7 dicas para manter a sanidade e otimizar a produtividade

7 dicas para manter a sanidade e otimizar a produtividade

O mundo tem passado por constantes transformações. Com a pandemia da Covid-19,  alguns profissionais precisaram continuar trabalhando para não interferir no fluxo. Em consequência disso, empresas precisaram investir em novas estratégias, como o trabalho remoto, que tem ganhado força desde 2020. 

Porém, essa forma de trabalho trouxe alguns desafios para os colaboradores, que precisaram adaptar suas vidas a essa nova realidade. Formas de manter a sanidade e otimizar a produtividade em um novo ambiente de trabalho nunca foram tão buscadas como nos últimos tempos. 

Como manter a sanidade e otimizar a produtividade?

Uma das coisas mais importantes para a carreira de qualquer profissional é ser produtivo, o que pode se tornar um desafio para aqueles que trabalham de forma remota, sem uma supervisão direta e diária. Por isso, é necessário ter alguns cuidados para manter o foco e conseguir desempenhar suas tarefas de forma efetiva.

1. Cuide da alimentação

O primeiro passo é cuidar da alimentação, fazer uma dieta com alimentos de qualidade (ricos em vitaminas e proteínas) pode fortalecer a mente e alavancar sua criatividade.

Por isso, busque consumir proteínas de alta qualidade, carboidratos variados e os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo. Esses alimentos irão estimular a criatividade, melhorando a memória, cognição e o bem-estar, te mantendo ativo durante o trabalho.

2. Pratique exercícios

Praticar exercícios é extremamente importante para aliviar o estresse e trazer bem-estar, fazendo com que a mente esqueça um pouco as preocupações do dia a dia.

Fazer um treinamento durante a manhã melhora a conexão do cérebro e do corpo, aumentando a força e a capacidade aeróbica.

Para isso, desenvolva um estilo de vida saudável. Afinal, cuidar do seu corpo é cuidar da sua mente também. Aposte em sessões intensas seguidas de curtos períodos de descanso, aumentando a força e a capacidade de trabalho.

3. Exercite a gratidão

Além das atividades físicas, é necessário praticar a gratidão. Pode não parecer, mas esse sentimento também gera produtividade no trabalho, pois leva a uma mentalidade positiva e de sucesso.

4. Faça um planejamento

É importante conferir as atividades e programar uma lista de tarefas para o dia seguinte. Dessa forma, é possível otimizar as demandas da sua rotina, evitando surpresas e possíveis atrasos. Ter uma rotina organizada te ajuda a realizar as tarefas com calma e ter maior produtividade, o que irá fazer você aproveitar melhor o seu tempo.

5. Descanse e se recupere

Em muitos casos, o trabalho remoto acaba se tornando menos regrado, o que leva os profissionais a trabalharem mais tempo para cumprir suas demandas. Por isso, é necessário criar um horário onde você possa estar totalmente focado, evitando que o trabalho prejudique o seu descanso.

Para desenvolver um horário efetivo, é necessário levar em conta o tempo de descanso e recuperação, pontos essenciais para o bom funcionamento do cérebro e do corpo. Além disso, ter uma boa qualidade do sono garante benefícios neurológicos, colaborando com a criatividade e a produtividade.

6. Priorize as tarefas mais importantes

Busque priorizar as demandas mais importantes, realizando as tarefas que são a base da conclusão do seu trabalho. Para isso,  é necessário revisar todas as tarefas analisando se elas não dependem de outras para serem efetuadas, garantindo que todo o trabalho seja realizado sem interrupções.

7. Faça uma coisa de cada vez

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo não é sinal de produtividade, muito pelo contrário, não focar em apenas uma tarefa pode fazer com que o trabalho se torne baseado em quantidade e não em qualidade.

Além disso, realizar mais de uma tarefa simultaneamente pode acarretar em diversos erros, fazendo com que o trabalho precise ser refeito.

Como manter a produtividade no home office?

Ser produtivo e manter a sanidade no trabalho é um grande desafio, principalmente no home office. Para facilitar a adaptação à nova rotina e conseguir manter uma rotina saudável e efetiva, é necessário tomar algumas medidas voltadas para este modelo de trabalho:

Crie o ambiente ideal de trabalho

O primeiro passo é criar um ambiente ideal para trabalhar, em que você consiga se organizar com produtividade. Para isso, é necessário que o seu ambiente de trabalho seja livre de distrações e possíveis problemas do dia a dia que podem impedir sua produção.

Uma alternativa, caso seja impossível organizar um local de trabalho dentro de casa, é procurar um coworking, local preparado para profissionais trabalharem e aumentarem sua produtividade. Além de ser um ótimo investimento para aumentar sua produtividade, o local pode proporcionar diversos outros benefícios, como gerar networking, onde é possível realizar negócios e desenvolver parcerias.

Evite procrastinar

É importante fazer uma coisa de cada vez. Porém, é necessário evitar adiar suas tarefas. Por isso, busque rever seu planejamento, pois esse é um sinal claro de que sua produtividade está sendo prejudicada. A procrastinação é um dos maiores desafios do profissional que trabalha no formato home office, especialmente para aqueles que não possuem um horário fixo.

Não use pijamas

Antes de começar a trabalhar, é importante tirar os pijamas, jogando fora a preguiça e estabelecendo hábitos normais de trabalho.

Para isso, vista-se como faria em um trabalho presencial. Dessa forma, você estará evitando a procrastinação. Por isso, se arrume como se estivesse saindo de casa, estimulando seu cérebro a funcionar de forma mais enérgica.

Afaste-se das distrações

É essencial que o local de trabalho não possua muitas distrações. Evite a televisão e o uso excessivo do smartphone, que podem acabar sendo prejudiciais à sua produtividade.

Perder a concentração pode ser muito fácil para alguns profissionais, principalmente para aqueles que trabalham na modalidade remota. Para isso, crie bons hábitos que te distanciam das distrações, com práticas de concentração como a do Pomodoro, onde é necessário alternar 25 minutos de trabalho com 5 minutos de descanso.

Faça pausas

Fazer pausas que lhe permitem desconectar um pouco da rotina e andar um pouco ao ar livre, enquanto respira fundo, descansa os olhos e esvazia a mente dos problemas, é essencial para que o profissional alcance melhores resultados no trabalho, realizando as demandas com maior produtividade.

Por isso, busque fazer uma caminhada, mesmo que seja dentro de casa. Se possível, vá até a varanda, janela ou quintal e volte a ativa com ainda mais motivação e entusiasmo.

Dica extra para líderes

Os líderes precisam manter a concentração da equipe, mostrando a necessidade de focar nas coisas importantes e definindo expectativas claras em todas as situações.

Além disso, é importante manter uma boa comunicação com sua equipe, respondendo de forma rápida às solicitações de ajuda dos colaboradores, eliminando a sensação de atraso, que muitos profissionais remotos sentem em relação à comunicação.

Seja paciente, nem todos os profissionais possuem adaptação tão rápida ao trabalho remoto. Além disso, existem diversas formas de trabalhar a distância, bem como uma grande variedade de programas e softwares, o que pode demandar tempo para que o colaborador entenda todas as funções e aprenda as novas ferramentas.

É necessário ajudá-los a solucionar problemas e tirar dúvidas, procurando formas de facilitar a produtividade.

Por fim, tenha empatia. Para alguns profissionais, o trabalho remoto os leva a executar mais horas de trabalho do que presencialmente.

Muitos ainda buscam saber como ser produtivos enquanto lidam com seus conflitos pessoais e rotineiros. Portanto, permita que eles trabalhem de forma alinhada às suas situações pessoais, aplicando as metas da empresa de forma flexível, onde o profissional pode conciliar suas próprias demandas com as da empresa.

Para mais conteúdos como esse, clique aqui e acesse o blog da JobConvo!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais