Inteligência artificial no recrutamento e seleção: como aplicar?

Inteligência artificial no recrutamento e seleção

Imagine um sistema que ajuda o profissional de recursos humanos a encontrar com facilidade o candidato certo, com as habilidades e fit cultural desejados pela empresa. Isso já é possível graças à inteligência artificial no recrutamento e seleção aplicada em softwares.

Esse tipo de tecnologia é capaz de analisar e classificar candidatos, seus currículos e testes a partir do que a organização precisa, criando, assim, inteligência para o negócio ao ter a mesma visão que um ser humano teria.

E você não precisa ficar preocupada se acredita que a inteligência artificial no recrutamento e seleção pode substituir um profissional de RH qualificado hoje. Esta é uma tecnologia que existe para substituir um trabalho maçante e permitir que os profissionais da área foquem na parte estratégica das atividades.

Se interessou? Continue lendo para entender tudo sobre inteligência artificial no RH.

O que é Inteligência artificial?

Por definição, inteligência artificial é uma área da tecnologia que cria soluções que imitam a capacidade humana para realizar coisas como decidir, resolver problemas, analisar e perceber.

Para que serve a Inteligência artificial?

A capacidade para ser artificialmente inteligente precisa da ação de pessoas para calibrar um sistema baseado em inteligência artificial. É um ser humano que vai acompanhando as entregas iniciais para dizer a uma máquina ou a um software se algo faz sentido ou não. Depois de bem configurada, a inteligência artificial age de modo automático, conforme ditado, para entregar resultados.

Antes reservada ao campo dos filmes de ficção científica, cada vez mais a inteligência artificial (IA) estará presente em nosso dia a dia. Seja na automatização de serviços que você já até se habituou, como alguns atendimentos preliminares de call center, seja na publicidade cada vez mais certeira que andam chegando até você por diversas redes.

Inteligência artificial no RH

Entrevista de emprego e boa parte do processo seletivo já pode ser feito por meio de plataformas on-line. E tudo isso porque cada vez mais os empresários estão de olho nas possibilidades que a inteligência artificial oferece. A promessa é que essa ferramenta gere importantes dados para o planejamento, aumentando a eficiência em diversos setores, à medida que reduz custos e impulsiona a produtividade.

Prova desse crescimento, é que atualmente mais de 35% dos empresários norte-americanos já usam inteligência artificial, o que nos leva a estudos internacionais que indicam que o uso desta solução no meio corporativo aumenta em 40% a produtividade das empresas a adotam.

No campo das contratações, por exemplo, a inteligência artificial está sendo visada para melhorar o fluxo de trabalho de recrutamento, além de também ajudar o candidato, que não precisará mais preencher tantos campos, pois o sistema faz toda a leitura do seu currículo separadamente, basta fazer o upload do arquivo.

Funções da inteligência artificial no RH

A Inteligência artificial na gestão de pessoas e nos processo seletivos pode ser usada para:

  • Analisar currículos e listá-los de acordo com quem tem mais afinidade com a vaga;
  • Apontar quais candidatos inscritos em um processo seletivo têm mais chance de ser contratado comparando ele com o perfil de funcionários atuais;
  • Avisar quando a data de férias de alguém se aproxima;
  • Notificar os funcionários automaticamente sobre limite de horas extras, pagamentos realizados e demais necessidades específicas;
  • Identificar a necessidade de treinamento para um grupo de pessoas;
  • Análise de desempenho e motivação de funcionários.

A inteligência artificial no recursos humanos e no recrutamento e seleção, está em largo desenvolvimento para empoderar ainda mais essa área dentro das organizações.

Inteligência artificial no recrutamento e seleção

Como aplicar Inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Falando especificamente da inteligência artificial no recrutamento e seleção, ela consegue deixar profissionais livres para conhecer candidatos, ao invés de gastar muito tempo lendo currículos. E quem atua nessa área sabe: muitos currículos são enviados sem que o candidato tenha a menor afinidade com a vaga. Por isso, muitas empresas já aplicam inteligência artificial no recrutamento e seleção. A seguir, te explicamos como.

Inteligência artificial no recrutamento de pessoas

A inteligência artificial no recrutamento pode ser usada de 3 formas:

1- Triagem de currículos

Buscando economizar tempo e agilizar o processo de seleção de currículos, a IA tem o poder de ajudar na triagem de currículos. Evitando falhas no processo, ela não deixa passar detalhes importantes na hora de avaliar as atribuições de um candidato. Ou seja, ela analisa de maneira objetiva os dados apresentados, tendo como parâmetro o perfil definido pela equipe que abriu a vaga.

2- Uso de chatbot recrutamento e seleção

O uso de chatbot recrutamento e seleção permite que os candidato usem os serviços de assistente virtual durante a inscrição da vaga, tirando dúvidas e agilizando o processo. Com isso, é possível evitar ligações telefônicas e e-mails com perguntas dos interessados em trabalhar na empresa.

3- Construção de modelo de candidato

Com a inteligência artificial é possível cruzar dados e criar o modelo de profissional ideal. Ela permite a comparação dos resultados dos testes e avaliações durante o processo seletivo, facilitando para a empresa localizar o candidato que atenderá às necessidades técnicas e comportamentais da vaga.

Inteligência artificial na seleção de pessoas

A inteligência artificial na seleção de pessoas pode ser usada de 3 formas:

1- Gestão de processo seletivo

Aqui, esta tecnologia se aplica provendo uma triagem de currículos de acordo com as especificações da organização e da vaga em questão. Cruzando as informações providas pela empresa com o que está nos currículos recebidos, o software é capaz de ranquear os candidatos com mais potencial de serem os melhores para a posição anunciada. Assim, a AI economiza o tempo do recrutador e aumenta a assertividade na seleção de talentos.

2- Elencar os melhores candidatos do processo seletivo

A inteligência artificial no recrutamento e seleção é muito útil para classificar um candidato no processo seletivo analisando seu currículo, suas respostas na entrevista e os resultados de seus testes (técnico, de personalidade e de fit cultural).

Um sistema que faz isso é capaz de entregar ao profissional de RH uma lista de candidatos por ordem de maior compatibilidade com o que a empresa procura.

Depois disso, entra a inteligência humana para definir entre as melhores opções quem deve ser o escolhido.

3- Admissão digital

Com essa função, além de permitir a gestão de contratos de colaboradores temporários, o RH também pode fazer o onboarding de novos funcionários de modo digital.

Benefícios da Inteligência artificial no recrutamento e seleção

A IA oferece diversos benefícios para a empresa, entre eles estão:

  • Aumento da automação: colabora para o aumento da automação de diversas tarefas;
  • Redução de custos operacionais: com a redução de erros e o aumento da produtividade, é possível eliminar custos operacionais;
  • Melhora a experiência do candidato: permite comodidade ao candidato;
  • Personalização: a personalização dos serviços é um dos grandes benefícios da inteligência artificial.

Admissão digital no processo de contratação

A admissão digital é um processo que começa logo após a contratação de um novo funcionário ou colaborador temporário. E como todo profissional de recursos humanos sabe, esse é um momento crucial para adaptação e alinhamento de uma pessoa na empresa. Portanto, falhas causam uma primeira impressão nem tão positiva assim. Em resumo, a admissão digital dá conta de 3 etapas:

1- Onboarding digital

Onde é possível criar tarefas personalizadas para o novo integrante do time, ter menos trabalho com o E-Social (já que sistemas como a JobConvo escaneiam com precisão os documentos através do OCR) e ainda ter templates de admissão para que você não precise ficar enviando as necessidades toda vez que contrata alguém.

Como você estará automatizando boa parte do processo, vai deixar de fazer tarefas burocráticas e repetitivas. O que é ótimo para você se dedicar no seu melhor trabalho!

2- Carta proposta online com assinatura digital

Para enviar uma proposta de oportunidade com facilidade e ter todos os dados claros para o candidato que poderá assiná-la online.

3- Gestão de temporários

Que traz os alertas dos contratos que irão vencer para que você aja na hora certa, decidindo se renova ou não.

Benefícios da inteligência artificial na admissão digital

A admissão digital traz as seguintes vantagens para departamentos de RH:

  • Eficiência: como os processos são automatizados, não há dúvidas nem erros no envio de tarefas e de comunicados;
  • Poupa tempo: já que boa parte da gestão de onboarding é pré-programada. Assim, o recrutador não precisa parar tarefas importantes para mandar algum e-mail para o funcionário recém-contratado;
  • Boa experiência do candidato: uma vez que ele receber informações organizadas que o ajudarão em sua adaptação no novo emprego.

Fazer o onboarding digital traz benefícios para ambos os lados, empresa e contratado. E para o profissional de RH também!

Inteligência artificial no recrutamento e seleção

Software de recrutamento e seleção com inteligência artificial

Inteligência artificial é a palavra do momento. Tem sido comentada por todas as indústrias, setores e negócios através do mundo. O departamento de Recursos Humanos também está se adaptando a essa tecnologia.

A Inteligência artificial pode fazer com que o recrutamento e seleção da sua empresa seja mais rápido e mais fácil. O processo seletivo pode ser melhorado e aquelas tarefas burocráticas que as pessoas não sentem prazer em fazer são feitas mais rapidamente. 

Com a inteligência artificial ajudando em seus procedimentos de recrutamento, sua rotina é otimizada e você tem mais tempo de focar em contratar a pessoa certa para a vaga e menos tempo em se preocupar com todas as tarefas e burocracias necessárias para que isso aconteça.

Há diversos softwares de recrutamento e seleção com inteligência artificial no mercado. Com esses softwares, é possível fazer sua gestão de processos seletivos online, passando por várias etapas até a admissão pessoal feita digitalmente.

Um sistema de inteligência artificial no recrutamento e seleção que faz diferença no seu trabalho é aquele que é completo, fácil de usar e pensado por quem entende a área de recursos humanos. Nossa recomendação é que você conheça o nosso software de RH da JobConvo.

Vantagens do software de recrutamento e seleção com Inteligência Artificial

Entre os muitos benefícios do software de recrutamento e seleção, podemos destacar:

1- Divulgação de vagas

Com a possibilidade de divulgar de uma vez só as vagas em sua página de carreiras, sites de vagas de emprego e redes sociais, a divulgação da vaga fica mais fácil e o recrutador pode salvar muito o seu tempo de ao invés de ir atrás de candidatos, usar para a hora da pré-qualificação e triagem de candidatos.

Além disso, nos softwares você consegue ver e entender quais são as maiores fontes do candidato, e pode incluir se for indicação também, assim você consegue entender melhor aonde se encontra seu maior público de interessados para trabalhar em sua empresa e como chegaram até as vagas.

2- Seleção mais rápida e eficiente de candidatos

A inteligência de ranqueamento garante que os candidatos com maior nível potencial estarão sempre em destaque no processo seletivo já que possui a capacidade de extrair informações e cruzar os dados entre empresas, palavras-chaves, vagas e currículos recebidos para ajudar a priorizar os currículos recebidos e acelerar o processo de triagem.

Geralmente, essa é a parte que toma mais tempo de um recrutador, a hora de avaliar as centenas de candidatos e ver quais que encaixam e valem a pena passar para a próxima fase. Então, com as ferramentas de inteligência artificial, esse tempo é otimizado e é mostrado ao recrutador os melhores candidatos de uma vaga para começar logo as outras etapas do processo seletivo.

3- Contratação pela qualidade de perfil

Cada vez mais as empresas estão investindo em diversidade de seus funcionários. Para que isso aconteça, estão aplicando meios de contratação sem julgamento, focando na qualidade do perfil em si e o quanto o candidato se encaixa com os valores da companhia.

A qualidade de ranqueamento ajuda a cruzar as informações dos currículos e mostrar quais os perfis que mais combinam com a vaga de acordo com os critérios da empresa. Assim, a plataforma mostra quais são os candidatos com mais afinidade com a vaga assim que completam as etapas do processo sem ter a interferência de estereótipos e decisões feitas inconscientemente pelo recrutador sem perceber.

4- Vídeo entrevistas

A tecnologia de vídeo entrevistas com IA pode ajudar os profissionais de recrutamento a avaliar os candidatos usando dados que analisam o tom de voz, escolhas de palavras, expressões faciais e linguagem corporal. Essa tecnologia chega a examinar o nível de conforto do candidato, identificar os níveis de honestidade e avaliar a qualidade das respostas.

Essas análises dessa tecnologia em vídeos entrevistas não devem ser um dos maiores critérios na hora de decidir qual candidato vai passar para a próxima fase, mas pode ajudar a eliminar candidatos que não se encaixam no perfil de uma vaga.

5- Relatórios

Com a inteligência artificial, já entendemos que os dados são cada vez mais fundamentais para os processos de recrutamento e seleção. Com o avanço da automatização e dados cada vez mais relevantes, os funcionários e candidatos consegue usar esses dados para encontrar o candidato ideal.

Com um processo seletivo online e automatizado, fica mais fácil de analisar e entender melhor seus candidatos e a qualidade dos processos seletivos.

Utilize os relatórios e análises para refinar seu processo de recrutamento. Você pode ver qual é a fonte de onde vem seus candidatos mais qualificados. Assim, pode ver o progresso das suas vagas abertas e encerradas. Com essa análise, você e sua equipe podem estar sempre otimizando seus processos.

6- Mais tempo para focar no lado humano da contratação

Por mais que a Inteligência Artificial esteja cada vez mais presente e continuará crescendo na rotina dos profissionais de recursos humanos, nada consegue substituir o papel humano dos recrutadores. É uma tarefa que nenhuma tecnologia consegue substituir completamente.

Essa questão é justamente um grande fator de receio de incluir essa tecnologia para a rotina de recrutamento de uma empresa.O que a IA traz para a área de recrutamento e seleção é transformar os processos seletivos para que sejam mais eficientes, rápidos e menos burocráticos.

Com os procedimentos automatizados, a rotina das equipes de RH se volta para ser mais focada em construir um relacionamento com os candidatos e dar uma atenção especial e mais personalizada e achar o candidato perfeito. Além disso, terão mais tempo de construir e estabelecer um relacionamento de qualidade com os atuais funcionários da empresa visando uma melhor qualidade de trabalho.

A inteligência artificial é o futuro do RH

A Inteligência artificial está mudando o papel do recrutador através da tecnologia envolvida. Os recrutadores se tornarão mais pró-ativos na hora de contratar, melhorar os relacionamento entre os gestores usando os dados que vão ajudar a medir os KPIs de qualidade de contratação.

Não há nenhuma dúvida que a inteligência artificial chegou para ficar. Os recrutadores que entenderem a importância dela e adaptarem em seus processos vão ver as várias vantagens e utilidades que essa tecnologia pode trazer para sua rotina e trabalho.