As 10 competências do Coordenador de RH e perfil do cargo

Avalie

O que é e o que faz o Coordenador de Recursos Humanos?

Um Coordenador de Recrutamento e Seleção é um especialista em Recursos Humanos que se concentra em facilitar o fluxo de candidatos através do processo de recrutamento. Seu trabalho começa quando os candidatos respondem primeiro a uma vaga de emprego e termina quando a vaga é preenchida. Eles trabalham em estreita colaboração com recrutadores, headhunters externos e fornecedores para orientar os melhores candidatos através do processo de entrevista e contratação.

O papel do Coordenador de RH

Na área de recursos humanos, a posição do coordenador está baseada em habilidades dentro da área de gestão de Recursos Humanos da empresa. É importante ressaltar que a maioria dos empregadores procura candidatos com um diploma de bacharel que contenha cursos relacionados a Recursos Humanos, Administração, Psicologia e áreas afins.

Enquanto a maior parte do dia é passada no escritório corporativo de seu empregador, parte do trabalho de um Coordenador de Recrutamento é gerenciar o trabalho em equipe, viajar para representar seu empregador em feiras de emprego. O Bureau Nacional de Estatísticas do Trabalho afirma dentro da cultura organizacional de uma corporação a demanda por especialistas em recursos humanos, que inclui Coordenadores de Recrutamento, deverá aumentar 5% até 2024.

Deveres e Responsabilidades do Coordenador de RH

O principal objetivo do perfil do coordenador de RH no ambiente de trabalho é atuar como elemento de ligação entre uma empresa e candidatos a emprego, valorizando assim o capital humano. Normalmente o coordenador responde para o gerente de recursos humanos da empresa. O cargo de gerente, normalmente é o próximo passo do coordenador dentro da área de gestão de pessoas.

Para atingir esse objetivo, eles têm vários deveres e responsabilidades. Nós pesquisamos várias descrições de trabalho para apresentar a seguinte lista de funções principais do Coordenador de Recrutamento.

Agendar Entrevistas com Candidatos

Uma quantidade justa do dia de um coordenador é gasto em correspondência por e-mail ou telefone com candidatos a emprego. Esta é uma responsabilidade que requer excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal. De muitas maneiras, o Coordenador é a “voz” da marca do empregador de uma organização.

Receber os Entrevistados

Este é um dever que geralmente requer um alto grau de profissionalismo. É responsabilidade do coordenador das grandes empresas receber bem os entrevistados de uma maneira que corresponda a cultura da empresa. Eles devem ter boas habilidades interpessoais para adaptar a marca de seu empregador ao estilo de comunicação.

Organizar viagens para candidatos visitantes

Os coordenadores são responsáveis ​​por garantir que os candidatos em viagem tenham uma viagem tranquila. Esse é um dever importante, pois um candidato é normalmente altamente desejável se uma empresa estiver disposta a pagar por sua viagem.

Triar Candidatos Usando o Software de Recrutamento

Este é o aspecto técnico do trabalho do Coordenador de Recrutamento. Envolve o uso do software de recrutamento e seleção de candidatos para rastrear onde cada candidato está no processo de recrutamento.

Outras atividades de recrutamento

A flexibilidade é fundamental para os coordenadores de recrutamento. Além de seus próprios deveres, eles podem ter que desempenhar outras funções dentro do processo de recrutamento como por exemplo treinamento e desenvolvimento da equipe que coordena.

Habilidades de Coordenação de Recrutamento

O papel do coordenador gira em torno de habilidades de comunicação. A maior parte de seu dia é gasta comunicando-se com clientes ou comunicando-se com tomadores de decisão em outros departamentos em relação a suas posições abertas. Os coordenadores devem ter o dom de se vestir e se comportar profissionalmente, pois são a primeira pessoa que um candidato se encontra. Se você está pensando em se tornar um coordenador de RH, é recomendável trabalhar nas seguintes habilidades principais e avançadas.

Competências Essenciais

Analisando-se as várias vagas de recrutamento do Coordenador de Recrutamento disponíveis no mercado, compilamos a seguinte lista de competências essenciais de que se necessitará para obter uma entrevista.

  1. Habilidades organizacionais
  2. Habilidades de comunicação escrita e verbal
  3. Capacidade de se vestir e se comportar profissionalmente
  4. Proficiência Básica com Computadores
  5. Capacidade de prosperar em um ambiente colaborativo
  6. Capacidade de multitarefa
  7. Habilidades clericais

Habilidades Avançadas

Se você realmente quiser impressionar ao se candidatar para ser um Coordenador de Recrutamento e Seleção, trabalhe nas seguintes habilidades avançadas:

  • Proficiência no software Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM)
  • Proficiência em sistemas de recrutamento e seleção (ATS)
  • Habilidades de falar em público

Ferramentas de Mercado

Para que um Coordenador de Recrutamento faça seu trabalho, eles contam com as seguintes ferramentas:

  • Software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, como o Salesforce
  • Software de gestão de vagas e candidatos, como a JobConvo ou o Linkedin
  • Software de interface de usuário de banco de dados, como o Microsoft Access
  • Software de planilha, como o Microsoft Excel
  • Software de planejamento de recursos empresariais, como o Microsoft Dynamics

Salário do Coordenador de RH

De acordo com a Catho, o salário médio nacional para especialistas em recursos humanos, que inclui Coordenadores de Recrutamento e Seleção, é de R$ 4.444,73 ao mês. Claro que este valor pode se alterar se compararmos diferentes regiões do país para o mesmo cargo.

Utilizando-se uma escala de remuneração para o cargo, coordenadores de RH podem chegar a ganhar em média R$ 6.600,00 por mês.