Banco BS2 e seu case inovador com o jogo Among Us

Banco BS2 e seu case inovador com o jogo Among Us

O processo de transformação digital acelerou nos últimos anos e as organizações precisam se adaptar a esta nova era. Dentro deste cenário, os processos seletivos não poderiam ficar de fora! O RH tem se tornado cada vez mais tecnológico e estratégico.

Neste artigo, iremos abordar um case de sucesso do Banco BS2, que passou por essas mudanças e iniciou um programa de estágio voltado para desenvolver talentos em tecnologia, utilizando a plataforma de seleção da JobConvo. Continue acompanhando a leitura!

 

Sobre a empresa

O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras e de tecnologia para empresas e pessoas físicas. Foi pioneiro no país na oferta de uma conta digital integrada a uma jornada de investimentos e conta internacional, com saldo em dólares, no mesmo APP. Para empresas, além de uma plataforma de autosserviço, o banco oferece diversas possibilidades de integrações, customizadas ou de prateleira, para automatizar as rotinas financeiras.

Recentemente, o banco digital deu início ao seu primeiro programa de estágio para desenvolvimento de talentos em tecnologia. A escolha pela plataforma de seleção da JobConvo se deu por ela ser a única plataforma que vai desde a requisição de vagas até a admissão, fazendo a integração com o sistema de folha da empresa.

 

Como o programa de estágio foi desenvolvido?

O programa de estágio do BS2 foi desenvolvido pela necessidade de suprir a organização com profissionais preparados para assumir novos desafios e que tivessem um perfil disruptivo.

O processo começou quando o time de RH se reuniu com o time de tecnologia para desenhar a persona do estagiário que estavam buscando. A partir dessa cocriação, definiu-se a ferramenta de busca com o perfil do profissional.

A conclusão a que se chegou foi que não seria necessário um profissional com uma formação específica, mas sim, de talentos apaixonados por tecnologia, ferramentas de desenvolvimento e linguagem de programação. Jovens que estão buscando trabalhar em um ambiente colaborativo e inovador.

A partir de então, analisaram que para serem atrativos, precisariam mudar a forma de selecionar. Foi quando surgiu a ideia de usar um jogo para qualificar o perfil comportamental desses jovens.

É importante ressaltar que o Among Us não foi a única ferramenta utilizada para avaliação. Existiram outras etapas eliminatórias e classificatórias, como: aplicação de teste de lógica, apresentação de case técnico, entrevista por competências e aplicação de Assessment.

A ferramenta da JobConvo foi utilizada em diversos momentos e teve um papel crucial nesse processo. Na primeira etapa, por exemplo, foi feita a aplicação do teste de lógica e do teste comportamental, além de perguntas abertas desenhadas dentro da plataforma em relação à vaga e aos interesses de cada um.

Todos aqueles que tiraram mais de 70% no teste de lógica, aplicado na primeira etapa, passaram para a segunda: o jogo Among Us. O objetivo era analisar a parte comportamental dos candidatos aprovados durante a aplicação do jogo.

 

De onde surgiu a ideia do “Among Us”?

Antes de seguirem adiante foi enviado um e-mail para os candidatos explicando qual seria a outra etapa do processo seletivo, dando a oportunidade para que eles pudessem conhecer o jogo e se preparar para a avaliação. Importante destacar que, nessa fase, foram classificados e avaliados 80 candidatos.

Among Us é um jogo de detetive virtual, em que é possível avaliar de forma criativa e descontraída o comportamento dos candidatos por meio de suas ações dentro do jogo, atitudes diante das questões da partida e as reações aos acontecimentos. Foram colocados de 5 a 6 candidatos jogando simultaneamente, enquanto a banca avaliadora observava a partida, montando um relatório e avaliando cada jovem.

A última fase foi a aplicação do case técnico, em que foi dada a chance de escolha entre duas opções de cases, com um período para estudar antes.

Os candidatos trouxeram vários insights e houve ainda aqueles que desenvolveram sites, QR Code e apresentaram, em tempo real, o seu código fonte. O resultado foi surpreendente, ao ponto do Banco BS2 aumentar o número de vagas. No fim, a empresa contratou o dobro de profissionais para o programa de estágio.

Como funcionou o feedback da empresa para os candidatos

Os feedbacks foram feitos por meio da plataforma de seleção da JobConvo.

Uma das premissas da empresa é dar um retorno a cada indivíduo, seja ele positivo ou como uma oportunidade de melhoria. Os pontos cruciais que levaram à tomada de decisão para a escolha dos profissionais finalistas foram explicados aos candidatos. A plataforma facilita essa parte do processo, em que é possível automatizar de forma humanizada e pontual as mensagens e respostas.

Durante o processo seletivo, com o objetivo de serem transparentes e coerentes, a cada fim de partida do Jogo Among Us, o time de recrutadores se reunia com as lideranças e demais participantes da banca para avaliar cada um. 

Por meio de uma planilha de métricas, desenvolvida pelo BS2, foi possível analisar e contabilizar o desempenho de cada jovem talento. Assim, foi possível obter resultados mais assertivos, descobrindo novos talentos e profissionais extremamente qualificados, o que tornou o case um sucesso!

Os resultados: como o jogo melhorou a experiência do candidato?

Foi aplicado o Net Promoter Score (NPS) – metodologia de satisfação de cliente – em todos que participaram do processo seletivo para o programa de estágio. O feedback dos candidatos sobre o case Among Us foi altamente positivo, chegando a um resultado de 98. Os participantes destacaram essa etapa do processo de seleção como um diferencial criativo e assertivo. Muitos comentavam sobre diversos outros processos seletivos antigos, com resultados pouco satisfatórios, como a experiência com o jogo foi proveitosa.

Um dos pontos mais assertivos da aplicação do Among Us foi utilizar uma ferramenta divertida e popular entre os candidatos, mantendo o clima leve e aberto para que cada participante pudesse mostrar suas características e pontos fortes. 

Para experimentar na prática todas as vantagens da plataforma de seleção da JobConvo, clique aqui e solicite a sua demonstração GRATUITA!

 

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Newsletter BR

Pesquisa Vagas

Vagas Tech

PodCast

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais