Propaganda

Como a inteligência artificial pode reduzir custos de RH na sua empresa

Como a inteligência artificial pode reduzir custos de RH na sua empresa
Propaganda

A era da tecnologia em que vivemos oferece benefícios para as empresas como nunca antes na história. Afinal, os avanços tecnológicos viabilizaram a automação de processos que antes eram altamente burocráticos e demandavam muito tempo para serem realizados. Não só isso, mas a capacidade cognitiva das máquinas está cada vez mais eficiente e precisa. Além do mais, a inteligência artificial pode reduzir custos de RH na sua empresa. Portanto, é fundamental conhecer essa ferramenta e suas vantagens.

Isso porque o uso dos algoritmos inteligentes pode impactar todas as áreas de uma empresa, principalmente a de gestão de pessoas. É um componente primordial para impulsionar o RH estratégico, que tem ganhado espaço no mundo corporativo. 

Para descobrir como implementar a inteligência artificial no RH, como ela pode te auxiliar a reduzir custos e entender quais são os outros principais benefícios dessa tecnologia, é só continuar acompanhando a leitura!

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que procura se assemelhar à inteligência humana por meio de mecanismos ou softwares. É um famoso campo de estudo acadêmico, que vem se aperfeiçoando cada vez mais.

Basicamente, são máquinas que imitam a forma de um ser humano pensar para poder desempenhar funções cognitivas. Também é muito utilizada para resolver problemas por meio do processamento de linguagem natural, raciocínio, interação, percepção visual, dentre outros fatores. 

Sempre que ações exigirem um comportamento lógico baseado em análise de dados, a IA é capaz de realizar tomada de ações de forma estratégica. Sua alta velocidade de processamento, capacidade de análise de dados, algoritmos e precisão, é o que a faz tão importante para as empresas, principalmente na gestão de pessoas. 

Quais os impactos da inteligência artificial na gestão de pessoas?

De acordo com uma pesquisa realizada pela JobConvo, que entrevistou profissionais da área de diversos países (incluindo o Brasil), um recrutador gasta em média 14 horas por semana com tarefas manuais e repetitivas. Vejamos um exemplo: alguns profissionais passam horas na semana para verificar se os candidatos de um processo seletivo receberam seus feedbacks. Contudo, não há mais dúvidas de que é possível fazer isso utilizando as ferramentas disponíveis no mercado.

Essas dificuldades encontradas nas rotinas do setor explicam os seguintes dados: 96% dos gestores de RH entrevistados sentem que a IA pode ajudar a melhorar o dia a dia na área de gestão de pessoas, seja recrutamento e seleção, treinamentos, ou qual for a área. Além disso, 55% acreditam que a IA estará em suas rotinas até 2025. 

Portanto, a inteligência artificial no RH não é apenas uma tendência momentânea, mas sim uma ferramenta que chegou para “ficar”. Ela pode ser utilizada no recebimento e classificação de currículos, no auxílio durante a candidatura de profissionais, para tirar dúvidas dos colaboradores sobre gestão de benefícios, dentre outras diversas funções que reduzem o consumo de tempo do RH.

Como a inteligência artificial pode reduzir custos de RH?

Como foi abordado no tópico anterior, a inteligência artificial viabiliza a redução de tempo, ou seja, os profissionais de RH passam a gastar até mesmo segundos em uma tarefa que antes demandava dias e dias. Em consequência disso, há a redução de custos no setor. Afinal, as ações estratégicas passam a ganhar mais espaço, o que traz retornos positivos para os negócios. 

Além do tempo ganho, é importante lembrar que a IA permite uma seleção de pessoas mais assertiva por meio de análises eficientes, o que diminui os custos com contratações erradas. Por exemplo, quando um profissional contratado não se encaixa na cultura da empresa, as chances dele sair da organização em menos tempo de trabalho é muito maior. Isso irá gerar mais custos para a empresa, como verbas rescisórias e um novo processo seletivo, além de aumentar a taxa de turnover. O uso dessa tecnologia permite justamente que rotinas de R&S sejam otimizadas e realizadas com mais eficiência.

Portanto, de forma resumida, a IA no RH traz melhorias aos processos internos, facilita o dia a dia dos profissionais e permite a implementação de um setor mais estratégico, fatores que trazem ganhos e reduzem custos.

20 tendências em Inteligência artificial para o RH nos próximos anos

Confira quais são as tendências em IA no RH para os próximos anos:

  • Ferramentas de gestão de capital humano preditivo, alimentadas por análise comportamental via IA. A ferramenta prevê as possibilidades na carreira, como o desenvolvimento de competências;
  • Plataforma de IA online e sob demanda, com o intuito de possibilitar o trabalho remoto, como trabalhos pontuais. Por exemplo, uma plataforma para recomendação de profissionais que estão em seu primeiro trabalho, pessoas que já possuem portfólio, etc.;
  • Chatbots mais inteligentes, que promovem interação com candidatos e colaboradores;
  • IA aplicada ao recrutamento, eliminando vieses e aumentando a inclusão no R&S;
  • Aumento da geração de resultados com transparência (pesquisa de clima, indicadores, etc.), alimentado por plataformas baseadas em dados;
  • Melhoria contínua do trabalho em equipe, através de ferramentas colaborativas e multi-plataforma;
  • Aumentos dos planos de aprendizado e individualizados em plataformas interativas;
  • Processos ágeis melhorados, alimentados por IA para aprimorar a experiência do colaborador;
  • Aumento de Benchmarking, com foco em remuneração e benefícios por indústria ou setor;
  • Planos de carreira evoluídos para mobilidade de talentos;
  • Gamificação, possibilitando novas formas de aprendizado e métricas por habilidades;
  • Gestão de performance contínua e com feedback em tempo real;
  • Treinamento simulado on-the-job, alimentado por IA para necessidades específicas;
  • Local de trabalho móvel, com acesso a qualquer hora em qualquer lugar;
  • Colaboração entre IA e humanos, para melhor tomada de decisões;
  • Sistemas hospedados em nuvem dependentes de IA para uma melhor gestão de dados e de riscos, garantindo uma melhor segurança;
  • Surgimento de super jobs (profissionais com capacidade analítica que vão conseguir extrair o melhor das competências humanas junto com as habilidades da IA);
  • IA vista como parceria e não uma ameaça;
  • Tecnologia utilizada para cultura de bem-estar;
  • Aumento da renda, utilizando a IA para ajudar a melhorar a gestão de patrimônio de acordo com a inflação.

JobConvo com IA: veja os benefícios de uso do software

O software JobConvo utiliza recursos de inteligência artificial que auxiliam a rotina do RH, seja no recrutamento e seleção, admissão digital ou desligamento automatizado. Veja abaixo quais as funcionalidades da plataforma que utilizam a IA:

1. Parsing de Currículos

O Parsing de currículos é a conversão do documento de forma livre em um conjunto já estruturado de informações: experiências, formação acadêmica, cursos, dados de contato, dentre outros tópicos. Essas informações são aquelas necessárias para armazenamento, triagem e geração de relatórios. É uma ferramenta eficiente para auxiliar os recrutadores a gerenciar os documentos enviados eletronicamente pelos candidatos.

Por exemplo, um dos formatos mais comuns de envio de currículo é pelo MS Word. Contudo, a JobConvo também permite o recebimento de PDFs ou imagens, o que já torna mais difícil para um computador interpretar o formato, já que não funcionam 100% como a mente humana. Por isso, um analisador de CV é fundamental para analisar o documento e extrair dele os elementos necessários que os recrutadores precisam sobre os candidatos.

2. Processamento de Linguagem Natural

O Processamento de Linguagem Natural, também conhecido como NPL em inglês, é um dos ramos da IA que auxilia os computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. Para entender melhor, é só pensar que um humano pode ser capaz de falar e escrever em diversas línguas. No entanto, uma máquina lida com códigos e números que produzem ações lógicas e são incompreensíveis para a maioria das pessoas. Por isso, a NPL é fundamental nas plataformas e softwares.

É uma tecnologia baseada em muitas disciplinas, pois busca preencher a lacuna existente entre a comunicação humana e a compreensão da computação. Essa ferramenta não é uma ciência nova, mas tem avançado e se aprimorado rapidamente com o passar do tempo devido ao alto interesse desses avanços.

3. OCR

Por fim, temos o OCR ou reconhecimento óptico de caracteres. Essa ferramenta é a conversão eletrônica ou mecânica de imagens de texto digitado, manuscrito ou impresso em texto codificado por máquina, seja de documentos digitalizados, fotos de documentos, texto de legenda sobreposto a uma imagem ou até mesmo foto de cenas, como texto em letreiros. 

Mas afinal, como isso pode ser vantajoso para o software de RH? A resposta é que essa tecnologia permite a leitura de documentos digitalizados ou impressos, não necessitando de horas digitando um novo documento e corrigindo erros de impressão. Além disso, também é possível converter os materiais em formato digital em poucos segundos. 

Agora você já sabe quais são as principais funcionalidades com IA que o software da JobConvo oferece, além de ter entendido tudo sobre esta tecnologia, como ela pode reduzir os custos da empresa e quais são as principais tendências para os próximos anos no RH. Gostou deste artigo? Se você quer experimentar esses benefícios e reduzir os custos que o RH da sua empresa está tendo com processos burocráticos e manuais, solicite uma demonstração GRATUITA do software JobConvo. É só clicar aqui!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais