ATS: Sistema de rastreamento de candidatos. Conheça os benefícios!

5 (100%) 1 vote[s]

Applicant Tracking System: o que é?

O Applicant Tracking System é o software de sistema de rastreamento de candidato que fornece ferramentas de recrutamento e seleção para empresas.

Quando o candidato se aplica a uma vaga online de empresas que usam ATS, o currículo não vai diretamente para o recrutador. O recrutador verá o currículo após ser otimizado por algoritmos ATS.

As empresas decidem utilizar esse tipo de ferramenta pois, ao invés dos recrutadores e gerentes ficarem com suas caixas de entrada lotadas sem conseguir acompanhar, a tecnologia do ATS mantém os processos seletivos mais organizados, eficientes e de melhor acesso.

Com a facilidade da candidatura de empregos online, diversos candidatos tentam se candidatar a empregos os quais não são qualificados. Com o ATS, a ferramenta já faz um filtro para os recrutadores saberem quais são os currículos que devem ver, diminuindo o tempo gasto dos recrutadores de olharem perfis que não encaixam na vaga. 

É importante enfatizar que a utilização desse tipo de ferramenta é focada na busca de candidatos, para otimizar a contratação, a comunicação entre o RH e profissionais, divulgar as vagas de emprego e na admissão digital com a digitalização de documentos. 

ATS: recrutamento e seleção

O ATS, ou melhor, Applicant Tracking System é o sistema de rastreamento de candidatos. A tecnologia do software é utilizada desde a requisição de vagas até a contratação. Auxilia a triagem de currículos, entregando os candidatos mais qualificados de uma vaga e sua informações de modo rápido.

Muitas pessoas podem confundir o software com CRM, mas o foco dele é no recurso de busca de candidatos.O software rastreia de onde o candidato se aplica, coleta informações e faz a divulgação das vagas em diferentes canais e portais de emprego. 

Os recrutadores utilizam palavras-chaves para encontrar as informações mais importantes nos currículos dos aplicantes. Os CVs são rastreados rapidamente e o sistema entrega aqueles que fazem mais sentido para os filtros colocados para a busca. 

A implementação de um ATS no recrutamento e seleção de uma empresa reduz custos desnecessários, tempo dos processos seletivos, e as faltas de recursos. 

Recursos que o Sistema de rastreamento de candidatos oferece

No nosso site oficial da JobConvo, entramos em mais detalhes todos os recursos que o ATS oferece. Aqui, destacamos alguns dos principais:

Triagem de currículos

Com a capacidade de extrair informações e cruzar os dados entre empresas, vagas e currículos recebidos, a inteligência de ranqueamento garante que os candidatos com maior nível potencial estarão sempre em destaque no processo seletivo. Otimizando seu tempo de olhar por todos os currículos.

Vídeo entrevistas

Possibilidade de fazer entrevistas de vídeo conferência ou entrevistas em vídeos gravados.  Nos vídeos gravados, o recrutador faz uma entrevista com até 10 perguntas estruturadas onde o candidato deve responder em formato de vídeo. O recrutador pode compartilhar as respostas com seus outros colegas.

Aplicativos mobile

A possibilidade dos candidatos participarem dos processos seletivos pelo celular, inclusive as funções de vídeo.

Admissão Digital 

Processo de contratação de profissionais feito digitalmente através da entrega de documentos por foto e assinatura digital que elimina as inconsistências no e-social.

Relatórios

Utilize os relatórios para compreender melhor a performance de seus processos de recrutamento e seleção. Você entenderá quais são as fontes de onde vem os melhores candidatos, o tempo médio dos processos e outros dados. 

Vantagens do Sistema de rastreamento de candidatos para a organização

Cada vaga em uma empresa requer muito tempo dos recrutadores durante todo o processo de recrutamento e seleção. Em um processo seletivo manual, fazer a triagem de seleção de currículos ocupa mais que a metade do tempo dos recrutadores. Com um sistema que auxilia nisso, cai  para menos de 10 segundos para rever um currículo.

No processo manual, podem ser tantos currículos que os recrutadores acabam descartando alguns candidatos qualificados por falta de tempo. Assim, o software otimiza o tempo do processo e encontra os melhores candidatos. 

Além da triagem, a divulgação das vagas nos melhores canais para encontrar os profissionais do perfil da empresa, o ranqueamento de currículos, o gerenciamento de requisito de vagas, todos esse processos feitos pela ferramenta são otimizados.

Através dos relatórios, os recrutadores têm uma visão melhor de como estão sendo os processos seletivos, quais são os principais canais de atração de candidatos, o tempo médio de um processo para determinada vaga.

A experiência do candidato por ter a possibilidade de fazer etapas do processo seletivo através do celular, faz com que seja mais atraente, acessível e agradável para os possíveis candidatos do processo.

Agora que você já sabe mais sobre ATS, que tal dar uma olhada no nosso site para entender melhor o que esse software pode trazer para o seu processo seletivo?