As TOP 5 certificações em Recrutamento e Seleção

5 (100%) 2 votes

Existe uma gama de responsabilidades que recaem sobre os profissionais de RH. E uma forma de obter vantagens competitivas através de conhecimento é se atentar às certificações na área de rh. A certificação profissional correta pode ajudá-lo a ser melhor gerir toda a cadeia de gestão de pessoas nas organizações.

Muitos de nós pensam no RH como as pessoas encarregadas de preencher posições abertas dentro de uma organização, mas é muito mais do que isso. Aquisição de talentos é apenas um aspecto; muitos profissionais de RH também têm a tarefa de integrar e treinar funcionários, avaliar o desempenho, administrar a remuneração e os benefícios dos funcionários e desenvolver políticas e estratégias de alto nível. Essas responsabilidades são essenciais para o sucesso de uma organização, e a obtenção de uma certificação respeitada ajuda a provar que você tem o poder de lidar com o trabalho.

Top 5 certificações em recursos humanos

A tabela a seguir lista as principais certificações de aquisição de talentos e RH e o número de posições abertas em um único dia que exigem especificamente a certificação ou a experiência com o assunto. Esta não é uma análise científica em que cada descrição do trabalho é examinada, apenas uma visão geral dos números de pesquisa. Também, como esses programas de certificação são internacionais, a Associação Brasileira de Recursos Humanos talvez possa não mencioná-los em suas bibliotecas.

 

Certificação

Profissional Certificado em Aprendizagem e Performance (CPLP)

Profissional em Recursos Humanos (PHR)

Profissional Sênior em Recursos Humanos (SPHR)

Profissional Certificado SHRM (SHRM-CP)

Profissional Sênior Certificado SHRM (SHRM-SCP)

 

As seções a seguir fornecem detalhes das principais certificações de aquisição de talentos e RH de acordo com as pesquisas no local de trabalho, bem como outras certificações que não ficaram entre as cinco primeiras, mas ainda são dignas de nota devidos a dados métricas e análises.

 

Profissional Certificado em Aprendizagem e Performance (CPLP)

A Associação para o Desenvolvimento de Talentos (ATD), anteriormente a Sociedade Americana para Treinamento e Desenvolvimento, afirma ser a maior associação do mundo voltada para a profissão de treinamento e desenvolvimento. A ATD oferece a CPLP e as novas credenciais de Associate Professional em Desenvolvimento de Talentos (APTD).

Para se qualificar para a CPLP, você deve ter quatro a cinco anos de experiência de trabalho, dependendo do nível de escolaridade. A certificação CPLP exige que você passe em um exame de conhecimento e em um exame de aplicação de habilidades. Os membros da ATD pagam uma taxa de registro de US $ 900; o custo de não membros é de US $ 1.250. Consulte o Manual do Candidato da CPLP para obter detalhes completos.

Profissional em Recursos Humanos (PHR)

O PHR, oferecido pelo HR Certification Institute (HRCI), visa os responsáveis ​​pela gestão de RH e implementação do programa, assegurando a adesão às leis e regulamentos aplicáveis ​​dos EUA.

O exame PHR de três horas, disponível através da Prometric, abrange o planejamento da força de trabalho e o emprego, relações com funcionários e trabalho, remuneração e benefícios, desenvolvimento de RH, gerenciamento e estratégia de negócios e gerenciamento de riscos. Você deve ter pelo menos um ano de experiência profissional de RH com um mestrado, dois anos de experiência com um diploma de bacharel ou quatro anos com um diploma do ensino médio. O exame individual custa US $ 395, mais uma taxa de inscrição de US $ 100, e a certificação é válida por três anos.

Profissional Sênior em Recursos Humanos (SPHR)

Outra certificação da HRCI, a SPHR, cobre muitos dos mesmos tópicos da PHR, mas com foco em estratégia e formulação de políticas. Os requisitos de experiência são mais rigorosos: os candidatos devem ter pelo menos quatro anos de experiência profissional em RH e um mestrado, ou níveis crescentes de experiência com um diploma de bacharel ou diploma do ensino médio. Tal como acontece com o PHR, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição de US $ 100 e US $ 395 para o exame.

Profissional Certificado SHRM (SHRM-CP)

A Society for Human Resource Management, ou SHRM, é uma organização baseada em membros que oferece duas certificações baseadas em competências: a SHRM-CP e a SHRM-SCP, que são abordadas na próxima seção.

Além das tarefas comuns de RH, um SHRM-CP deve entender a implementação de políticas e a estratégia e prestação de serviços. O SHRM-CP tem requisitos específicos de trabalho / educação, começando com três ou quatro anos de experiência para aqueles com menos de um diploma de bacharel. (Veja a página do SHRM-CP para detalhes.) O exame de quatro horas tem 160 perguntas, que incluem uma mistura de itens de conhecimento e itens de julgamento situacional. O exame está disponível durante duas janelas anuais – primavera e inverno – e os membros da SHRM pagam US $ 300 (o preço para não-membros é de US $ 400).

Profissional Sênior Certificado SHRM (SHRM-SCP)

O SHRM-SCP reconhece profissionais de RH com conhecimento avançado da estratégia de RH, particularmente como essas estratégias atendem às metas organizacionais. Um SHRM-SCP atua como um líder de RH e tem experiência em lidar com métricas de desempenho de funcionários e alinhamento com os principais indicadores de desempenho (KPIs).

Requisitos de trabalho / educação para o SHRM-SCP começam com seis ou sete anos de experiência para aqueles com menos de um diploma de bacharel. O restante dos detalhes, como duração do exame, número de perguntas e custo, é o mesmo do SHRM-CP.

O quê mais?

Seguindo as melhores práticas em gestão de recursos humanos, obter uma certificação internacional ou mesmo nacional é de primordial relevância para que atua na área de recursos humanos. Porém há muitos sites que oferecem certificações simplórias e de pouco valor agregado. Assim atente-se para o que for realmente relevante.