A importância de um bom ambiente de trabalho para saúde organizacional

5 (100%) 1 vote

O ambiente de trabalho saudável é essencial para o sucesso da organização. Pois um ambiente de trabalho ruim pode levar a desmotivação, conflitos e discussão. Procurar diretrizes para o desenvolvimento de melhorias no ambiente de trabalho em artigos e PDF pode ajudar a entender a melhor forma de promover mudanças.

Compreender a importância de um bom ambiente de trabalho é o primeiro passo para definir como deve ser o ambiente de trabalho ideal. Refletir sobre a realidade da empresa, pode ajudar a identificar quando a situação é boa ou ruim, mas não tudo o que precisa ser feito.

A construção de um clima organizacional verdadeiramente agradável é pautada por diversos fatores. Existem vários detalhes do dia a dia da organização que podem acabar passando despercebidos pelos empresários. Por isso, mensurar a qualidade do ambiente de trabalho exige agilidade e atenção a determinados sinais específicos.

O que é um ambiente de trabalho?

O conceito de ambiente de trabalho consiste nas condições que se vivem no local. Ou seja, ele engloba todas as circunstâncias que incidem na atividade dentro de uma organização.

O ambiente de trabalho está associado às relações humanas. Não apenas o local onde o trabalho é executado e as condições. A interação dos indivíduos, as relações de uns com os outros e suas atitudes para com a organização com um todos influem no ambiente.

Em um bom ambiente corporativo, conflitos e discussões são pouco frequentes e debates ocorrem de forma respeitosa. Além disso, independentemente do nível hierárquico, os funcionários possuem boas condições higiênicas de trabalho e segurança. A relação entre colegas e superiores é sadia.

Já em um ambiente ruim, os colaboradores se sentem inseguros e, muitas vezes, procuram tirar vantagens uns dos outros em determinadas situações. Com isso, a produtividade no ambiente de trabalho cai consideravelmente.

Existem alguns tipos de ambiente de trabalho, são eles:

1- Ambiente de trabalho ideal

As pessoas mudam constantemente de empresa, pois buscam um bom lugar para trabalhar. Mas, será que existe um ambiente de trabalho ideal? O local perfeito precisa ter:

  • Fluidez na comunicação: não deixar os problemas ocultos por medo de represálias;
  • Desse modo a confiança passa a permear todo o espaço corporativo;
  • Liberdade para os colaboradores: ausência microgerenciamento é uma característica marcante de um bom ambiente de trabalho. Assim, cada funcionário sabe de suas tarefas e sente liberdade para executá-las;
  • Crescimento e incentivo: os colaboradores sentem-se motivados a crescer e se desenvolver, independentemente da escala hierárquica;
  • Produtividade elevada: garante a manutenção de excelentes níveis de produtividade e contribui para diminuição do turnover.

2- Ambiente de trabalho saudável

Sabendo como deve ser um ambiente de trabalho ideal, é preciso tomar atitudes para mantê-lo saudável. Assim como o nosso corpo precisa de combustível para sobreviver, os indivíduos precisam de motivação no ambiente de trabalho. A saúde do ambiente de trabalho depende de alguns fatores. São eles:

  • Desenvolver relacionamentos sólidos: ter bons líderes e uma equipe onde todos trabalham em conjunto é importante para manter o ambiente de trabalho saudável e produtivo;
  • Desenvolver um trabalho colaborativo: em um ambiente de trabalho saudável as pessoas desenvolvem atitudes colaborativas, onde todos se esforçam para atingir um objetivo comum;
  • Cuidar das instalações: as condições das instalações é muito importante para um ambiente de trabalho saudável;
  • Atentar-se aos aspectos humanos: o capital humano é o mais importante na organização. Por isso, valorizá-lo é importante para desenvolver um ambiente saudável;
  • Dê a cada um sua devida importância e desenvolva a cultura do diálogo.

3- Ambiente de trabalho remoto

Moderno, consiste em um ambiente de trabalho remoto envolve um servidor de terminais e vários terminais que retiram o sistema operativo a partir do servidor. Ou seja, é possível acessar outros computadores ou permitir o acesso ao próprio computador remotamente.

No ambiente de trabalho remoto todas as operações realizadas no terminal são, na verdade, realizadas no servidor. Assim, o terminal serve apenas a interface visual e de entrada para as aplicações. O que permite uma centralização da capacidade de processamento e outros recursos.

4- Ambiente de trabalho organizado

A organização deve estar presente em todos os tipos de ambiente de trabalho, mas por muito as empresas têm falhado nesse quesito. A falta de organização causa muitos problemas de comunicação e comportamento. Para um bom clima organizacional é preciso ter um negócio bem estruturado. Para isso é necessário:

  • Desenvolver boa comunicação;
  • Ter um espaço limpo e organizado;
  • Realizar o arquivamento correto de documentos;
  • Utilizar plataformas de organização de tarefas;
  • Utilizar quadros informativos.

 

Como melhorar o ambiente de trabalho?

Muitos se encontram em meio a um ambiente de trabalho conturbado e bagunçado e não sabem como mudar a situação da empresa. Com muitos ruídos e rupturas o ambiente organizacional acaba criando certa resistência por parte dos colaboradores.

Com um clima organizacional conturbado e cheio de problemas estruturais e processuais parece ser difícil desenvolver mudanças. Mas, diferentemente do que muitos pensam, é possível melhorar o ambiente de trabalho, não importa a situação caótica na qual ele se encontra. Veja algumas atitudes necessárias:

1- Desenvolver uma liderança incentivadora

Uma cultura verdadeiramente inclusiva ajuda a manter um bom ambiente organizacional. Uma empresa onde todos os colaboradores têm a liberdade de decidir o que fazer, independentemente da posição hierárquica, tem maior chances de sobreviver e se tornar um ambiente saudável e ideal. O trabalho em uma corporação que compreende e incentiva as pessoas têm uma maior fluidez e eficácia.  

2- Oferecer boa remuneração

A boa remuneração ajuda na motivação e bom desenvolvimento dos colaboradores.

3- Evitar o microgerenciamento

A liberdade no ambiente de trabalho é importante para que haja fluidez. O microgerenciamento está ligado a falta de confiança. Portanto, para que os colaboradores se sintam confortáveis no trabalho é preciso que eles tenham suas funções bem definidas, e conheçam os objetivos. Além disso, é necessário que o líder confie que eles são capazes de tomar as melhores decisões em prol da organização.

4- Manter uma forte comunicação

A comunicação é a base de um ambiente de trabalho saudável. Os ruídos acabam destruindo o clima organizacional. Por isso, é importante que haja horizontalidade na comunicação.

5- Deixar o ambiente livre

Um ambiente livre tem fluidez e leveza, o que impacta diretamente nas atitudes dos colaboradores, nos trabalhos desenvolvidos e, consequentemente,nos resultados apresentados.

6- Priorizar os valores organizacionais

A definição dos valores organizacionais é realizada no ato da constituição da empresa. Uma organização sem missão, visão e valores não consegue desenvolver um bom e agradável ambiente de trabalho. Ter um norte, saber aonde quer chegar é importante não apenas para a empresa, mas para cada um dos indivíduos que a compõe. Por isso, é primordial estabelecer, respeitar e arraigar os valores na organização.

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?

Para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho é preciso transformar as atitudes e agir em conjunto com o coletivo. Para isso:

  • Procure passar a informação com clareza;
  • Escolha o canal correto de comunicação;
  • Procure ilustrar bem as informações durante uma apresentação;
  • Evite falar coisas desnecessárias;
  • Procure promover a troca, falando e ouvindo;
  • Procure adequar o seu discurso de acordo com a situação e as pessoas que a envolvem;
  • Nunca interrompa quem está falando;
  • Pratique a escuta ativa;
  • Realize reuniões breves e objetivas.

A partir disso é possível desenvolver um ambiente de trabalho saudável!