Propaganda

Admissão online: entenda como fazer TODO o processo digital

Admissão online: entenda como fazer TODO o processo digital
Propaganda

Em meio aos tempos de crise, as alternativas de admissão online, assim como o desligamento automatizado, acabam sendo salvadoras para o RH. Mas, como fazer? Essa é uma dúvida recorrente, pois, o setor de recursos humanos está habituado aos processos presenciais.

A modernidade exige que todos os setores das organizações se atualizem para acompanhar a evolução digital. Com isso, os softwares com recursos de recrutamento e seleção, gestão de benefícios, registro e fechamento de ponto, acabaram se tornando populares, mas, recentemente a admissão digital passou a ser um recurso presente nas Plataformas de RH.

Projetar um processo de admissão de funcionários digital é muito simples e, aqui você vai aprender como fazê-lo da melhor forma. Continue lendo e descubra!

O que é admissão online?

A admissão online, permite a comunicação do RH com os novos contratados por meio de um portal online. Com isso, além do processo ficar mais rápido e simples, é possível integrar o colaborador a empresa remotamente. 

Com um software de admissão online é possível que os próprios gestores acompanhem ou gerenciem o processo do início ao fim. Além disso, o sistema permite que o envio de documentação e a descrição do papel de cada novo contratado, estejam disponíveis para acesso remoto, evitando confusão sobre suas novas responsabilidades.

Importância da admissão online para o RH

O processo de admissão online está entre as tendências de gestão e prioridades de inovação do RH, pois agrega valor em todas as áreas da empresa. Esse modelo de trabalho digital, facilita o processo como um todo e, permite que o profissional do setor, realize a admissão do colaborador, mesmo que Home Office. Com isso, empresas que possuem cargos que praticam o teletrabalho, podem recrutar, selecionar, admitir, selecionar e realizar o onboarding do colaborador à distância.

As facilidades da admissão online se tornou uma parte elementar do conceito de smart RH. Esse novo formato já é visto em todo o mundo, sendo cada vez mais utilizado por muitas companhias no Brasil. 

Como fazer uma admissão online?

A admissão online só é possível por meio do uso de soluções específicas, como o software de recrutamento e seleção. Com isso, a escolha da melhor plataforma faz parte do início do processo.

O software de admissão digital possibilita que a jornada do colaborador seja monitorada e qualificada a partir da automação de processos e mensuração de métricas importantes, possibilitando um maior poder analítico para os profissionais de RH.

Com o software de recrutamento e seleção do JobConvo o processo de admissão online acontece da seguinte forma:

1. Onboarding Digital

A admissão de colaboradores é uma das etapas que consomem tempo dos profissionais responsáveis e dos novos contratados.  Com a admissão online é possível realizar todo o processo digitalmente, agilizando e objetivando. Além disso, ele permite que todos os documentos dos contratados fiquem disponíveis no mesmo lugar.

2. Elimine Inconsistências no eSocial

Com as mudanças no eSocial é comum ter erros durante o processo de admissão. A automação possibilita o uso de OCR, do inglês Optical Character Recognition, esse método auxilia na redução de inconsistência no eSocial, além da otimização de tempo de ambos candidatos e recrutadores no momento de entrega de documentos para admissão.

3. Templates de Admissão

O software possibilita a criação de tarefas de admissão paras os diferentes tipos de contratação, independente do cargo ou região do contratado.

4. Carta Proposta com Assinatura Digital

O modelo digital de assinaturas de cartas propostas de emprego, facilita a contratação das pessoas certas, além de possibilitar a criação de diferentes cartas modelos.

5. Segurança da Informação

A tecnologia garantem que o contratado proposto assine digitalmente o documento online. Assim, a empresa não precisa se preocupar com riscos jurídicos.

6. Gestão de Contratados Temporários

Na admissão online é possível fazer a gestão de contratados temporários. Além disso, o software emite alertas de Contratos a Vencer. Com isso, o RH pode saber quando deve tomar decisões sobre as contratações temporárias.

Quais são as vantagens da admissão online?

Conheça as principais vantagens que a admissão digital oferece para as empresas e para os novos colaboradores:

Menos trabalho

As empresas podem evitar grandes quantidades de papel, podendo distribuir formulários de admissão digital  que exigem menos tempo e esforço para ambas as partes se prepararem.

Economia

As plataformas de integração digital permitem que as empresas economizem dinheiro em pacotes de RH de papel caros e se integrem a todas as plataformas de sua empresa para facilitar a vida de sua equipe; 

Redução de tempo

A admissão  digital ajuda a reduzir o tempo gasto com a papelada, liberando tempo para discussões mais pessoais sobre a cultura da organização, responsabilidades relacionadas ao trabalho, fluxo de trabalho e dinâmica da equipe.

A participação on-line é capaz de envolver toques pessoais, se isso estiver mais de acordo com a cultura da sua organização. 

Ferramentas para processo de admissão online

Todas as etapas de um processo de admissão digital podem contar com a ajuda de alguma tecnologia, desde que se conheçam as ferramentas que podem ser utilizadas nesse tipo de situação. Mostraremos agora as principais delas.

  • Redes sociais: ferramenta de contato entre empresas e candidatos;
  • Armazenamento na nuvem: O uso de armazenamento na nuvem é essencial para um processo de admissão digital. Através dele, o RH é capaz de manter todos os documentos dos funcionários em um espaço online ilimitado que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Assinaturas digitais: A admissão digital envolve também a criação de arquivos digitais natos. Documentos que são originalmente concebidos em um ambiente virtual sem a necessidade de uma versão física;
  • Softwares de recrutamento: eles fazer parte desse processo, uma vez que através deles é possível criar vagas, atrair candidatos, filtrar informações e aumentar a assertividade de um processo de seleção. Tudo isso de maneira remota, online e funcional.

Software de admissão digital

O JobConvo é um software que oferece os recursos de admissão digital. Além disso, com ele é possível:

  • Criar requisições;
  • Personalizar e automatizar as etapas dos processos;
  • Compartilhar as vagas em diversos canais;
  • Aplicar testes técnicos;
  • Fazer o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analisar as vídeo entrevistas;
  • Compartilhar os finalistas com gestores;
  • Analisar os relatórios.

Para saber mais e experimentar as vantagens que a plataforma oferece Solicite uma demonstração GRATUITA!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais