Como Aplicar Tecnologia na Gestão de Processos Seletivos

Independentemente se você trabalha numa empresa com poucos funcionários ou numa multinacional, é fundamental implementar um processo de processo de recrutamento e seleção. Um processo que seja simples e efetivo, que não onere o tempo das pessoas envolvidas.

Para encontrar candidatos, que sejam adequados ao perfil desejado, você precisa usar estratégias com boa relação custo-benefício, realizar pesquisas e fazer a admissão de novos funcionários. Assim, o processo de recrutamento como um todo se resume a uma única pergunta: Quanto custa o seu tempo?

Quanto mais tempo você utiliza recrutando, mais dinheiro você está empregando no processo. Dinheiro esse que quase nunca é mensurado pelas organizações.

Será que esse valor está sendo corretamente direcionado para simplificar suas práticas de recrutamento e obter os candidatos mais qualificados? Se não, talvez agora seja a hora de pensar em novas estratégias de recrutamento e seleção de pessoas.

Você sabia que pode economizar bastante tempo e dinheiro aplicando o uso de tecnologia nos seus esforços para encontrar candidatos mais preparados?

 

Usando tecnologia para encontrar talentos

Quando você ouve “tecnologia de recrutamento”, pode pensar em aplicativos complicados e caros, projetados para recrutadores profissionais. Mas a verdade é que algumas tecnologias são acessíveis e fáceis de usar. Essas ferramentas ajudam empresas como você a recrutar membros importantes da equipe.

Faça a tecnologia funcionar para você durante o processo de recrutamento e seleção. Aqui estão apenas algumas soluções básicas de tecnologia para experimentar no seu negócio:

Os Sistemas de Gestão de Processos Seletivos (ATS, em inglês) ajudam você a classificar e gerenciar candidatos. Você pode usar um ATS para postar vagas de emprego, visualizar currículos e acompanhar onde os candidatos estão no processo de contratação. E você pode importar currículos diretamente no software para organizar os candidatos por nível de habilidade.

Modelos prontos de mensagens, testes técnicos e de personalidade, e até vídeo entrevistas virtuais proporcionam aos recrutadores da empresa uma gestão uniforme e permitem que o recrutador navegue de forma clara e objetiva.

Pense nisso: Se para cada candidato não aprovado, o recrutador digitar e enviar manualmente uma mensagem de rejeição, quanto tempo está desperdiçando?

Os modelos prontos reduzem marginalmente o tempo (e o dinheiro) gasto na comunicação com os candidatos.

As mídias sociais são uma ferramenta eficaz que o recrutador pode usar para se conectar com possíveis candidatos. Use contas de mídia social para anunciar vagas, apresentar novidades e envolver candidatos. As plataformas compatíveis com dispositivos móveis facilitam o acompanhamento das tarefas de recrutamento.

 

Como a tecnologia melhora o processo de recrutamento e seleção

Ao realizar o processo de recrutamento e contratação de pessoas para a empresa que trabalha, utilizar tecnologia pode tornar o processo menos demorado e caro. E aqui estão três maneiras pelas quais a tecnologia economiza tempo e dinheiro.

 

# 1. Produtividade aumentada

É do conhecimento comum que maior produtividade leva a um maior crescimento econômico. Quanto mais você produz, mais você vende. E quanto mais você vende, mais dinheiro você ganha.

Então, onde a tecnologia se encaixa? A tecnologia envolve automação, o que reduz o tempo necessário para concluir tarefas. O recurso de automação agiliza o compartilhamento social, gerenciando e-mails e delegando tarefas. Sem mencionar a capacidade de compilar e organizar rapidamente os dados.

Cortar tarefas que exigem repetição e organização manual é uma enorme economia de tempo. Por exemplo, um sistema de rastreamento de aplicativos importa automaticamente os currículos para o software. Você pode restringir os candidatos sem selecionar um monte de currículos ou e-mails.

 

# 2. Risco reduzido de ter candidatos não qualificados

Você não quer passar por todo o processo de seleção e ver no final um novo contrato pedir para sair por não se encaixar no que ele esperava. Custos com rotatividade de funcionários são uma grande dor. Casos recentes mostram que empresas conseguem obter grandes savings ao aprimorar as práticas de recrutamento e contratação.

Você pode reduzir a rotatividade de funcionários evitando candidatos não qualificados no processo de seleção. A tecnologia de recrutamento permite descartar currículos não qualificados sem ter de olhar cada um deles.

Por exemplo, os Sistemas de Gestão de Processos Seletivos geralmente incluem análise automática de currículos. Esse recurso extrai as informações dos currículos enviados e as insere no mesmo formato. Você pode facilmente comparar as qualificações de cada candidato e evitar perfis que não se encaixam.

A tecnologia também facilita o contato com os candidatos. Independentemente de você estar usando mídias sociais, uma página de carreiras ou um sistema de e-mail, a comunicação com a tecnologia é mais rápida do que fazer ligações telefônicas e fazer entrevistas. Guarde seu tempo para realizar entrevistas presenciais com candidatos de qualidade que têm potencial para ser bons finalistas no processo.

# 3. Seja mais estratégico

Como qualquer outra parte do negócio, seu processo de recrutamento requer um plano para gerenciar tarefas. O Analytics permite que você avalie o desempenho de suas estratégias de contratação.

Usando análises integradas à tecnologia de recrutamento, você pode se tornar mais estratégico em seu processo de seleção.

Desde atrair candidatos até fazer a proposta para um cargo, existem muitas métricas que você pode medir usando tecnologia. Aqui estão apenas algumas perguntas que você pode responder utilizando um sistema que possui relatórios de análises:

 

De onde vêm seus melhores candidatos?

Quanto tempo leva para contratar um funcionário do início ao fim?

Onde estão seus candidatos no processo de contratação?

Quantos candidatos aceitam as ofertas de emprego que você oferece?

 

Use a tecnologia para rastrear, medir e aplicar análises ao recrutamento. Dessa forma, você não perde tempo e dinheiro com práticas que não estão funcionando. Você é capaz de ver, com números, o quanto seus processos medem seus sucessos. Em seguida, você pode criar estratégias apoiadas por dados para melhorar seu processo de recrutamento e seleção.

Conheça a Jobconvo, o melhor software de recrutamento.

Conheça nosso Software para Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial

Saiba mais