Propaganda

7 passos para um recrutamento inclusivo e a promoção da diversidade

7 passos para um recrutamento inclusivo e a promoção da diversidade
Propaganda

Hoje em dia, as empresas mais bem vistas pela sociedade são aquelas que promovem o bem-estar dos seus colaboradores e estimulam a diversidade de talentos e inclusão. Por isso, o recrutamento inclusivo e a promoção da diversidade são pautas cada vez mais estudadas pelo RH.

Essa mudança é boa para a sociedade e para o próprio negócio, pois pesquisas mostram que empresas que investem na diversidade de talentos apresentam mais chances de prosperar financeiramente.   

Para que cada vez mais pessoas dos mais diferentes tipos, estilos, idades, raças, culturas, gêneros e idades façam parte de uma mesma organização, é preciso que o RH realize um recrutamento imparcial e inclusivo na busca do melhor candidato para o cargo. 

Continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre recrutamento inclusivo!

A diversidade no ambiente de trabalho

Antes de entrarmos no quesito recrutamento inclusivo, precisamos entender o que representa a diversidade no ambiente corporativo.  A diversidade dentro de uma empresa se baseia na crença de que pessoas diferentes contribuem para experiências diferentes. 

Isso se refere não apenas a empregar pessoas negras ou a grupos  LGBTQIA+, mas também mulheres, pessoas de culturas diferentes, com deficiências (PcD), idades diferenciadas etc. 

Entre as contratações na diversidade dentro das empresas, podemos citar: 

  • Mulheres e negros em cargos de liderança;
  • Pessoas de culturas diferentes (que podem inclusive auxiliar na inovação do seu produto ou negócio);
  • Profissionais de gerações diferentes que podem trocar experiências.

Os benefícios da promoção da diversidade na empresa

Ao investir na diversidade no ambiente de trabalho, a empresa atinge diversos benefícios, como: 

  • Alcance de melhores resultados em um ambiente mais cooperativo;
  • Redução de conflitos em virtude da cultura organizacional, que privilegia o respeito e a tolerância entre os colaboradores;
  • Senso de pertencimento do colaborador que se sente acolhido pelos colegas e pela empresa, o que reduz a taxa de turnover;
  • Maior criatividade, pois os colaboradores se sentem mais à vontade para expor suas ideias;
  • Melhora a imagem da empresa ao cumprir o seu papel social de respeitar as diferenças. 

Ao trabalhar a diversidade nas empresas, o departamento de RH começa a contribuir com uma mudança significativa nos negócios e na sociedade, refletindo o respeito às diferenças e o combate ao preconceito.  

Como a Inteligência Artificial auxilia o recrutamento inclusivo?

Uma das grandes pautas abordadas por estudos é se os processos seletivos feitos por Inteligência Artificial conseguem ser imparciais na escolha dos melhores candidatos. Será que é válido uma máquina realizar o trabalho de um gestor de RH?

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação cujo sistema simula o raciocínio humano, buscando tomar decisões e resolver problemas de forma mais ágil e assertiva. 

Essa inteligência está presente no RH dentro dos softwares de recrutamento e seleção. Eles encontram padrões de comportamento específicos dos candidatos e suas qualificações, indicando treinamentos e outras ações necessárias. 

É importante fazer com que nessa busca por candidatos, o sistema não reproduza estereótipos e experiências preconceituosas através de seus algoritmos, o que pode ser feito também com a ajuda de programadores e linguagem inclusiva. 

Uma coisa é certa, a Inteligência Artificial aplicada ao processo de recrutamento das empresas traz inúmeras vantagens: 

  • Reduz o tempo gasto para descrever as funções;
  • Consegue encontrar melhores currículos por meio dos algoritmos; 
  • Promove a automatização de triagens de candidatos e entrevistas.

Clique aqui e conheça os benefícios da plataforma de recrutamento e seleção com Inteligência Artificial da JobConvo!

A McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, defende que a IA pode ser influenciada pelos estereótipos tradicionais, mas também pode reduzir o preconceito ao automatizar decisões importantes para a empresa. 

A Amazon, por exemplo, descobriu que entre 2014 e 2015, o algoritmo usado para  automatizar seu processo de recrutamento privilegiava os homens em detrimento das mulheres nos processos de recrutamento. 

Talvez ainda haja um longo caminho a percorrer para que o recrutamento inclusivo possa ser automatizado. Cada vez que se escolhe um candidato em detrimento de outro, os profissionais de RH devem se questionar o porquê de tal escolha ser a certa e verificar realmente se esse recrutamento é inclusivo ou não. 

Como fazer um recrutamento inclusivo? Conheça 7 estratégias simples 

Confira agora 7 estratégias para um recrutamento inclusivo:

1. Faça descrições de trabalho inclusivas

Ao fazer uma descrição de uma vaga, para que o recrutamento seja inclusivo, o seu anúncio também precisa ser entendido por pessoas que sejam fora do perfil padrão estereótipo da empresa.

2. Divulgue sua vaga em diferentes locais 

A empresa precisa diversificar os locais de inserção do anúncio e analisar quais os diferentes grupos que podem se inscrever para aumentar a diversidade. 

3. Faça um processo de inscrição inclusivo 

Ao formular o processo de inscrição, pense se será acessível e fácil para candidatos diferentes se inscreverem. Verifique também se sua empresa está deixando claro que ela segue uma política de diversidade para um recrutamento inclusivo.  

4. Avalie sem preconceitos 

Procure ser claro ao decidir os critérios pelos quais se está avaliando o candidato. Os currículos precisam ser avaliados sem nenhuma informação pessoal, a fim de remover qualquer tipo de preconceito com o candidato. O ideal é analisar somente as habilidades e a experiência.

6. Prepare-se para oferecer uma entrevista inclusiva

Antes de realizar a entrevista, procure analisar todos os candidatos e as informações que serão necessárias. Verifique antes como você pontuou as respostas dos candidatos, se haverá perguntas extras, se pode haver influência do preconceito inconsciente etc. 

7. Defina o tom certo da entrevista

É preciso definir o tom certo da entrevista ao ter candidatos com perfis diversificados.  Ao fazer as perguntas necessárias, concentre-se apenas na motivação e qualificação do candidato. Portanto, esqueça seus julgamentos e preconceitos inconscientes. 

A atenção necessária com o preconceito inconsciente nas empresas

Antes de pensar em aplicar um recrutamento inclusivo, as empresas precisam trabalhar formas de eliminar o preconceito inconsciente. Mas afinal, você sabe o que significa isso? 

O preconceito inconsciente é uma prática construída com base em valores e crenças de uma sociedade que muitas vezes não são intencionais, mas são baseados em preconceitos e estereótipos enraizados em nosso inconsciente. 

Dentro das empresas, esse tipo de preconceito acaba dificultando o avanço de determinados perfis para conseguir cargos melhores, como por exemplo de gestor ou CEO.

Quantos negros, por exemplo, vemos hoje como CEO de empresas? 

Esses vieses não são intencionais e são chamados de ponto cego ou blind spot. Os recrutadores tendem a preferir para o cargo candidatos que pertencem ao mesmo grupo que eles, deixando de lado pessoas e grupos considerados diferentes. 

É o viés de afinidade, que mais impacta as corporações na hora das contratações.  Essa afinidade pode estar representada em outras características, como gênero, etnia, nacionalidade e outros fatores que acabam por influenciar na decisão do recrutador. 

O perigo é que muitas vezes esse comportamento é perpetuado. Então, se há poucas mulheres ou negros como CEO´s, como fazer com que um CEO contrate uma pessoa desse perfil? 

Uma das maiores especialistas no tema, Mahzarin Banaji defende que o primeiro passo para  eliminar esse tipo de preconceito dentro das empresas é debater sobre o tema.

Dicas finais para a promoção da diversidade dentro da empresa

Depois de contratar pessoas de diferentes perfis, é preciso manter um ambiente de  respeito à diversidade. Isso precisa estar presente na cultura organizacional. A seguir, abordaremos algumas dicas rápidas de como comunicar essa diversidade dentro da sua organização: 

Promova debates e palestras

Sua equipe precisa sentir que pode discutir e debater sobre diversidade e pontos de vista diferentes. Afinal, eles foram contratados por uma empresa que propaga a mensagem de respeito às diferenças. Lembre-se que, mais do que propagar, isso precisa ser demonstrado com ações.

Faça eles se sentirem importantes

Estudos comprovam que as empresas que tratam e enxergam seus colaboradores como únicos, atraem mais bem-estar para o local de trabalho. Consequentemente, a produtividade aumenta.

Desenvolva mentorias 

Promova um líder que estimule a participação coletiva, ajudando os colaboradores a entenderem a importância da diversidade no local de trabalho.  

Uma dica é realizar mentorias para ajudar na capacitação e construção de uma consciência que valorize a diversidade e a inclusão. 

Dê ouvidos aos colaboradores

Ao possuir uma equipe diferenciada, com padrões e percepções diferentes, as empresas conseguem encontrar soluções criativas para resolver os seus problemas. 

Essa percepção foi constatada em uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, que descobriu que os escritórios que favoreciam a diversidade cognitiva conseguiam encontrar soluções mais criativas e produtivas. 

Se a sua organização entende que a diversidade traz criatividade, você encontrará muito menos resistência às suas estratégias.

Chegamos ao fim deste artigo! Ao trabalhar com uma equipe diversificada, as pessoas trabalham mais felizes colaborando umas com as outras. E além disso, a empresa consegue ter mais lucratividade. É o que mostra estudos da McKinsey and Company: Organizações que promovem a diversidade superam em crescimento empresas menos inclusivas. 

Deseja promover a diversidade no seu negócio e ter um recrutamento mais inclusivo? Você pode começar utilizando um software de R&S com inteligência artificial. Clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA do software JobConvo!

 

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais