Gestão de processo seletivo: como a tecnologia pode ajudar!

Gestão de processo seletivo: como a tecnologia pode ajudar!

Independentemente do tamanho de uma empresa, é fundamental que haja um processo de recrutamento e seleção bem estabelecido na companha. De preferência, que seja simples e efetivo, em outras palavras, que não onere o tempo das pessoas envolvidas. A isso, se dá o nome de gestão de processo seletivo.

Para encontrar candidatos adequados e com perfis desejados, é necessário fazer uso de estratégias que tenham uma boa relação custo-benefício, fazer pesquisas e por fim, admitir novos funcionários. 

O que poucas pessoas e empresas pensam, é que quanto mais longo for o processo seletivo, mais caro ele será. Dinheiro esse, que quase nunca é mensurado pelas grandes empresas.

Será que o dinheiro está sendo direcionado de modo adequado para simplificação das práticas de recrutamento e obtenção de candidatos mais qualificados? Caso a resposta seja negativa, é hora de alinhar uma gestão de processo seletivo. 

Embora o simples pensamento de gerenciamento desse processo traga calafrios a muita gente, a boa notícia é que a tecnologia é uma aliada. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

O que é um processo seletivo?

Como o nome sugere, o processo seletivo, é um processo cuja finalidade é a identificação de indivíduos cujas características indicam se eles possuem as qualidades e habilidades exigidas para que se tornem colaboradores de determinada empresa.

Como se sabe, o processo seletivo auxilia a empresa na contratação ou promoção de pessoas da própria empresa às vagas abertas. 

Qual a diferença entre seleção e entrevista?

Embora possam ser confundidos, seleção e entrevistas são diferentes entre si. A seleção consiste em selecionar candidatos em um primeiro momento, para que posteriormente possam passar pelo processo de entrevista, onde serão analisadas suas principais características pessoais, que não podem ser analisadas somente através de um processo de seleção.

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Processos seletivos costumam ter uma série de etapas, possibilitando às empresas contratarem candidatos que realmente se encaixem na vaga em aberto, de modo a contribuir pessoal e profissionalmente com a empresa. 

Essas etapas são:

  • Definição de vagas;
  • Definições de atribuições e salários;
  • Divulgação de vagas;
  • Seleção de currículos;
  • Convocação para entrevista;
  • Dinâmicas de seleção;
  • Entrevista com o gestor;
  • Contratação ou eliminação.

Gestão de processo seletivo: aplicabilidade da tecnologia

Depois de te mostrar que a tecnologia é capaz de ajudar na gestão de processo seletivo, é hora de mostrar como isso ocorre através de 4 passos bem definidos. Confira.

1. Redução da carga de trabalho do RH

Através da automatização de processos, mesmo com a possibilidade de haver maior volume de candidatos, boa parte do trabalho é simplificada, o que torna a seleção de candidatos menos trabalhosa, eliminando etapas analógicas e contraproducentes.

O exemplo mais claro e funcional disso é a utilização de um software de gestão, capaz de cruzar as habilidades desejadas pela empresa para determinadas vagas em aberto com as informações recebidas e realizar  uma pré-triagem entre os currículos recebidos, aumento assim, as taxas de assertividade e diminuindo carga de trabalho do RH.

2. Controle de custos

O uso de tecnologia na gestão de processo de seletivo permite escalabilidade de serviços de acordo com as necessidades da empresa, o que indica uma queda considerável de investimentos durante os períodos de baixa necessidade. 

Assim é possível economizar de diferentes maneiras, tais como horas extras, ou contratações de funcionários extras somente para auxiliar na formação de um quadro de funcionários ou filiais de atendimentos sazonais. 

3. Maior probabilidade de acertos

A tecnologia traz mais exatidão e confiança das informações, ajudando a realizar um processo seletivo mais assertivo, diminuindo assim, as chances de erros de contratação.

Isso promove maior engajamento, redução de gastos, queda das necessidades de outros processos seletivos, além de diminuição de turnover.

4. Aumento do leque de escolhas

Um dos maiores benefícios que a tecnologia trouxe para a gestão do processo seletivo foi a diminuição de distâncias. É possível conversar em tempo real com pessoas de outros países de forma instantânea. Basta apenas uma conexão com a internet. 

Isso permite maior alcance de candidatos, que aumenta o leque de escolhas por parte da empresa, fazendo com que realmente se contrate o colaborador que tenha o perfil desejado para ocupar determinada vaga em aberto.

Principais formas de aplicar a tecnologia no processo seletivo

Existem diferentes formas de aplicar a tecnologia na gestão do processo seletivo. Falaremos agora sobre as principais delas. 

Big Data

O uso massivo das redes sociais gerou e ainda gera um grande volume de dados que pode e deve ser aproveitado para traçar perfis e compreender tendências comportamentais.

Pensando assim, o Big Data pode ser aproveitado para usar e identificar padrões entre colaboradores e dessa forma criar referências para contratações futuras. Além disso, esses dados podem ser usados compreender tendências, encaixes na cultura organizacional e auxiliar na identificação do fit cultural. 

Gamificão; 

A gamificação é um recurso interessante e diferenciado,capaz de ser utilizado em diferentes contextos, inclusive, nos processos seletivos da sua empresa. Estabelecer fases e pontuações durante a escolha dos candidatos vai mantê-los muito mais motivados, e eles poderão acompanhar o andamento do processo a distância.

Redes sociais 

Aqui existe um exemplo clássico da tecnologia ajudando na gestão de processo seletivo. 

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que hoje não tenha perfil em redes sociais. Mais do que canais de comunicação, as redes sociais também são importantes ferramentas para buscar novas oportunidades profissionais. 

Sendo assim, é natural que as empresas aproveitem essa realidade e faça uso de redes sociais como focos de divulgação de novas oportunidades. Empregar linguagem e comunicação visual condizentes com a identidade corporativa nessas páginas, ajuda a situar profissionais sobre o fit cultural, permitindo uma seleção mais alinhada de objetivos. 

Testes online

O uso de testes online é outra estratégia que torna a gestão de processo seletivo mais funcional. Através desse recurso, é possível triar profissionais, verificando se suas competências realmente se adequam às necessidades da vaga oferecida pela empresa. 

Além disso, testes online são capazes de poupar o candidato a se deslocar até a empresa somente para passar por essas avaliações, trazendo economia para a organização em termos de tempo e dinheiro, além de facilitar a participação dos candidatos no processo seletivo. 

Inclusive, os resultados desses testes podem ser aferidos rapidamente através de um software de gestão, dispensando o uso de papéis, correções e qualquer tipo de conferência.

Vantagens da tecnologia na gestão de processo seletivo

E por fim, as principais vantagens de se usar a tecnologia na gestão de processo seletivo são:

  • Automação;
  • Agendamentos online;
  • Aprimoramento no processo de captação de talentos;
  • Otimização do processo de recrutamento;
  • Maior organização no processo seletivo;
  • Diminuição e controle de custos no setor de RH;
  • Praticidade na realização de entrevistas:
  • Otimização de tempo;
  • Mais qualidade na capacitação profissional;
  • Melhoria na eficiência do departamento de RH;
  • Mais agilidade nos processos;
  • Operações mais simplificadas;
  • Redução de erros e retrabalhos;
  • Melhor mensuração dos resultados.

A utilização de um software de qualidade pode fazer toda a diferença na hora de aplicar a tecnologia na gestão do processo seletivo. Solicite uma demonstração GRATUITA do software da JobConvo e colha os benefícios de sua utilização.

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais