Coordenador de RH: O que faz e quais são suas obrigações?

Coordenador de RH: O que faz e quais são suas obrigações?

Um coordenador de RH é na verdade um especialista em uma série de tarefas dentro desse departamento, tais como recrutamento e seleção, por exemplo. Seu trabalho se inicia quando candidatos respondem às vagas de emprego e praticamente não tem fim, uma vez que precisa lidar com entrevistas, treinamentos, contratação e também desligamentos. 

Quer mensurar o tempo de contratação de novos colaboradores de forma rápida e simples? Baixe a PLANILHA GRATUITA!

No artigo de hoje, vamos falar tudo o que você sempre quis saber sobre o coordenador de RH. Confira. 

O que faz o coordenador de recursos humanos?

A posição de coordenador RH dentro da empresa está baseada em uma série de habilidades específicas. É importante ressaltar que a maioria dos empregadores procura candidatos com certificados de bacharel que contenham áreas relacionadas a recursos humanos, tais como psicologia e administração.

Enquanto a maior parte da rotina do coordenador de RH ocorre no escritório corporativo de seu empregador, parte de seu papel se dá no gerenciamento do trabalho em equipe, viajar para representar seus superiores, além de supervisionar processos de recrutamento, seleção, treinamento e desligamentos que podem estar acontecendo de maneira simultânea. 

O Bureau Nacional de Estatísticas do Trabalho afirma dentro da cultura organizacional de uma corporação a demanda por especialistas em recursos humanos, que inclui Coordenadores de Recrutamento, deverá aumentar 5% até 2024.

O que fazer para ser um coordenador de recursos humanos?

Para ser um coordenador de recursos humanos é preciso ter formação em áreas correlacionadas, tais como psicologia, administração de empresas ou então adminsitração de recursos humanos, por exemplo.

No entanto, não basta apenas formação acadêmica no assunto é necessário que haja simpatia pela área, assim como conhecimento em legislação, além de cursos de especializações. 

Quanto ganha um coordenador de recursos humanos?

Esse é um questionamento mais comum do que muita gente imagina. Tendo como base de pesquisas a Catho, o salário médio nacional para coordenador de RH gira em torno de R$ 4.450,00 ao mês. É óbvio que esse valor pode ser alterar se compararmos diferentes regiões do país para o mesmo cargo. 

Ao se utilizar uma escala de remuneração para o cargo, um coordenador de RH pode chegar a ganhar até R$ 6.600,00 mensais. 

Por que contratar um coordenador de RH?

A contratação de um coordenador de RH é importante pois ele é o profissional que zela por todos os funcionários da empresa. Sua atuação, faz com que das atividades sejam realizadas visando que cada colaborador dê o melhor de si.

Trata-se de um dos poucos cargos que se relaciona com todos na empresa. Um bom coordenador de RH recruta e retém os melhores talentos, diminuindo taxas de turnover e aumento de produtividade e engajamento.

5 principais obrigações do coordenador de RH

Como ocorre em qualquer profissão, o coordenador de RH também possui de maneira bem estabelecidas as suas obrigações. Mas para nos aprofundarmos nessa ocupação, separamos as 5 principais obrigações que esse profissional possui. confira. 

1. Agendar entrevistas com candidatos

Algumas horas da rotina de trabalho de um coordenador de RH são gastas na correspondência por e-mail ou telefone com candidatos a emprego. Essa é uma responsabilidade que requer excelentes habilidades de comunicação, tais como escrita e verbal, por exemplo. Falando de maneira simplificada, esse profissional é a voz da marca do empregador de uma organização. 

2. Receber candidatos

Esse é um dever, que necessita de um alto grau de profissionalismo, uma vez que é responsabilidade do coordenador de RH de qualquer empresa receber bem os entrevistados de uma maneira correspondente à cultura da empresa. Eles devem ter boas habilidades interpessoais para adaptar a marca do empregador ao estilo da comunicação!

3. Organizar viagens para candidatos e viajantes

O coordenador de RH é responsável também por garantir que candidatos em viagem possam usufruir de uma viagem tranquila. Esse é uma obrigação de grande importância, uma vez que um candidato é muito desejado, se a empresa estiver dispostas a pagar por sua viagem. 

4. Triar candidatos usando softwares 

Esse é outra obrigação muito importante do coordenador de RH. Nos dias atuais a maioria dos processos seletivos fazem uso de softwares de recrutamento e seleção como forma de otimizar a rastreabilidade de uma série de candidatos que podem ser contratados pela organização.

5. Outras atividades de recrutamento

A flexibilidade é fundamental para coordenadores de RH, pois, além de seus próprios deveres, esse tipo de profissional, pode ainda, desempenhar outras funções dentro do processo de seleção e recrutamento, tais como treinamentos, mentorias e desenvolvimento de equipes. 

Competências essenciais de um coordenador de RH

Ao se analisar as diversas vagas de recrutamento para coordenador de RH disponíveis hoje, é possível ter em mente que esse profissional precisa dispor de uma série de competências para assumir esse cargo dentro de qualquer companhia. As principais delas são:

  • Habilidades organizacionais;
  • Habilidades comunicativas, como escrita e verbalização;
  • Capacidade de discernimento quanto à vestimenta e comportamento;
  • Proficiência básica para lidar com softwares;
  • Capacidade de prosperar dentro de um ambiente colaborativo;
  • Possuir um perfil multifacetado capaz de assumir mais de uma tarefa ao mesmo tempo;
  • Habilidades ordem clericais.

Habilidades avançadas esperadas de um coordenador de RH

Além de obrigações e competências, é fundamental que o coordenador de RH, com o passar do tempo seja capaz de desenvolver algumas habilidades avançadas em sua área de atuação. As principais são:

  • Proficiência em softwares de gestão de relacionamento com clientes;
  • Proficiência em sistemas de recrutamento e seleção;
  • Habilidades de falar em público.

No entanto, é preciso ter em mente que para se obter sucesso dentro de um ambiente corporativo, são necessários duas vias de esforço, ou seja, da empresa e dos funcionários. Sendo assim, para que seja possível ao coordenador de RH desenvolver suas obrigações e colocar suas competências e habilidades em uso, a organização precisa lhe dar as ferramentas disponíveis para isso. As principais são:

  • Softwares originais e de qualidade;
  • Ambiente de trabalho harmônico;
  • Espaço para exposição de ideias e opiniões.

Um software de recrutamento e seleção é uma ferramenta valiosa para todo e qualquer coordenador RH, uma vez que pode potencializar sua atuação. Conheça o melhor software de recrutamento e seleção através de uma demonstração GRATUITA que pode ser agendada aqui.

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais