Benefícios flexíveis: 4 vantagens que você precisa saber

Benefícios flexíveis: 4 vantagens que você precisa saber

É normal que exista uma grande diversidade de gerações dentro das empresas: pessoas com diferentes perfis, necessidades e em momentos de vida diferentes. O pacote de benefícios flexíveis busca atender essas diferenças, possibilitando que o colaborador customize aquilo que lhe será oferecido.

Esses benefícios ajudam a trabalhar a motivação interna de uma empresa e fortalecem a marca empregadora. Continue a leitura e saiba mais sobre!

O que são benefícios flexíveis?

No modelo de benefícios tradicional, as empresas criam um pacote de benefícios padrão, com tudo aquilo que seus colaboradores têm a receber. São coisas básicas, como: plano de saúde, vale-alimentação e vantagens para a aposentadoria.

Já os benefícios flexíveis são todos aqueles que o colaborador pode negociar com a empresa, sempre de acordo com as suas preferências. A forma mais comum é a administração por limite de pontos, que possibilita que o profissional monte o conjunto de benefícios que mais lhe agrada, tendo validade de seis meses até um ano.

Ao optar pelo benefício flexível, é possível incluir opções como: auxílio-creche, curso de idioma, vale academia, medicamentos, entre outros. Então, cada colaborador tem uma lista de itens para escolher.

Porém, existem algumas regras e limites estabelecidos que normatizam essas escolhas. Em geral, é utilizado um sistema de pontos na seleção. Dessa forma, o colaborador recebe um valor, por exemplo, 500 pontos. Dentro disso, ele faz suas escolhas.

Cada benefício pode valer entre 10 e 50 pontos. Dessa forma, o indivíduo escolherá aquilo que melhor se encaixa em seu limite.

Qualquer empresa pode aderir aos benefícios flexíveis?

Qualquer empresa pode oferecer benefícios flexíveis, desde que sejam aplicados da forma correta e dentro das determinações estabelecidas pela lei 5.452, art. 461 da CLT, disponibilizando uma política igualitária para todos os colaboradores.

A lei para os benefícios flexíveis diz:

“Sendo idêntica à função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

  • 1º Trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos.”

Principais tipos de benefícios flexíveis

Os principais benefícios flexíveis são:

Cartões de benefícios flexíveis

Um dos benefícios flexíveis que as empresas mais oferecem. Normalmente, as organizações terceirizam o serviço de repassar esse cartão, contratando empresas especializadas para isso.

Essas empresas oferecem facilidade ao utilitário, oferecendo, através de um cartão único, diversos benefícios, como VR, VA, vale-cultura, vale-farmácia, entre outros.

A principal diferença desse tipo de cartão de benefício é que ele pode ser utilizado em qualquer lugar, sem restrição.

Auxílio-creche

O auxílio-creche é conhecido como benefício essencial, principalmente para empresas que possuem um número grande de mulheres em sua equipe. Através deste auxílio, os colaboradores evitam ausências e atrasos, além de se manterem mais tranquilos durante o trabalho, já que seus filhos ficam na creche, contribuindo também para a empresa ao elevar os índices de assiduidade.

Bolsas de estudo

A educação possui grande importância para o crescimento dos colaboradores. Por isso, a oferta de auxílio-educação, para custear cursos online, aulas de idiomas, especialização e workshops, se tornaram populares em empresas que buscam desenvolver e apoiar cada vez mais seus profissionais.

Esse benefício flexível, além de auxiliar no desenvolvimento do colaborador, torna a empresa mais atrativa para possíveis novos candidatos que buscam bons benefícios como um diferencial no mercado de trabalho.

Vale-combustível

O vale-combustível é ideal para os profissionais que precisam se deslocar de carro ou moto até o local de trabalho, evitando o transporte público. Em algumas empresas, o colaborador pode escolher entre vale-transporte ou vale-combustível.

Gympass

Este benefício flexível tem como objetivo aumentar a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos colaboradores. O benefício pode ser utilizado em mais de 50 mil estabelecimentos parceiros da empresa Gympass.

Para o Gympass ser utilizado, a empresa precisa ativar um plano para seus colaboradores, que podem selecionar o local e suas atividades preferidas através do aplicativo da empresa, como Yoga, musculação, pilates, entre outras.

Quais as vantagens de se flexibilizar o plano de benefícios?

Os talentos mais qualificados do mercado estão cada vez mais exigentes em relação a qual empresa irão trabalhar. Assim como eles buscam aprimorar suas competências para oferecer o melhor desempenho em suas funções, também esperam que seus empregadores se preocupem em oferecer os melhores benefícios.

Com base nesse panorama de troca que envolve a qualidade de vida e bons benefícios, as vantagens de oferecer benefícios flexíveis para seus colaboradores e candidatos são:

  • Auxiliar o desenvolvimento pessoal do profissional;
  • Melhorar a relação entre o colaborador e a empresa;
  • Oferecer assistência para a resolução de problemas;
  • Melhorar o relacionamento entre os colegas de trabalho;

Também podemos destacar outras vantagens, como:

1. Aumento da satisfação de toda a equipe

A primeira vantagem pode ser vista na motivação dos funcionários e em sua produtividade. Profissionais mais satisfeitos e felizes com seu trabalho, e benefícios, se tornam mais engajados no cumprimento de suas tarefas e na excelência das suas funções.

Cobrar um melhor desempenho de um colaborador insatisfeito e desanimado é algo muito difícil. Por isso, é importante que haja um incentivo que cause impacto na produtividade. 

É por meio dessa estratégia que a empresa pode gerar uma equipe mais engajada e comprometida com as metas da organização.

Além disso, diversos fatores que envolvem o desempenho profissional estão ligados ao psicológico do colaborador. Ou seja, o sistema de benefícios flexíveis permite que o colaborador priorize aquilo que considera mais importante, tendo liberdade de optar por aquilo que atende suas reais necessidades, aumentando sua satisfação, o mantendo mais motivado e produtivo.

2. Diminuição do turnover

Ao nível de satisfação e permanência dos talentos na empresa, os benefícios flexíveis refletem diretamente na taxa de turnover. Quanto mais pessoas desejarem trabalhar na empresa e maior for a satisfação dos colaboradores, menor será a necessidade de mudar a sua organização para suprir a saída de profissionais insatisfeitos.

Depois que a empresa encontra os talentos mais qualificados, o plano de benefícios flexíveis ajuda em sua permanência. A rotatividade causa despesas importantes. Por isso, é necessário evitar a saída de bons funcionários, atendendo suas necessidades de forma prática.

3. Melhora no clima organizacional 

Aplicar benefícios flexíveis que visam o bem-estar do colaborador transforma o clima organizacional, tornando-o mais leve e positivo. Isso eleva a fidelidade e satisfação do profissional em relação à empresa, melhorando o relacionamento interpessoal dentro da organização e solucionando problemas de falta de engajamento, desânimo e rendimento dos colaboradores.

4. Atração e retenção de talentos

A oferta de bons benefícios atrai os talentos mais qualificados, afinal, dar opções aos profissionais gera um sentimento de liberdade e bem-estar maior, tornando a marca mais valiosa e atraente para outros talentos.

Empresas que disponibilizam um ambiente interativo e diferenciado para seus colaboradores, com opções de lazer para os horários de pausa no trabalho e diversas outras vantagens, são o sonho de qualquer talento.

Tudo isso não só atrai, mas retém os talentos, que ao encontrarem aquilo que supre suas necessidades, pensam apenas em alavancar suas carreiras dentro da empresa e bater suas metas com excelência para permanecer em seu cargo.

Como implantar os benefícios flexíveis na empresa?

Veja abaixo como implementar a política de benefícios flexíveis em sua empresa:

Faça a pesquisa de clima organizacional

O primeiro passo é realizar uma pesquisa interna de clima organizacional, buscando conhecer seus colaboradores e como eles avaliam os benefícios existentes. Para esse diagnóstico, é utilizada a percepção e sentimentos dos colaboradores para compreender como é trabalhar na organização, incluindo as vantagens oferecidas e a satisfação de cada um em relação a elas.

Descubra as maiores demandas da sua equipe

Após conhecer o seu público interno, é necessário saber quais são suas principais necessidades, questionando-os quais benefícios mais lhes agradaram e aquilo que eles gostariam de ter como vantagem e melhoria no ambiente de trabalho.

Outro ponto importante é informar os profissionais sobre a elaboração de um plano de benefícios flexíveis e pedir sugestões aos colaboradores. Esse processo pode ser feito por e-mail, caixas de sugestões ou redes sociais internas.

Encontre os melhores fornecedores

Atualmente, as empresas utilizam a terceirização de diversos serviços oferecidos por seus benefícios. Por isso, é necessário escolher com cautela quais serão as empresas parceiras do seu negócio, analisando os melhores fornecedores para cada benefício determinado pelo RH.

Analise a viabilidade jurídica

É importante que a empresa se atente a obrigatoriedade de alguns benefícios, como o cartão alimentação, obrigatório para empresas com mais de 300 colaboradores.

Algumas normas são determinadas em convenções coletivas e sindicatos, por isso, é importante que o RH esteja sempre alinhado às regras que possam surgir vindas desses grupos.

Comunique a todos

Após definir os benefícios que mais agradam os seus colaboradores e que se encaixam no orçamento, é necessário comunicar a mudança para os profissionais. Busque passar as informações de forma clara e explicativa.

Tudo deve ser registrado e assinado, detalhando todas as normas, como: permissão para mudanças, período para que seja implantado e possíveis descontos. Isso irá trazer maior segurança jurídica a todos.

Gostou deste artigo? Se você deseja organizar e calcular o orçamento anual do seu RH, clique aqui e baixe a nossa planilha de planejamento financeiro!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais