8 dicas para melhorar o seu trabalho e ser mais reconhecido

8 dicas para melhorar o seu trabalho e ser mais reconhecido

Trabalhar em equipe é uma das competências mais procuradas no mercado de trabalho. Colaboradores que possuem essa capacidade se destacam e ajudam a empresa a construir um ambiente profissional mais saudável e efetivo.

Por isso, é necessário que as empresas desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe em seus profissionais, fazendo com que o grupo trabalhe em sincronia e busque alcançar os resultados mais rápido do que no trabalho individual.

Além disso, um ambiente saudável permite que o conhecimento dos colaboradores seja ampliado por meio da troca de informações, valores e experiências entre os colegas.

O desafio do trabalho em equipe

Em um ambiente corporativo, existem diversos profissionais com opiniões variadas. Essas diferenças podem gerar conflitos se não forem bem administradas. Alguns perfis de profissionais também podem ser mais difíceis de lidar, tornando o clima organizacional mais difícil de gerir.

Por isso, existem algumas dicas que ajudam o trabalho em grupo, como estar aberto a novas ideias, respeitar as diferenças e saber compartilhar suas experiências.

Portanto, aprender a trabalhar em equipe é essencial para o mercado de trabalho, pois cria relações de integração, união e cooperação entre os colaboradores, além de desenvolver um trabalho mais efetivo para o bom funcionamento da organização.

É importante que as equipes aprendam a compartilhar valores e experiências, ampliando conhecimento de todos os membros e tornando o ambiente de trabalho em um espaço de cooperação e crescimento.

Mas, antes de aplicar as dicas para melhorar o trabalho em equipe, é importante conhecer os perfis de profissionais mais comuns nas empresas, que podem trazer dificuldade para o bom funcionamento do ambiente corporativo. Assim, você saberá a melhor forma de lidar com cada um deles. São eles:

O puxa saco

Normalmente, são pessoas sem pudor e que buscam crescer na empresa através de manipulação e do relacionamento de barganha construído com seus superiores. A melhor forma de lidar com esse perfil de profissional é não entrar no seu jogo. Antes, busque fazer a sua parte e realizar o seu trabalho da melhor forma, mostrando a diferença por meio de resultados, pois, na maioria das vezes, o puxa saco é um colaborador incapaz, que quando cobrado realmente, não dá resultados.

Plagiador

Os plagiadores ou “Ladrões de ideias”,  são pessoas carismáticas que buscam se aproximar de seus colegas para saber de suas ideias para usá-las primeiro. Por isso, busque se preservar, analisando os reais interesses de seus colegas, se buscam uma troca de experiências ou apenas descobrir suas estratégias. Além disso, registre seus projetos, dessa forma, quando acontecer algum tipo de plágio, você terá tudo documentado, demonstrando o real conhecimento sobre aquilo.

“Palestrinha”

Perfil de pessoas que não respeitam a experiência e o conhecimento de seus colegas de equipe, julgando os outros colaboradores, tanto em aspectos profissionais quanto pessoais.  Além disso, normalmente são pessoas dona da verdade e inseguras, que buscam se auto-afirmar através da “palestrinha”. Neste caso, o melhor a se fazer é ignorar essas situações.

Competitivo

Profissionais que estão a todo momento tentando superar os outros. Normalmente são pessoas inseguras que precisam conquistar coisas para se auto-afirmar. De forma agressiva, tentam contar vantagem, não respeitando ou outros. A melhor forma de lidar com esse perfil de profissional é não se perder de você, seguindo seus objetivos e metas, sem se importar com o ambiente competitivo que pode estar sendo gerado ao seu redor.

Dicas para melhorar o seu trabalho em equipe e ser mais reconhecido

Existem 8 dicas que irão te ajudar a desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe e superar os desafios corporativos:

1. Seja paciente

É extremamente importante manter a tranquilidade, não buscando imprimir seu ritmo em outras pessoas, respeitando a velocidade de execução e de compreensão dos seus colegas. No caso da liderança, é necessário auxiliar aqueles que às vezes ficam para trás, utilizando as diferenças dos profissionais para o desenvolvimento da equipe.

2. Saiba escutar

Nem sempre suas ideias serão aplicadas e suas estratégias escolhidas. Por isso, é importante saber ouvir a opinião dos outros colegas, podendo descobrir ideias melhores ou complementares às suas. Além disso, evite conflitos. Antes, busque falar diretamente com a pessoa, resolvendo qualquer tipo de desentendimento para evitar que o problema aumente e que haja qualquer julgamento.

3. Tenha respeito

Nunca julgue seu colega de equipe por seu modo de falar, pela sua cor ou religião. Isto fará com que sua imagem não seja bem vista. Quando pensar em falar algo sobre ele, pergunte-se se isso afeta de alguma forma o trabalho de vocês.

Respeitar as diferenças é fundamental. E aqui, falamos de todas elas, diferenças físicas, de origem, de classe, raça, orientação sexual, trajetórias, filosofias, crenças, etc. Uma equipe diversa é um ótimo terreno para a criatividade, já que, quando colocamos pontos de vista diferentes para dialogarem e pensarem juntos sobre o mesmo assunto, é bem possível que novas soluções sejam apresentadas.

Por isso, conheça seus colegas, entenda como eles pensam e trabalham a respeito de determinados assuntos e permita-se aprender e experimentar com eles outras possibilidades.

Além disso, nunca interrompa uma pessoa. Saiba respeitar a opinião dos seus colegas e ouça o ponto de vista do outro.

4. Cumpra seus compromissos

Busque respeitar os prazos para a entrega de suas atividades, principalmente quando a execução está ligada às de outra pessoa. Busque sempre se comunicar de forma transparente e se prometeu, cumpra.

5. Seja companheiro

É essencial para o bom funcionamento da empresa que os colegas de equipe se tornem verdadeiros aliados, melhorando o fluxo de trabalho e o clima organizacional. Por isso, seja companheiro e busque estar junto de seus colegas para ajudá-los e desenvolver um apoio mútuo na empresa.

6. Esteja aberto para novas ideias

Para um bom trabalho em equipe, é importante estar aberto a novas ideias. Esse é um passo essencial para alcançar melhores resultados e desenvolver novos aprendizados e experiências.

7. Esteja sempre presente

Busque estar presente nos projetos da empresa, sempre participando, se empenhando e mostrando interesse nas atividades e objetivos da organização. Além disso, é importante se mostrar sempre ativo para se destacar e servir como exemplo para incentivar a equipe a se desenvolver junta. Evite deixar para os outros as suas tarefas!

Para aplicar essa dica de forma assertiva, é essencial trabalhar de forma colaborativa, evitando o individualismo, compartilhando ideias e contribuindo com o crescimento dos outros enquanto eles contribuem com o seu.

Além disso, demonstre interesse e comprometimento com os outros colaboradores, sendo resiliente, respeitando os prazos e escutando os outros também. Essas são competências fundamentais e que rendem melhores resultados para o desenvolvimento das equipes.

8. Dê feedbacks construtivos

Por fim, é importante incentivar os feedbacks construtivos entre a equipe para o desenvolvimento de um ambiente profissional saudável. Por isso, trabalhe a capacidade de dar boas críticas, sabendo expressar da forma certa o seu ponto de vista e evitando ofender ou desvalorizar as ideias dos colegas.

Lembre de trabalhar no campo das ideias e não no pessoal!

Uma equipe aberta a receber feedbacks tem maior chance de crescer e desenvolver qualquer projeto de forma mais rápida e eficiente, possibilitando que os colaboradores revejam sua forma de trabalhar e evoluindo sempre que for necessário.

Para mais conteúdos como esse, clique aqui e acesse o blog da JobConvo!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais