Capacitação profissional: entenda o que é e qual é a sua importância

5 (100%) 1 vote[s]

Os colaboradores da sua empresa são as pessoas que fazem a sua empresa crescer, avançar e lucrar. A capacitação profissional é a forma que a empresa encontra para ajudar seus profissionais a desenvolver habilidades e competências que vão lhe ajudar na sua rotina de trabalho. Assim, a equipe acaba sempre evoluindo junto com o mercado.

A capacitação de profissionais é uma prática que se tornou comum na realidade das empresas. Por mais que o mercado esteja cada vez mais exigente, as empresas têm olhado, também, por pessoas que tem o melhor fit cultural ao invés de focar tanto em competências. Então, as empresas tem sido cada vez mais abertas a providenciar cursos, treinamentos ou qualquer tipo de capacitação para ajudar o seu colaborador a ter uma alta performance em seu trabalho. Além disso, as organizações, que oferecem esse tipo de apoio aos seus funcionários, além de garantir uma equipe qualificada, geram uma maior credibilidade no mercado, oferecendo em um ótimo produto e serviço aos seus consumidores.

Diferença entre capacitação profissional e qualificação profissional

Os termos capacitação e qualificação profissional podem confundir várias pessoas, gerando diversas discussões sobre as principais diferenças entre elas. Os termos são sim semelhantes mas seus significados são distintos e aplicados em contexto diferentes.  

1- O que é qualificação profissional

A qualificação profissional se refere à formação dos profissionais que estão disponíveis no mercado. São os cursos já feitos, sua formação, experiências acumuladas até o momento que o qualificam como profissional de certa área.

Para você conseguir visualizar melhor, por exemplo, no próprio currículo é onde é encontrado detalhes da qualificação de um indivíduo pois mostra todas essas informações o como onde se formou, cursos feitos, quais tipos de softwares e programas que sabem usar, línguas faladas e outras qualificações necessárias para aplicar à um emprego.

Quando vemos no jornal que há muita mão de obra desqualificada disponível no mercado, quer dizer que há muitas pessoas desempregada, mas elas não possuem as qualificações necessárias para as vaga disponíveis.

Na hora de montar uma vaga, a equipe de Recursos Humanos deve elaborar quais são as qualificações necessárias para o preenchimento das vagas. Isso se baseia muito no cargo o qual  indivíduo está aplicando e o que ele deve ter para se encaixar nos requerimentos técnicos da função. Geralmente, o recrutador define com os próprios membros da equipe e nível de cargo.  A qualificação de um candidato é muito importante na hora de selecionar ele para a vaga, mas não significa que deve ser o único critério de seleção do mesmo.

2- O que é Capacitação profissional

A capacitação profissional significa a preparação de uma pessoa para enfrentar situações de seu cotidiano no ambiente de trabalho. É uma maneira que a organização tem de preparar seu colaborador para realizar certas atividades sem precisar do auxílio de outros colegas.

A capacitação não é focada em apenas conhecimentos técnicos, pode surgir como uma forma de desenvolver novas habilidades e auxiliar na melhoria dos colaboradores em certos aspectos como planejamento, liderança, relacionamento interpessoal e outros. Tem como objetivo fazer com que o profissional continue desenvolvendo e aprendendo novas competências técnicas e emocionais visando diversos cenários. A capacitação surge como uma forma de desenvolver o indivíduo como um todo.

O departamento de RH e treinamento são responsáveis em ajudar a empresa nestes processos de capacitação com diversos programas, ferramentas e palestras para contribuir no desenvolvimento dos profissionais. Há empresas que criam “universidades” in house com cursos para a educação de atuais funcionários e talentos que no final do curso tem chance de fazer parte da organização. O conceito de universidade corporativa vem crescendo no mundo do mercado, em empresas pequenas e médias geralmente é aplicado com apoio externo.

A  capacitação do indivíduo vai influenciar em sua performance em diferentes atividades dentro da organização a qual faz parte. A capacitação, inclusive, pode ajudar o indivíduo a crescer profissionalmente. Essa preparação só traz vantagens tanto para empresa quanto para as pessoas, por ajudar cada um a se desenvolver e ser melhor em seu trabalho e a organização ter dentro de seu quadro de funcionários profissionais capacitados e em constante aprendizado prontos para resolver diversos problemas.

As empresas mais modernas vêem seus funcionários como o momento atual da empresa. Eles não pensam mais no medo de capacitar seu colaborador e ter chance de perdê-lo para o mercado. O que é pensado é que quanto mais capacitado e qualificado, melhor para o momento o qual ele está na empresa, pois é quando ele está colocando em prática o seu aprendizado. A empresa não deve estar preocupada em capacitar o profissional para o mercado e sim em fazê-lo ter alta performance para ajudar na rentabilidade de seu negócio no momento atual.

3-  A junção da capacitação e da qualificação profissional

Em suma podemos dizer que a capacitação profissional estimula o crescimento contínuo do indivíduo, visando diferentes tipos evolução como capacidades técnicas, emocionais, comportamentais e habilidades. A Qualificação é o profissional que está apto ao trabalho através de diversos estudos focados na área a qual ele quer se estabelecer no mercado.

 

4 – Por que a sua empresa deve investir em capacitação profissional

O mercado está cada vez mais exigente e os avanços das tecnologias dificultam na hora de encontrar pessoas qualificadas e capacitadas para as funções. A saída que várias empresas estão buscando é em investir na capacitação profissional de seus próprios funcionários. Já explicamos o que é a capacitação profissional, mas você sabe quais são as vantagens de investir na capacitação profissional?

  • Vantagem competitiva

Com uma equipe altamente capacitada, a empresa vai além e alcança resultados positivos, tornando-se referência e deixando sua marca mais competitiva no mercado.

  • Menor rotatividade

Investir em seus próprios colaboradores diminui o número de turnover dos funcionários, já que eles se tornam cada vez mais preparados e atualizados com as atividades exercidas em sua função.

  • Motivar sua equipe

Quando a empresa demonstra interesse em capacitar seus funcionários, eles acabam ficando mais motivados por se sentirem valorizados e vão dar o melhor deles mesmos em suas atividades, garantindo uma melhor produtividade.

  • Inovação da empresa

Ao investir na capacitação dos colaboradores, a equipe acaba sempre tendo novas idéias, visões e conhecimentos. Isso colabora na inovação de processos e produtos, otimização de atividades.

Para os melhores resultados, é necessário que os indivíduos estejam tanto qualificado quanto capacitado, assim ele estará pronto para lidar com diferentes problemas, desafios, novas oportunidades e ir além do esperado. Os profissionais valorizam empresas que reconhecem cada um e estimulam a evolução deles.  O ideal é que você esteja sempre aprendendo, afinal, educação nunca é demais!