As 5 coisas que não podem faltar na sua Página de Carreira

5 (100%) 1 vote

Antes de manifestar qualquer interesse, os candidatos pesquisam por diferentes oportunidades. Há diversas fontes que eles podem usar para descobrir as vagas de uma empresa, mas a ferramenta mais importante nesse momento para você, recrutador, é a página de carreiras. A página é sua, você pode personalizá-la como quiser e incluir o conteúdo que achar necessário.

Muitas páginas de carreira de organizações são fracas e possuem informações básicas apenas das vagas abertas. Embora as descrições sejam uma parte muito importante da sua página de carreira, há diversos outros elementos necessários para incluir na página visando  impulsionar os resultados de seus esforços de recrutamento e seleção.

1. Informação sobre a cultura da sua empresa

Os melhores candidatos são aqueles que se adequam tanto à cultura da sua empresa quanto em suas habilidades. Para atrair os candidatos certos, é importante divulgar informações sobre a cultura da empresa na página de carreiras. Falar de seus valores organizacionais e como seus funcionários incorporam esses valores, de como é o seu ambiente de trabalho, depoimentos de seus funcionários sobre como é trabalhar na sua organização.

Quando você dá aos candidatos um gostinho de como seria trabalhar na sua organização, eles podem se auto-selecionar dentro ou fora do processo de recrutamento. Assim, os candidatos que decidem se candidatar para a vaga fazem o teste de fit cultural da empresa para você ter certeza que ele realmente se encaixa com o perfil da companhia.

2. Candidatura simplificada.

As pessoas que estão atrás de um emprego geralmente estão se aplicando a diversos processos seletivos e quando se deparam com um processo de inscrição tedioso, vão perder a vontade de continuar no processo ou vão se inscrever e manter a imagem de que o seu processo seletivo é chato e desmotivador. Você pode converter mais candidatos simplificando a candidatura. Leve em consideração que seus candidatos podem fazer essa pesquisa e se aplicar tanto por computadores como por dispositivos móveis, então pense em um processo de inscrição que seja adaptável para as diferentes tipos de tela e experiências.  Inclua também uma opção para os candidatos expressarem interesse em trabalhar na sua organização, mesmo que uma função relevante não esteja disponível no momento, através de um banco de currículos.

3. Benefícios do Funcionário

De acordo com a Glassdor, 57% das pessoas dizem que os benefícios e vantagens dos funcionários são fatores importantes que eles consideram antes de aceitar um emprego. Muitas vezes, a equipe de recursos humanos opta a omitir essas informações desde o início, porém em vez de não compartilhar esses detalhes até o momento de fazer a proposta, inclua-os em seu site de carreira para ajudá-lo a atrair e engajar talentos. Compartilhe os benefícios básicos, como assistência médica, odontológica e aposentadoria, e destaque os que ajudariam especificamente a atrair candidatos adequados. Por exemplo, uma marca que valoriza a questão social e possui programas ou atividades sociais de servir a sua comunidade pode atrair o tipo certo de candidatos, oferecendo tempo remunerado para ser voluntário. Também não se esqueça de incluir quaisquer outras vantagens e benefícios que os candidatos possam achar valiosos, como horários flexíveis, oportunidades de trabalhar em casa, convênios, descontos, programas de aprendizado e desenvolvimento ou um ambiente de trabalho casual.

4. Um blog de seus colaboradores

São poucas as páginas de carreira que possuem blog de seus funcionários, o que é considerado uma grande falha na oportunidade de uma melhoria de employer branding. Possuir um blog específico sobre seus funcionários vai fazer com que você possa aprofundar tópicos de assuntos que os candidatos estão curiosos, para você mostrá-los os motivos os quais sua empresa realmente é um ótimo lugar para trabalhar. Os tipos de conteúdo que você pode incluir no blog são conteúdo feito pelos próprios funcionários sobre a vida deles na sua organização, perguntas frequentemente perguntadas por seus candidatos, relatos de eventos de todos os tipos de dentro da empresa.

5. Ferramentas de Análise

As ferramentas de análise podem ajudar você a tomar decisões baseadas em dados para otimizar seu processo de recrutamento. Ferramentas como o Google Analytics disponibiliza diversas informações, como  ver quais são as postagens do Blog de seus colaboradores que são as mais populares, para criar mais postagens como essas. Você também pode ver quanto tráfego no website e de onde vem os seus candidatos, para saber quais de seus investimentos estão dando resultados e quais você deveria começar a prestar atenção. É possível que sua equipe de marketing já tenha implementado o alguma ferramenta de Análise no website de sua empresa. Por isso, entre em contato e converse com eles sobre como obter um login e personalizar a ferramenta de acordo com suas necessidades, para não ter que sempre depender da equipe de Marketing para obter esse tipo de dado que é fundamental para entender de onde vem seus candidatos e o que eles se interessam mais.

 

Entendeu a importância de uma boa página de carreira?

Seu site de carreira é o portal perfeito para mostrar aos candidatos por que eles deveriam querer trabalhar em sua organização.  Embora os sites de carreira sem muita informação e pouco atrativo certamente conseguem converter indivíduos procurando emprego em candidatos, eles não farão muito para ajudá-lo a atrair e engajar os melhores talentos do mercado. Não ignore esses elementos essenciais para ajudá-lo a fazer isso – o sucesso de seu candidato a sourcing depende disso. Pense em estratégias de melhoria da sua página de carreira e tenha certeza que seus futuros candidatos vão ter um entendimento e interesse maior pela sua empresa antes de se candidatar.