Propaganda

As TOP 5 certificações em Recrutamento e Seleção

As TOP 5 certificações em Recrutamento e Seleção
Propaganda

Existe uma gama de responsabilidades que recaem sobre os profissionais de recursos humanos. E uma forma de obter vantagens competitivas através do conhecimento é se atentar às certificações na área de rh. A certificação profissional correta pode ajudá-lo a ser um melhor gestor de toda a cadeia de gestão de pessoas nas organizações.

Muitos de nós pensamos no RH como um setor que possui pessoas encarregadas de preencher posições abertas dentro de uma organização, mas é muito mais do que isso. Na verdade, aquisição de talentos é apenas um aspecto. Muitos profissionais de RH também têm a tarefa de integrar e treinar funcionários, avaliar o desempenho, administrar a remuneração e os benefícios dos funcionários, e desenvolver políticas e estratégias de alto nível. Essas responsabilidades são essenciais para o sucesso de uma organização. Assim, a obtenção de uma certificação respeitada ajuda a provar que você tem o poder de lidar com o trabalho.

É exatamente isso que iremos te mostrar neste artigo: as top 5 certificações em recursos humanos. Continue acompanhando a leitura e saiba um pouco mais sobre cada uma delas!

A importância das certificações em recrutamento e seleção

É certo que o setor de RH lida com o principal ativo dos negócios: os colaboradores. De forma mais clara, ele lida diretamente com pessoas. Essa é uma característica que já diz muito sobre a importância das certificações e de estar sempre atualizando as especializações na área. Afinal, os anos se passam e a sociedade muda constantemente. 

Quando os profissionais de RH se atualizam, eles podem acompanhar as novas práticas que têm sido incorporadas ao RH estratégico, pois exigem conhecimentos mais aprofundados sobre a gestão de pessoas. O setor tem passado por transformações, se tornando cada vez menos burocrático, focando mais nas ações estratégicas que envolvem os colaboradores.

Apenas uma graduação ou pós-graduação feita há anos atrás não é mais o suficiente para estar alinhado com o atual mercado corporativo. Portanto, as certificações em recursos humanos se tornaram fundamentais para o sucesso de uma empresa. 

O perfil do profissional moderno do RH

Como abordamos no tópico anterior, o RH deixou de ser um setor burocrático para se tornar estratégico, se tornando uma das bases essenciais da gestão do negócio. É exatamente esse o perfil de um profissional de RH moderno e atualizado. Eles precisam entender o modelo de negócio da empresa e qual é a sua visão do futuro. Os profissionais não devem conhecer e compreender apenas a sua área, mas de toda a organização.

Além disso, eles também passam a ser responsáveis em disseminar a cultura da empresa, sempre buscando melhores condições de trabalho e melhorando o clima organizacional. Com isso, o RH contribui para o alcance de melhores resultados.

É por isso que é preciso ter uma busca constante pelo desenvolvimento e qualificação, sempre se mantendo atento ao que está acontecendo no mercado. Independente da sua graduação e formação, o profissional deve procurar a sua própria evolução para manter o setor atualizado. Para isso, existem inúmeros cursos no mercado, tanto gratuitos como pagos. É preciso buscar para conhecer cada um deles, qual vale a pena e quais realmente podem te ajudar a conhecer novas práticas de recrutamento e seleção que podem fazer a diferença em sua empresa. 

No próximo tópico abordaremos 5 certificações reconhecidas no mercado e altamente recomendadas para os profissionais de RH. Continue acompanhando a leitura e entenda como funciona cada uma delas!

As top 5 certificações em recursos humanos 

A tabela a seguir lista as principais certificações de aquisição de talentos e RH. Ela também lista o número de posições abertas em um único dia que exigem especificamente a certificação ou a experiência com o assunto. Esta não é uma análise científica em que cada descrição do trabalho é examinada, mas apenas uma visão geral dos números de pesquisa. Também, como esses programas de certificação são internacionais, a Associação Brasileira de Recursos Humanos talvez possa não mencioná-los em suas bibliotecas. Confira abaixo:

  • Profissional Certificado em Aprendizagem e Performance (CPLP)
  • Profissional em Recursos Humanos (PHR)
  • Profissional Sênior em Recursos Humanos (SPHR)
  • Profissional Certificado SHRM (SHRM-CP)
  • Profissional Sênior Certificado SHRM (SHRM-SCP)

Os tópicos a seguir fornecem detalhes das principais certificações de aquisição de talentos e RH de acordo com as pesquisas no local de trabalho, bem como outras certificações que não ficaram entre as cinco primeiras, mas ainda são dignas de nota devido a dados métricas e análises. Confira abaixo:

1. Profissional Certificado em Aprendizagem e Performance (CPLP)

A Associação para o Desenvolvimento de Talentos (ATD), anteriormente a Sociedade Americana para Treinamento e Desenvolvimento, afirma ser a maior associação do mundo voltada para a profissão de treinamento e desenvolvimento. A ATD oferece a CPLP e as novas credenciais de Associate Professional em Desenvolvimento de Talentos (APTD).

Para se qualificar para a CPLP, você deve ter quatro a cinco anos de experiência de trabalho, dependendo do nível de escolaridade. A certificação CPLP exige que você passe em um exame de conhecimento e em um exame de aplicação de habilidades. Os membros da ATD pagam uma taxa de registro de US $ 900. O custo de não membros é de US $ 1.250. Consulte o Manual do Candidato da CPLP para obter detalhes completos.

2. Profissional em Recursos Humanos (PHR)

O PHR, oferecido pelo HR Certification Institute (HRCI), visa os responsáveis ​​pela gestão de RH e implementação do programa, assegurando a adesão às leis e regulamentos aplicáveis ​​dos EUA.

O exame PHR de três horas, disponível através da Prometric, abrange o planejamento da força de trabalho e o emprego, relações com funcionários e trabalho, remuneração e benefícios, desenvolvimento de RH, gerenciamento e estratégia de negócios e gerenciamento de riscos. Você deve ter pelo menos um ano de experiência profissional de RH com um mestrado, dois anos de experiência com um diploma de bacharel ou quatro anos com um diploma do ensino médio. O exame individual custa US $ 395, mais uma taxa de inscrição de US $ 100, e a certificação é válida por três anos.

3. Profissional Sênior em Recursos Humanos (SPHR)

Outra certificação da HRCI, a SPHR, cobre muitos dos mesmos tópicos da PHR, mas com foco em estratégia e formulação de políticas. Os requisitos de experiência são mais rigorosos: os candidatos devem ter pelo menos quatro anos de experiência profissional em RH e um mestrado, ou níveis crescentes de experiência com um diploma de bacharel ou diploma do ensino médio. Tal como acontece com o PHR, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição de US $ 100 e US $ 395 para o exame.

4. Profissional Certificado SHRM (SHRM-CP)

A Society for Human Resource Management, ou SHRM, é uma organização baseada em membros que oferece duas certificações baseadas em competências: a SHRM-CP e a SHRM-SCP, que abordaremos no próximo tópico.

Além das tarefas comuns de RH, um SHRM-CP deve entender a implementação de políticas e a estratégia e prestação de serviços. O SHRM-CP tem requisitos específicos de trabalho / educação, começando com três ou quatro anos de experiência para aqueles com menos de um diploma de bacharel. (Veja a página do SHRM-CP para detalhes.) O exame de quatro horas tem 160 perguntas, que incluem uma mistura de itens de conhecimento e itens de julgamento situacional. O exame está disponível durante duas janelas anuais – primavera e inverno – e os membros da SHRM pagam US $ 300 (o preço para não-membros é de US $ 400).

5. Profissional Sênior Certificado SHRM (SHRM-SCP)

O SHRM-SCP reconhece profissionais de RH com conhecimento avançado da estratégia de RH, particularmente como essas estratégias atendem às metas organizacionais. Um SHRM-SCP atua como um líder de RH e tem experiência em lidar com métricas de desempenho de funcionários e alinhamento com os principais indicadores de desempenho (KPIs).

Requisitos de trabalho / educação para o SHRM-SCP começam com seis ou sete anos de experiência para aqueles com menos de um diploma de bacharel. O restante dos detalhes, como duração do exame, número de perguntas e custo, é o mesmo do SHRM-CP.

Qual certificação devo escolher?

Seguindo as melhores práticas em gestão de recursos humanos, obter uma certificação internacional ou mesmo nacional é de primordial relevância para quem atua na área de recursos humanos. Porém, há muitos sites que oferecem certificações simplórias e de pouco valor agregado. Assim, atente-se para o que for realmente relevante. Dessa forma, você estará de fato se aprimorando e trazendo muitos resultados positivos para a sua carreira, seu setor e, consequentemente, para toda a empresa.

Gostou deste artigo? Agora é só pegar as nossas dicas e ir atrás das melhores certificações em recrutamento e seleção do mercado. Lembre-se sempre de se manter atualizado. Para ver mais conteúdos como esse, você pode acessar o blog da JobConvo. É só clicar aqui!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais