Cinco Indícios de um Recrutador Produtivo

Cinco Indícios de um Recrutador Produtivo

Recrutadores ocupados nunca parecem ter tempo suficiente ou candidatos qualificados à sua disposição. Então, como os recrutadores de sucesso estão conseguindo? O que eles estão fazendo de diferente? Aqui estão cinco características-chave que as tornam mais produtivas.

Recrutadores produtivos usam dados

Os recrutadores produtivos trabalham de maneira mais inteligente, não mais difícil. Eles usam dados para tomar decisões melhores e mais informadas, o que melhora sua produtividade e sucesso.

Eles medem cada etapa de seu processo de recrutamento e rastreiam as métricas de recrutamento mais importantes. Eles analisam essas métricas para avaliar os resultados e a eficiência de seus esforços de recrutamento. Dessa forma, eles podem reconhecer quais estratégias de recrutamento funcionam melhor e quais têm espaço para melhorias. Eles podem encontrar gargalos no processo de recrutamento e fazer as correções e ajustes necessários.

Por exemplo, se eles rastrearem a origem de seus candidatos, eles poderão descobrir qual quadro de tarefas, plataforma de mídia social ou programa de referência leva os candidatos mais qualificados.

Com base nessa percepção, eles podem se concentrar nas fontes que lhes trazem melhores resultados e planejar suas futuras táticas de recrutamento de acordo.

Recrutadores produtivos pensam nos candidatos

Os recrutadores produtivos operam dentro de um paradigma centrado no candidato. Eles colocam os candidatos em primeiro lugar.

Eles levam tempo para pesquisar os desejos e necessidades dos candidatos. Eles querem entender as motivações de seus candidatos. Eles tentam descobrir o que faz seus candidatos se sentirem felizes e apreciados no trabalho.

Eles querem oferecer a melhor experiência possível para candidatos. Eles se esforçam para fornecer comunicação oportuna com seus candidatos e respeitar seu tempo e esforço.

Eles fazem tudo isso para encontrar a pessoa certa para suas posições abertas. Seu objetivo não é apenas preencher o cargo, mas encontrar o candidato mais qualificado que se encaixa perfeitamente no cargo e na empresa.

Por isso, os candidatos confiam neles. Essa confiança é a base para o relacionamento de longo prazo entre candidatos e recrutadores.

Recrutadores produtivos investem muito tempo e esforço no envolvimento de candidatos, mesmo quando não há posições imediatas a serem preenchidas. Dessa forma, quando a posição é aberta, eles já têm um grupo de grandes talentos à sua disposição.

Recrutadores produtivos usam as ferramentas certas

Recrutadores produtivos usam a tecnologia para simplificar e agilizar seu processo de recrutamento.

O software de RH executa uma variedade de tarefas cruciais de forma rápida e fácil, às vezes até automaticamente, economizando horas de trabalho para o recrutador.

Essas ferramentas também oferecem recursos que ajudam os recrutadores a enfrentar alguns dos desafios mais prementes de recrutamento. Com modernas ferramentas de recrutamento, os recrutadores podem facilmente encontrar candidatos de alta qualidade e executar estratégias de branding do empregador, a fim de atrair candidatos e transformá-los em candidatos.

Para escolher a ferramenta certa de recrutamento, os recrutadores produtivos identificam primeiro suas metas e desafios de recrutamento.

Recrutadores produtivos pensam como profissionais de marketing

Os recrutadores produtivos sabem que o atual mercado de trabalho é orientado por candidatos, o que significa que os principais talentos têm muitos empregadores em potencial para escolher. Candidatos agora atuam como clientes.

Os recrutadores produtivos estão bem cientes desta situação. Ao usar estratégias de marketing de recrutamento, os recrutadores produtivos são capazes de diferenciar seus concorrentes da empresa e atrair candidatos. Eles fazem isso construindo uma marca de empregador atraente e apresentando uma proposta de valor atraente para os funcionários.

Recrutadores produtivos adoram indicações de funcionários

Indicações de funcionários são programas estruturados que empresas e organizações usam para encontrar pessoas talentosas, pedindo a seus funcionários existentes que recomendem candidatos de suas redes existentes.

Em troca, as empresas oferecem aos seus funcionários diferentes tipos de recompensas por indicação de funcionários.

Recrutadores produtivos adoram referências. Isso ocorre porque os funcionários indicados são os melhores funcionários de muitas maneiras diferentes: eles contratam menos, são mais acessíveis para contratar e ficam mais tempo com as empresas.

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais