Propaganda

Avaliação de competências: o que é e como fazer? Confira!

Avaliação de competências: o que é e como fazer? Confira!
Propaganda

A avaliação de desempenho é uma ferramenta valiosa para analisar se os colaboradores estão ou não atendendo as expectativas da empresa. Além disso, ela tem grande influência no desenvolvimento e resultados da organização. Durante este processo, é fundamental entender como aplicar uma avaliação de competências.

Esta avaliação irá conectar as necessidades da empresa com as competências e habilidades de toda a equipe. Assim, se torna possível melhorar a performance individual e coletiva de toda a companhia.

Mas, o que é esta avaliação e como realizá-la? Veja todas as respostas neste post e confira um passo a passo para você não errar mais na hora de avaliar funcionários ou de fazer a seleção de um novo colaborador. 

O que é uma avaliação de competências?

É uma ferramenta que consiste na avaliação da performance dos colaboradores. Ela é muito utilizada pela maioria das organizações e tem como objetivo impulsionar e melhorar as competências técnicas e comportamentais de toda a equipe. 

É importante saber primeiro que o conceito de competência representa a junção de 3 fatores, conhecidos como CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes. Eles serão essenciais na hora de fazer as análises e irão contribuir para o processo de autoconhecimento profissional.

Este modelo de avaliação facilitar o aumento da performance dos profissionais, seja auxiliando-os a adquirir novas habilidades ou a aprimorarem e desenvolverem as que já possuem. 

Como é feita a avaliação por competências?

Afinal, como fazer na prática a avaliação de competências? Veja abaixo os passos para te guiar nesta tarefa:

1. Identificação e mapeamento das competências

O primeiro passo é fazer um mapeamento das competências necessárias para desenvolver com excelência as atividades diárias da organização e de cada função. Para isso, é essencial saber quais são os tipos de competências para então identificá-las. Confira abaixo:

Competências técnicas

São as competências provenientes do conhecimento específico que cada indivíduo tem, ou seja, é o domínio dos métodos e ferramentas necessárias para exercer uma função específica. 

Competências conceituais

Competências que tem ligação com o conhecimento do profissional. Trata-se do domínio de conceitos e metodologias que embasam as atividades e são necessárias para exercer o cargo.

Competências interpessoais

Essas são as competências que tratam da forma como o colaborador se relaciona com os demais da equipe. Elas identificam como o profissional se comunica e faz suas interações, quais são seus valores e como é o seu comportamento na empresa. Por exemplo, elas podem auxiliar os gestores a enxergar como o indivíduo lida e age em trabalhos de equipe.

2. Levantamento do perfil comportamental

Com o mapeamento em mãos, a próxima etapa é elaborar o perfil comportamental de cada colaborador de acordo com as competências que foram definidas como essenciais. Assim, os gestores podem reunir as informações e chegar a uma análise final.

Lembre-se que isso irá depender de cada função exercida. Por isso, algumas atividades e cargos vão exigir mais de alguma competência específica do que outros.

3. Ações baseadas nos resultados

Por fim, é preciso pegar os resultados e análises e identificar quais atitudes a empresa pode tomar em relação aos colaboradores para melhorar seu desenvolvimento e progresso. A avaliação por competências pode ser realizada em diversos processos do RH. Veja as principais possibilidades:

  • Processos de recrutamento e seleção;
  • Planos de carreira;
  • Processos de treinamento e desenvolvimento.

Por isso, as decisões a serem tomadas vão depender de qual processo do RH ela foi aplicada. Assim, é possível planejar ações baseadas nos resultados. Por exemplo, para processos de T&D, a empresa consegue enxergar quais têm sido as deficiências da equipe e escolher os treinamentos mais adequados para priorizar naquele momento.

Dicas para implementar a avaliação de competências

O processo de avaliação por competências é de grande importância para obter sucesso nas organizações, por isso ele tem muito valor e precisa ser aplicado corretamente e com cuidados. 

Separamos algumas dicas fundamentais para implementar esta avaliação com êxito na sua empresa. Veja abaixo:

Faça reuniões

Estabeleça uma rotina de reuniões com toda a equipe para fazer avaliações. Ouça deles o que eles mesmos acham sobre quais competências faltam, sobre quais conhecimentos consideram importantes adquirir, etc. As autoavaliações são de grande importância e podem ajudar o RH a nortear os próximos passos a serem tomados. 

Dê feedbacks

As avaliações de competência sempre precisam oferecer um feedback final aos colaboradores. Eles devem ser apresentados com cuidado, de maneira clara e construtiva, pois é sempre um momento delicado para os gestores. Porém, são de grande valor e fundamentais para gerar melhorias na equipe.

Aprenda com os erros

É importante ter uma cultura organizacional que permita erros. Isso não quer dizer que eles devem acontecer constantemente, mas a empresa precisa compreender que as falhas vão acontecer e vão servir como aprendizado, gerando melhores soluções.

Além de que uma cultura extremamente rígida traz bloqueio e impede que a organização se arrisque, fazendo com que a empresa nunca queira apostar em inovações.

Simule situações reais

Um dos métodos para fazer a avaliação é utilizar simulações para observar as situações reais das rotinas da empresa. Afinal, a prática é a melhor forma de analisar as competências e observar as reações de trabalho mais comuns da equipe.

Uma estratégia que tem sido explorada cada vez mais no mundo corporativo é a gamificação. Através dela, é possível simular situações de forma lúdica, como se fosse um jogo com regras e recompensa. É uma ótima forma de engajar os colaboradores.

Peça feedback dos clientes

A última dica é pedir um feedback aos clientes sobre os colaboradores. Dessa forma é possível ver como um funcionário é enxergado e como o seu trabalho é visto. Essa comunicação também permite identificar as necessidades dos clientes e conhecê-los melhor. Isso pode ser feito através de questionários que tenha perguntas sobre os aspectos que precisam ser avaliados.

Benefícios da avaliação de competências

A avaliação por competências é um grande auxílio aos gestores de RH e existem inúmeros benefícios que ela pode trazer às empresas. Veja abaixo os principais:

Identificação dos déficits internos

Um dos principais benefícios é os gestores poderem identificar com mais facilidade os pontos a serem melhorados na equipe. É possível enxergar as falhas e os pontos fracos, permitindo que o RH planeje soluções de forma mais estratégica.

Aumento da produtividade

Com a identificação das competências e habilidades de cada profissional, o RH pode gerenciar melhor as equipes e direcionar os colaboradores para as funções mais adequadas e de acordo com as suas capacidades. Então a produtividade aumenta e gera melhores resultados.

Assertividade nos treinamentos

Um dos processos beneficiados com essa avaliação é o de treinamento e desenvolvimento. Isso porque a empresa passar a ter conhecimento de quais áreas estão precisando de ensino e aprendizagem para passar a gerar resultados mais eficazes.

Auxílio no recrutamento e seleção

Por último, a avaliação por competências traz muitas vantagens ao processo de recrutamento e seleção. Antes mesmo do profissional entrar no time, já é verificado se suas competências, habilidades e valores estão de acordo com os da companhia. Assim, a seleção se torna mais objetiva e eficiente.

Agora que você aprendeu tudo sobre como avaliar um profissional, que tal saber como anda o clima organizacional da sua empresa? Preparamos uma planilha para você calcular a taxa de rotatividade dos funcionários e analisar como está a saúde da organização. Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais