Atração de talentos: como melhorar? Veja dicas e estratégias!

Atração de talentos: como melhorar? Veja dicas e estratégias!

Ao assumir um foco estratégico, o setor de RH passa a direcionar sua atenção às rotinas que envolvem os colaboradores — sejam os atuais ou os que a empresa ainda está em busca. Por isso, a atração de talentos é um dos processos mais importantes do setor para construir uma equipe eficiente e de alta performance. 

Contudo, conseguir atrair os melhores talentos do mercado é um grande desafio. Os gestores devem contar com estratégias e táticas certeiras para alcançar os profissionais alinhados com as expectativas da empresa. 

Afinal, quais são as ferramentas utilizadas para encontrar e atrair esses talentos? É o que veremos nos próximos tópicos. Continue acompanhando a leitura!

O que é atração de talentos?

A atração de talentos consiste nas ações relacionadas a atrair os bons profissionais do mercado para trabalhar na sua organização. Basicamente, deve-se analisar o quanto a empresa é atrativa para os profissionais e como a sua imagem está no mercado corporativo. 

Esse processo envolve diversas questões como: benefícios, plano de cargos e salários, employer branding e tudo aquilo que contribui para tornar a empresa um lugar desejável para se trabalhar. A grande pergunta que os gestores devem se fazer é: por que os profissionais escolheriam trabalhar na sua empresa e não na dos concorrentes? A partir dessa resposta, novas soluções irão surgir. 

Importância da atração de talentos para a empresa

Quando o processo de atração de talentos não é bem estruturado, toda a organização irá sofrer prejuízos. Afinal, os talentos são considerados o motor de eficácia dos negócios, ou seja, são aqueles que possuem as competências necessárias para fazer com que a empresa atinja seus objetivos. Confira abaixo as consequências de não investir em atração de talentos:

  • Baixa produtividade: ao atrair os profissionais errados, a produtividade da empresa diminui. Tanto nos gestores que desperdiçam o tempo com escolhas erradas, como para os contratados, que não conseguem trazer bons resultados a empresa;
  • Falta de engajamento e desmotivação da equipe: com uma equipe incompleta, alguns colaboradores podem ficar sobrecarregados. Isso irá causar desgastes que geram a desmotivação de todos;
  • Aumento do turnover: ao contratar profissionais não alinhados com a expectativa da empresa, consequentemente, ocorrerá muitos desligamentos e a taxa de rotatividade de funcionários irá aumentar; 
  • Mais custos com contratação e desligamento: as contratações erradas também aumentam os custos da empresa, seja na admissão ou no desligamento. Sem uma boa estratégia de atração, os custos podem ser desperdiçados.

Outro fator importante a lembrar é: o RH estratégico não busca mais apenas qualificações técnicas, mas ele também valoriza e torna fundamental as soft skills. Por isso, é essencial que as empresas invistam em estratégias e ferramentas que irão atrair profissionais completos — desde a qualificação técnica até o fit cultural. Veremos quais são essas ferramentas no tópico a seguir. Continue acompanhando!

Quais estratégias utilizar para ampliar a atração de profissionais?

Confira abaixo as principais estratégias para ter uma melhor atração de talentos:

1. Invista em employer branding

O employer branding é um conjunto de técnicas e ações que buscam melhorar a percepção da empresa no mercado. Por isso, ele é essencial para uma boa atração de talentos. Afinal, a forma como os profissionais do mercado enxergam a organização é o que irá influenciar no desejo deles de trabalharem ou não na companhia. 

Além disso, com essas técnicas, os próprios colaboradores atuais passam a se orgulhar de onde trabalham e disseminam a marca naturalmente. Isso irá fazer com que a organização seja vista como a “empresa dos sonhos” para os profissionais do mercado. Consequentemente, isso atrairá mais talentos. 

2. Defina o perfil de profissional que deseja atrair

Para atrair as pessoas certas, você precisa ter definido o perfil de profissional que deseja contratar. Sem isso, como saberá onde encontrá-lo? Os gestores precisam utilizar técnicas assertivas para realizar contratações certeiras.

Deve-se estudar o perfil adequado para a vaga e alinhá-lo com as expectativas e necessidades da empresa. Com o perfil definido, é mais fácil segmentar a divulgação de vagas e melhorar as estratégias de atração.

Contudo, é importante lembrar que isso não deve se tornar uma regra. É possível encontrar profissionais talentosos e surpreendentes fora do perfil traçado inicialmente. 

3. Foque na cultura organizacional

A cultura organizacional tem um grande papel na atração de talentos. Isso porque ela precisa influenciar as contratações e a definição do perfil de profissional que você deseja atrair. É essencial contratar aqueles que irão “vestir a camisa” da empresa e que estarão alinhados com os valores e cultura dela.

Para isso, é importante ter uma cultura organizacional bem definida e cumprir de fato os valores prometidos para que isso resulte em um bom clima organizacional. Com um ambiente de trabalho harmonioso e saudável, os colaboradores ficarão mais engajados e a retenção de talentos aumentará. Mas não só isso, essa cultura também irá atrair os profissionais desejados do mercado. Afinal, ninguém deseja trabalhar em ambientes estressantes e desgastantes.

4. Tenha um programa de benefícios atraente

Como dito anteriormente, a empresa deve oferecer o diferencial para estar à frente da concorrência. Portanto, benefícios comuns como plano de saúde, vale-transporte, entre outros, não são mais tão atrativos. Por isso, é fundamental que as organizações invistam em novos benefícios. É possível buscar um equilíbrio que promova a atração, mas não cause muitos gastos na empresa. Veja abaixo algumas dicas:

  • A empresa pode oferecer benefícios relacionados a saúde mental. Além de ajudar aqueles que lidam com doenças como depressão, o benefício também auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho;
  • Peça por melhorias nos fornecedores dos benefícios da empresa;
  • Se possível, ofereça flexibilidade de horário;
  • Com a Covid-19, é possível migrar os benefícios para serviços como: acesso a cursos EAD, serviços online, despesas do trabalho home office, etc.).

5. Estabeleça um bom plano de cargos e salários

Outra estratégia de atração é oferecer a possibilidade de crescimento na carreira. Por isso, as empresas devem ter um bom plano de cargos e salários e também um bom plano de carreira. Não há dúvidas que todos desejam alcançar cargos mais altos e um novo status na organização. Mostre de forma clara que na sua empresa há a possibilidade de promoção e como ela pode ser alcançada.

Precisa haver transparência para que os profissionais enxerguem todas as vantagens de crescimento que o trabalho na empresa oferece. 

6. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Uma empresa que investe nos seus colaboradores é uma empresa atraente. Por isso, ter um programa de treinamento e desenvolvimento é fundamental para atrair talentos. Ofereça treinamentos, cursos, palestras e outros eventos que podem contribuir para a evolução dos colaboradores. É claro que é importante que os próprios funcionários dediquem seu tempo para aprender, mas a empresa deve promover e criar esse ambiente de aprendizagem contínua. Isso irá trazer motivação e engajamento.

Como identificar os talentos no processo seletivo?

Agora que você conheceu as principais estratégias para atrair talentos, talvez esteja se perguntando como identificá-los em meio a tantos profissionais no mercado. Confira algumas dicas:

Utilize a tecnologia para fazer a triagem de currículos

As inovações tecnológicas trouxeram muitos benefícios ao processo seletivo. Um deles é a possibilidade de fazer a triagem de currículos com mais agilidade. Diante do recebimento de inúmeros currículos, a triagem automatizada é uma grande vantagem ao RH. 

Com parâmetros pré-estabelecidos, é possível utilizar softwares de recrutamento que buscam os currículos com as competências mais buscadas pelos gestores. A grande vantagem é que não importa a quantidade de currículos, o software garante a mesma eficiência e agilidade no processo.

Realize testes comportamentais

A segunda dica é realizar testes comportamentais para identificar os candidatos que possuem compatibilidade com a cultura da empresa e com as competências buscadas. Através desses testes, os gestores terão mais facilidade para comprovar as habilidades do profissional e analisar como ele possivelmente irá agir no ambiente de trabalho, principalmente em situações desafiadoras ou estressantes.

Aplique técnicas de seleção diversificadas

Por fim, os gestores devem variar as técnicas de seleção. Priorize aquelas que são realmente relevantes para cada cargo e as competências exigidas. Não utilize sempre o genérico, mas ajuste de acordo com as necessidades de cada processo seletivo.

Invista em plataformas de recrutamento e seleção

Uma das grandes estratégias para aplicar todas as dicas dadas nesse artigo é utilizar uma plataforma de recrutamento e seleção. Ela irá garantir uma estrutura que otimize as ações e as tornem viáveis. Por isso, o RH estratégico precisa contar com o uso da tecnologia. Afinal, realizar as tarefas com agilidade e eficiência é o que irá promover o sucesso de todo o processo.  

A JobConvo é líder em gestão para processos de recrutamento e seleção e pode auxiliar o RH a atrair talentos com os seguintes recursos:

  • Gestão com inteligência artificial, que facilita a triagem ao listar os candidatos de acordo com o grau de afinidade para a vaga e para a empresa;
  • Divulgação de vagas em diversos canais de trabalho simultaneamente, evitando o trabalho manual e garantindo a agilidade;
  • Análise Fit Cultural, que avalia se o candidato tem compatibilidade com a cultura e valores da empresa.

Ficou interessado? Ainda existem muitos outros recursos e vantagens! Para experimentar na prática todos eles, clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais