Capital humano: como ele influencia na empresa?

5 (100%) 1 vote[s]

Entender o que é e como funciona o capital humano é imprescindível para a empresa caminhar rumo ao sucesso. Confira, a seguir.

O capital humano é responsável pelo sucesso da empresa. Todos os empreendimentos são realizados por indivíduos, mesmo em situação em que os equipamentos e máquinas compõem parte essencial da empresa. É por meio dos indivíduos que a gestão, a utilização tecnológica, a posição do mercado e a relação com a sociedade são possíveis. Os colaboradores têm consideração de um tipo especial de capital para organização, compondo o denominado capital humano de um empreendimento.

O que significa capital humano e por que ele importa tanto para empresas?

A conceituação por trás do capital humano apareceu entre os séc XVIII até XIX, a contar a avaliação de teóricos econômicos, como Arthur Lewis e Adam Smith. Este conceito de capital humano, então, requisitava a necessidade de os empreendimentos não se disporem apenas aos aspectos técnicos, mas humanos, em momento do estabelecimento de normas próprias de funcionamento.

Neste começo, o capital humano tinha associação, de forma básica à força do trabalho de um empreendimento. Porém, a relação era uma conceituação ainda incompleta, porque havia a comparação dos indivíduos a um tipo de massa de caráter homogêneo – que não tinha reflexo na realidade, porque cada um apresenta seus próprios comportamentos e características.

Um tempo depois, em momento dos anos 50, o profissional de economia Theodore Schultz, que compôs tal conceituação. Ele fez a definição do significado do capital humano como um agrupamento, capaz de englobar a capacidade de produção dos valores a contar das habilidades, conhecimentos e afins relativas aos indivíduos.

Outro profissional, Paulo Sandroni, é capaz de associar o capital humano de uma empresa ao grupo de investimentos reservados à formação educacional e profissional. Isto quer dizer que, a maneira como o empreendimento faz a preparação desses profissionais para que possam fazer a entrega do resultado almejado.

Já que os indivíduos apresentam responsabilidade pelo destaque da competitividade de um empreendimento, há a necessidade de compreender como elaborar uma gestão correta e, de fato, o que é o capital humano. Em razão disso, os departamentos que envolvem os recursos humanos precisam da adoção de um comportamento mais estratégico e adequado em relação aos critérios necessários da empresa.

Quanto ao capital humano, a função do RH é fazer a garantia do sucesso da empresa, algo capaz de ser conquistado de modo fácil através da atratividade, contrato e retenção de talentos melhores. Dessa forma, há a necessidade que a gestão das pessoas acabe passando por processos otimizadores, pelos quais constroem-se elos entre funcionários e os objetivos do capital humano nas organizações.

5 dicas para reter talentos

Algumas dicas podem auxiliar a empresa na retenção dos talentos, bem como num capital humano que otimize o negócio. Confira as 5 principais ideias relevantes, para tanto:

Conhecer as habilidades exigidas e o perfil do colaborador

Uma gestão de competência, que faz a identificação do perfil profissional que contribui para um retorno maior a uma empresa, eleva a sua importância. Estas habilidades e competências da organização necessitam ter definição desde o planejamento de caráter estratégico, para que auxiliem na gestão do capital humano em todo o procedimento, em questão.

Capacitar a equipe com o auxílio dos meios que inovem

Esse fato é importantíssimo para um capital humano consistente. Construir a cultura com base na aprendizagem e na colaboração entre os servidores do empreendimento é essencial para o capital humano. É importante mostrar como a gestão do saber tem capacidade de impulsionamento de resultados. O investimento em meios de caráter digital e de inovação para trazer conhecimento aos seus colaboradores é sempre uma excelente ideia de capacitação, em busca do capital humano e capital intelectual.

Fazer uma gestão de desempenho que seja boa e positiva

Faça uso de sistemas para o acompanhamento de análises de desempenho de colaboradores, em busca de um capital humano positivo. A organização do histórico para a criação de metas e, ainda, levar o feedback certo para o direcionamento dos indivíduos a rota de maior produção é fundamental. Há a necessidade do trabalho que tenha foco nas informações.

Obter o suporte de consultorias

Uma gestão que visa o capital humano é um desafio e tanto para os empreendimentos, mas que pode ser conquistado. Uma consultoria, neste caso, é de muita utilidade para que a sua empresa continue crescendo e se tornando mais valorizada.

Como fortalecer o capital humano na empresa?

Existem algumas ideias que podem auxiliar a sua empresa a obter o fortalecimento em relação ao capital humano. Confira quais são as principais:

Conhecer bem as habilidades e perfil dos funcionários

O ideal é que a empresa invista numa gestão por competências. Estas auxiliam os gestores e colaboradores de RH à ajustar todas as atitudes relativas ao capital humano.

Para a liderança das equipes em relação ao capital humano, há o auxílio a delegar atividades, conforme afinidades e experiências de cada colaborador. Isto atua na contribuição para o impulsionamento de resultados mais destacáveis e rápidos, além da gestão de colaboradores que tenham satisfação, de maneira a reduzir índices de rotatividade para aprimorar o capital humano.

Apostar nos meios digitais, inovadores e colaborativos para a capacitação

Construa uma cultura colaborativa e de aprendizagem para o seu empreendimento. Isso é importante para o capital humano e para tornar as iniciativas dos gestores um modo verdadeiro de realizar o impulsionamento dos resultados.

Há a necessidade de realizar o investimento em meios simples e de facilidade para desencadear o conhecimento até empregados, de maneira que possam fazer a aplicação imediatamente.

Atualmente, os colaboradores demandam de muita criatividade nas soluções, com base em recursos visuais que possam permitir uma gestão que preze pela informação em caráter imediato e objetivo. Há opções sem custos e simples que apresentam a capacidade de ser um auxílio para este processo.

As estratégias, a exemplo da gamificação, têm adoção por diversos empreendimentos que desejam a revolução no modo da gestão do capital humano.

Ter uma gestão de desempenho boa

O ideal é explorar a utilização dos sistemas que possam permitir o acompanhamento das análises de desempenho dos servidores.

Ao fazer a organização de históricos de desempenho anterior para cumprir objetivos determinados, a gestão consegue levar o feedback com maior precisão para todas as equipes, transformando resultados em métricas que tornem mais fáceis as tomadas de decisão. Isto aprimora o capital humano.

Sabendo definir o capital humano e compreendendo o valor do mesmo para a empresa, este é o momento de levar em consideração as melhorias de sua gestão, adotando técnicas que prezam pela valorização desse capital: os indivíduos.