo. Para se tornar um um bom líder, é essencial conhecer os perfis de liderança que existem. Isso ajuda a visualizar qual é o seu perfil e como reduzir os erros cometidos, melhorando assim a sua gestão.

Autoritário

  • Aquele que detém praticamente todo o poder de decisão;
  • Disponibiliza as expectativas claras sobre quando, onde e como tudo deve ser feito;
  • Centraliza as orientações de forma individual, diminuindo a participação dos outros membros da equipe.

Participativo

  • Liderança democrática;
  • Orienta sua equipe, mas também participa das atividades;
  • Permite que todos os membros da equipe contribuam com sugestões e feedbacks sobre as decisões;
  • Apesar da participação de todos, a palavra final ainda é do líder.

Delegativo

  • Liderança liberal;
  • Oferece pequena orientação, dando mais autonomia para a execução de ações e projetos para os membros da equipe.

7 Características que todo líder de RH deve possuir

Para ser um líder de gestão de pessoas de sucesso, é necessário ter algumas características essenciais, que farão total diferença nos processos do setor.

1. Inteligência emocional

Além de gerir processos e tecnologias, o profissional de RH precisa lidar diretamente com pessoas. Nesse setor, algumas tarefas podem ser difíceis e causar altos níveis de estresse. 

Por isso, é necessário que o líder desenvolva uma boa inteligência emocional para manter o controle das situações e de suas próprias tomadas de decisão, garantindo bons resultados.

Além disso, o líder tem a capacidade de conhecer e liderar bem a si mesmo, mantendo a estabilidade emocional em momentos desafiadores, assim como reconhecer e analisar as emoções de outras pessoas.

A inteligência emocional possui cinco pilares:

  • empatia;
  • autorregulação;
  • motivação própria;
  • autoconhecimento;
  • habilidades sociais.

2. Visão sistêmica

O RH se tornou um setor estratégico dentro da empresa, responsável por trabalhar a cultura organizacional, atrair profissionais competentes e formar equipes efetivas, além de desenvolver líderes. Por isso, é extremamente importante para qualquer líder desenvolver uma visão sistêmica.

Essa competência capacita o profissional a ver como as coisas se conectam para chegar ao resultado esperado. Para desenvolvê-la, é necessário pensar estrategicamente e analisar como as coisas acontecem, o que pode influenciar e como as pequenas mudanças podem afetar todo o sistema. Dessa forma, ao longo do tempo, a visão sistêmica vai sendo aguçada.

3. Capacidade de análise de dados

Ao longo do período de trabalho, o líder de RH precisa tomar diversas decisões importantes, como quem contratar ou demitir, qual treinamento aplicar e como posicionar a marca empregadora da empresa. Para fazer escolhas assertivas, com sabedoria, é preciso desenvolver a capacidade de analisar dados.

A análise de dados depende da coleta das informações necessárias, da organização e da avaliação efetiva do que foi obtido. Para facilitar esse processo, existem tecnologias de automação, como softwares de recrutamento inteligente, que torna o trabalho muito mais fácil e dinâmico.

O objetivo de obter relatórios completos e analisar dados consolidados, é extrair insights, identificar padrões e gargalos que precisam de correção. Dessa forma, há mais segurança na tomada de decisões sobre o setor.

4. Comunicação interpessoal avançada

É essencial para um líder de RH desenvolver a capacidade de comunicação interpessoal. O profissional de gestão de pessoas precisa, ao longo de seu expediente, conversar com profissionais de diferentes níveis e áreas, o que exige proficiência e habilidade de interpretação.

O gestor de RH normalmente faz a mediação de negociações, introduz palestras, promove reuniões para dar feedbacks e reuniões de equipe. Por isso, é necessário que esse profissional tenha uma boa comunicação, o que pode determinar os resultados finais.

Para desenvolver essa competência, é necessário sempre buscar falar com clareza e no nível do receptor da mensagem, além de saber ouvir as pessoas e entender o que elas realmente têm a dizer.

5. Lidar com a tecnologia

Atualmente, diversos processos de RH são feitos de forma digital, como a busca por profissionais qualificados e alinhados à cultura organizacional (o chamado fit cultural). Tudo isso é feito através de entrevistas online e dinâmicas digitais. Por isso, é necessário saber lidar com a tecnologia e buscar se aprofundar cada vez mais nesse universo que tem feito parte do mercado corporativo.

Essa característica gera no líder a capacidade de aprender, desaprender e reaprender. É necessário que o líder busque manusear softwares e sistemas novos, que trarão maior rapidez e assertividade aos processos.

Com a tecnologia em constante evolução, é essencial que o líder se mantenha atualizado e busque sempre dominar as ferramentas, tendo elas como suas aliadas.

6. Proatividade

O líder de RH deve ser proativo para solucionar problemas de várias áreas, com diferentes profissionais e em momentos diversos. Além de muitas vezes ter que fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, sempre com disposição e efetividade.

Por isso, a proatividade é crucial para quem quer se destacar como líder de RH. Ela pode ser desenvolvida naturalmente através da experiência e disposição do colaborador, o que torna mais fácil lidar com vários desafios ao mesmo tempo, entregar soluções satisfatórias e gerir pessoas. Dessa forma, toda a empresa é beneficiada.

7. Resiliência

Um líder resiliente é capaz de aprender, crescer, amadurecer e enfrentar as adversidades, dificuldades e conflitos que podem surgir ao longo de sua jornada profissional. Assim, saber se adaptar e estar aberto a mudanças que levarão a ter melhores resultados, é importante.

Por isso, o líder que possui a facilidade de se adaptar às mudanças e as diferenças também pode se destacar como um profissional.

Os principais desafios da gestão de pessoas

A gestão de pessoas tem uma função estratégica dentro da organização, como o processo de recrutamento e seleção. Uma contratação assertiva facilita o trabalho das lideranças e eleva o nível de produtividade da empresa.

Para formar bons líderes e auxiliar no desenvolvimento de equipes qualificadas, o RH precisa monitorar o desempenho global e trabalhar mantendo o foco nas pessoas todos os dias. Dessa forma, o profissional fica responsável por realizar pesquisas de clima organizacional e identificar problemas, seja técnico ou comportamental.

Por isso, é extremamente importante que haja uma aproximação entre liderança e liderados, facilitando a interação e promovendo o desenvolvimento individual, o que gera maior confiança da equipe em seu líder.

Para mais conteúdos como esse, clique aqui e acesse o blog da JobConvo.

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais