Propaganda

Business Intelligence: Conheça nossa estratégia para o crescimento de admissão digital corporativa

Business Intelligence: Conheça nossa estratégia para o crescimento de admissão digital corporativa
Propaganda

As novas tecnologias e tendências modernas ganharam grande espaço no mundo corporativo. Afinal, os recursos para automação dos processos têm se tornado cada vez mais essenciais para alcançar resultados eficientes e otimizar os processos de RH. Além disso, tem crescido a busca por um modelo de gestão objetivo e efetivo, que se baseia em dados reais e concretos. Esse conjunto de processos e técnicas,  que são utilizados de forma inteligente por meio de dados, é chamado de business intelligence.

Para descobrir mais sobre esse tema, como ele pode ser aplicado no RH e qual é a estratégia de BI da JobConvo para a admissão digital corporativa, é só continuar acompanhando a leitura!

O que é business intelligence e para que serve?

Business Intelligence é literalmente o que significa a sua tradução: uma inteligência de negócios. Para ser aplicado, dados brutos são transformados em informações importantes e úteis, que servirão como base para criação de uma estratégia eficiente e assertiva.

O BI engloba análises, mineração de dados, visualização de dados e práticas recomendadas para realizar tomadas de decisões impulsionadas por dados. São utilizadas ferramentas que coletam e catalogam as informações, o que viabiliza a descoberta de padrões, comportamentos e tendências que podem ser aplicadas nos processos da empresa.

Portanto, um business intelligence moderno é quando a empresa possui uma visão completa sobre os seus dados, utilizando essas informações para criar estratégias e promover mudanças positivas. Com ele, é possível fazer com que a organização se adapte rapidamente às mudanças do mercado e diminua os pontos que se mostram ineficientes.

Como aplicar o business intelligence no RH?

Como já abordamos, o BI é capaz de obter uma análise completa sobre os dados da organização. E não há dúvidas de que o RH é um setor importante para utilizá-lo, já que lida com o principal ativo do negócio: os colaboradores. A ferramenta oferece uma análise dos indicadores de gestão, o que auxilia o RH a realizar ações mais estratégicas na organização. Quando um processo de BI é aplicado, os gestores passam a entender melhor sobre a própria empresa e o que pode ser aprimorado. 

Na prática de business intelligence, há alguns segmentos específicos para cada área do negócio. Um dos mais utilizados no setor de recursos humanos é o People Analytics. Ele consiste na coleta e análise de dados, mas com o foco na geração de valor do capital humano na empresa. Mas afinal, como ele pode ser aplicado no setor? Veja abaixo:

1. Recrutamento e seleção

No RH estratégico, o processo de recrutamento passa a ser um ponto elementar para a gestão do setor. Afinal, se ele não tiver eficácia, pode trazer alguns prejuízos para a empresa, como a alta rotatividade de funcionários. Portanto, é fundamental diminuir ao máximo a margem de erro nas contratações.

No recrutamento, o BI é aplicado para que os gestores conheçam a empresa e estabeleçam um perfil de colaborador que mais se adequa ao trabalho. Com isso, a procura por talentos será mais objetiva e assertiva.

Após essa fase do recrutamento e seleção, o BI também é utilizado para otimizar todo o processo de candidatura, por meio de ferramentas que auxiliam os gestores a visualizarem de forma mais completa os candidatos, seus interesses, personalidade e comportamentos.

2. Retenção de talentos

A busca pela retenção de talentos nas empresas deve ser sempre constante. Em alguns negócios, isso pode ser uma tarefa difícil, pois mesmo com diversas tentativas, os gestores não conseguem descobrir os verdadeiros motivos para a baixa taxa de retenção. É aqui que o BI entra neste cenário. Ele é aplicado para entender os motivos que levam os talentos a não permanecerem na empresa, para então pensar em soluções de como mudar essa situação.

As ferramentas são capazes de gerar relatórios sobre os colaboradores, que permitem que os gestores façam análises mais precisas, entrando com pesquisas e  soluções para aumentar essa taxa.

3. Desempenho dos colaboradores

Quando se trata da performance dos colaboradores, o BI também é essencial. É possível aplicá-lo para analisar o desempenho de um colaborador ou de toda uma equipe. Com as ferramentas, os gestores podem fazer a relação dos colaboradores com os lucros, entender o quanto cada um tem produzido, quanto o funcionário custa para a empresa, dentre outros dados importantes. 

Esses relatórios também identificam quais são os momentos em que há uma melhor performance dos profissionais e quais se destacaram. Dessa forma, há como identificar as possíveis promoções, o que está diminuindo a produtividade, quais fatores estão influenciando na entrega dos resultados, se há necessidade de treinamentos e outros dados fundamentais para o avanço da empresa.

Vantagens do BI para as empresas

Confira agora quais são as principais vantagens da aplicação do business intelligence nas empresas:

  • Relatórios rápidos e precisos;
  • Reações rápidas às mudanças do mercado corporativo;
  • Facilidade para mapear os acontecimentos e extrair dados relevantes;
  • Otimização dos processos, pois os dados coletados irão trazer mais assertividade nas tomadas de decisão;
  • Previsão de tendências;
  • Redução de riscos em ações do setor e possíveis investimentos;
  • Melhor planejamento de estratégias, pois o BI auxilia a apontar caminhos mais eficientes para o desenvolvimento da empresa;
  • Registros que ajudam na projeção e ajustes de ações que não renderam como o esperado.

Como implementar o business intelligence na sua empresa?

Veja abaixo o passo a passo para implementação do BI em sua empresa:

1º passo: Escolha uma ferramenta eficiente

Antes de tudo, é preciso contar um software que atue com o BI. Para isso, busque entender quais são as necessidades e objetivos da empresa. Não vá para as opções mais baratas ou as mais caras, mas sim aquelas que realmente atendam o que o setor precisa. Faça uma pesquisa ampla e selecione a ferramenta que será a ideal para conseguir traduzir os objetivos em dados e, consequentemente, em resultados.

2º passo: Tenha conhecimento sobre KPI’s

Os KPIs são os indicadores de desempenho. Eles oferecem números importantes para entender quais são as melhores soluções de BI para aplicar em sua empresa de forma assertiva. 

3º passo: Organize os dados

O gerenciamento de dados também é fundamental na implementação. É preciso ter um lugar para concentrá-los, para assim visualizar as métricas e os indicadores. Por isso, também é essencial buscar um software que centralize as informações, reunindo os dados em um só lugar, e que faça a integração com outras plataformas da empresa. Dessa forma, o business intelligence irá funcionar de forma mais abrangente.

4º passo: Envolva a equipe na implementação

Por fim, é preciso envolver toda a equipe na implementação. Afinal, novas tecnologias serão utilizadas e todos precisam estar prontos para utilizá-las de forma eficiente. Quanto mais rápido os profissionais absorverem as mudanças, mais rápido o RH obterá os resultados esperados.

Como a JobConvo utiliza o BI na admissão digital?

A JobConvo é uma plataforma líder em gestão de recrutamento e admissão. Ela utiliza o business intelligence para auxiliar as empresas a alcançarem resultados eficientes na admissão digital. Veja abaixo:

Relatórios inteligentes

O software JobConvo é a primeira plataforma do mercado a oferecer relatórios inteligentes durante o processo de R&S. São relatórios analíticos, com uma abordagem centrada em dados que combinam a ciência de análise preditiva com capacidades avançadas de inteligência de negócios. 

Além disso, a partir de um painel, você pode visualizar todos os indicadores dos processos seletivos, por vaga ou geral, durante o período de tempo desejado. Esses relatórios auxiliam os profissionais de RH a acompanhar o progresso das vagas abertas e encerradas, refinar o processo de recrutamento e entender de onde vem a maioria de suas candidaturas. Também é possível analisar dados agregados para avaliar sua velocidade de contratação ao longo do tempo e analisar relatórios de atividades para ajudar sua equipe a melhorar.

Vale lembrar que todos esses dados podem ser exportados para uma planilha de Excel. Assim, você poderá enviar os relatórios para outras pessoas dentro da sua empresa para serem analisados e tomar ações estratégicas em relação ao processo de recrutamento e seleção. Afinal, na JobConvo, os dados dos processos do cliente são do cliente. Dessa forma, é possível baixar todas as informações em planilhas para que o recrutador possa fazer análises mais adequadas.

Aplicativo para candidatos

A JobConvo também oferece um aplicativo para candidatos capaz de listar as vagas, chamado de “Pesquisa vagas”. Ele funciona por meio de inteligência artificial e de acordo com a geolocalização do candidato. 

Atualmente, o uso do celular se tornou muito mais presente na vida das pessoas, mas grande parte dos processos em plataformas precisam ser feitos pelo computador. O aplicativo consegue incluir a parcela da população que não possui computador e precisa resolver tudo pelo celular, além de ser mais uma ferramenta de busca por empregos.

Ele foi desenvolvido para democratizar o acesso às oportunidades de emprego, permitindo a candidatura para uma oportunidade de trabalho através da própria ferramenta, por chatbot. 

Gostou deste artigo? Nós, da JobConvo, buscamos entender cada vez mais as necessidades do RH e oferecer as melhores soluções do mercado para os processos de recrutamento, seleção e admissão.

Se você quer experimentar na prática todos os benefícios de um software de R&S que utiliza o business intelligence, é só solicitar uma demonstração GRATUITA. Clique aqui!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais