Vídeo Entrevista: como fazer? Benefícios para processo seletivo

Vídeo Entrevista: como fazer? Benefícios para processo seletivo

Os processos de recrutamento não são fáceis. São vários candidatos para uma única vaga. Com isso, os processos geralmente são longos e há uma enorme pressão para achar a pessoa certa que irá se encaixar na vaga. Assim, o mundo do recrutamento e seleção vem acompanhando o desenvolvimento da tecnologia para aprimorar os seus procedimentos. Portanto, é cada vez mais comum a implementação de vídeo entrevista nos processos seletivos das companhias.

Se a sua empresa ainda não implementou as vídeo entrevistas em seu método de recrutamento, você deve estar se perguntando quais são as vantagens deste recurso e se ele realmente vale a pena o investimento. Então, continue acompanhando, pois aqui esclarecemos as suas dúvidas e explicaremos como funciona esse modelo. Confira!

O que é uma vídeo entrevista?

A vídeo entrevista acontece após a triagem inicial de candidatos. No momento da seleção são realizadas entrevistas que podem ser feitas presencialmente ou por meio de vídeos. Nela, acontece uma avaliação mais direta do profissional por parte do RH. No modelo tradicional, a entrevista era realizada presencialmente na empresa ou locais já selecionados. Contudo, com os avanços da tecnologia, é possível fazer as entrevistas de forma online. Existe mais de uma forma de realizar uma entrevista por vídeo. Abordaremos sobre esses meios no próximo tópico. Continue a leitura!

Como funciona a vídeo entrevista?

A entrevista por vídeo é uma tendência que está sendo cada vez mais adotada. Ela pode ser realizada de duas formas diferentes: entrevistas gravadas e videoconferências. Ambas funcionam de forma eficaz, mas devem ser aplicadas de acordo com a necessidade e estrutura de cada companhia. 

Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

Tipos de vídeo entrevista

Como falado anteriormente, existem dois tipos de vídeo entrevista e cada uma delas deve ser aplicada nas organizações de forma concisa e estruturada. Parte importante do processo de seleção, a entrevista se torna decisiva não apenas no momento da contratação, mas também na trajetória dos profissionais e na retenção de talentos. Por isso, é importante saber as características de cada uma dos métodos. Veja abaixo:

Entrevista gravada

Esse método funciona da seguinte forma:

  • Roteiro: o recrutador pode criar roteiros de entrevistas, geralmente de até 10 perguntas para enviar aos candidatos;
  • Resposta: os candidatos recebem as informações da etapa e devem responder as perguntas em vídeo pelo computador ou por aplicativo no celular;
  • Avaliação: em grande parte das entrevistas, em menos de 3 minutos o recrutador consegue avaliar se o candidato tem o perfil desejado ou não.

Vantagens da entrevista gravada

Uma das vantagens desse método é que caso o candidato durante a entrevista esteja com algum problema de conexão com a sua internet, ele pode voltar para completar as respostas até o final do prazo estipulado.

Além disso, todos os candidatos recebem as mesmas perguntas, o que diminui a chance do recrutador esquecer de perguntar algo ao profissional. Assim, a avaliação será mais justa, rápida e eficaz.

Para a equipe de recrutamento responsável pela vaga, é possível fazer o compartilhamento entre eles para comparar as entrevistas. Os candidatos selecionados podem ser compartilhados com o gestor, sem que seja necessário ver um por um. Com a aprovação do gestor, a equipe pode dar continuidade ao processo seletivo já com a seleção dos melhores candidatos para a próxima etapa.

Videoconferências

As videoconferências acontecem da seguinte forma:

  • Conversa rápida: com os smartphones e notebooks que já vem com webcam, os recrutadores podem ter essa primeira conversa rápida vendo os candidatos. Isso ajuda em uma triagem mais ágil e eficiente desde o começo do processo;
  • Avaliação: os recrutadores podem gravar as entrevistas de vídeo para compartilhar com os colegas e gestores responsáveis pela vaga. Com isso, eles podem rever e avaliar os candidatos individualmente.

Vantagens das videoconferências

As entrevistas por videoconferência facilitam a vida dos candidatos e recrutadores. Os candidatos têm a oportunidade de se candidatar para vagas em outras cidades ou até mesmo de outros países. Além disso, mesmo que o profissional seja da mesma cidade, há uma economia em relação ao dinheiro e tempo gasto de trajeto até o local de entrevista.

As videoconferências dão a possibilidade dos recrutadores entrevistarem mais de uma pessoa ao mesmo tempo. O que tem sido muito usado nesse método são as dinâmicas de grupo online. São convocados grupos de candidatos que provavelmente já passaram por outras etapas anteriores. 

A vantagem de fazer a dinâmica em grupo online, além da possibilidade dos participantes poderem ser de diferentes lugares, é que essa etapa pode ser levada de um jeito mais organizado do que seria presencialmente.

Quais são as vantagens da vídeo entrevista?

O sucesso a longo prazo de qualquer empresa depende muito de seus atuais e futuros funcionários. Já foi provado que incluir o método de recrutamento por vídeo ajuda na eficiência dos processos seletivos. Você pode implementar esse método através de softwares de recrutamento e seleção que possuem essa função.

Mesmo com a presença dessas ferramentas no mercado desde 2016, esse método se tornou mais comum nos últimos meses. Isso ocorreu devido à pandemia causada pelo Covid-19. Apesar do motivo, esse método promete que veio para ficar, principalmente pelos inúmeros benefícios oferecidos.

Listamos agora 4 vantagens da adoção de vídeos entrevistas em seu processo:

1. Economizar tempo e dinheiro

Um dos maiores dispêndios de tempo num processo seletivo é o tempo empregado nas etapas de entrevistas com candidatos. Estatisticamente, 70% dos profissionais entrevistados são candidatos que recrutadores consideram não ter o perfil desejado.

Com a rotina das pessoas sempre muito complicada e cada vez mais corrida, conseguir organizar entrevistas pessoais ou por telefone pode ser mais trabalhoso e caro.

São várias dificuldades que podem aparecer nesse momento, como por exemplo achar disponibilidade na agenda dos recrutadores e candidatos, os custo e tempo do trajeto até o local de entrevista, agendamento de sala de reunião, entre outros.

Com a utilização de vídeos na entrevista de emprego, o processo fica mais rápido, sendo melhor para o candidato que não precisa se deslocar até o local de entrevista para uma conversa e para que toda a equipe de RH não precise estar presente no mesmo local.

2. Qualidade de contratação

A qualidade de contratação beneficia a empresa como um todo. O ideal é uma taxa de turnover mais baixa, que significa que o trabalho do time de recrutamento e seleção tem sido muito bem feito. Uma das maneiras de garantir uma melhor qualidade de contratação é através de um processo seletivo eficaz e moderno que aumenta a produtividade da equipe.

Com a possibilidade de entrevistas por vídeo, pessoas de qualquer lugar do país, ou mundo se for o caso, podem fazer parte do processo seletivo. Sem restringir suas opções a candidatos que moram perto da empresa. Pode ser que haja candidatos de outros lugares que tenham o perfil ideal de uma vaga, fazendo com que seja possível garantir uma melhor contratação pelo perfil da pessoa, sem ter a localização como um grande empecilho.

Além disso, a personalidade, carisma, integridade e estilo de trabalho não são tão óbvios para o recrutador ao ler o currículo do candidato. Esse é o momento o qual o vídeo se torna crucial para ter certeza que os possíveis futuros colaboradores tenham as qualificações esperadas.

Com um processo seletivo mais dinâmico, de boa qualidade e com candidatos qualificados, as chances de ter alguém com o perfil ideal crescem exponencialmente.

3. Seu processo seletivo é um reflexo do seu negócio

Se todas as etapas do processo seletivo da sua empresa forem eficientes, de fácil acesso e que cumpra os prazos prometidos, os candidatos com certeza vão ter mais vontade de trabalhar na sua organização.

A equipe de RH deve providenciar um procedimento valorizando a experiência do candidato, sabendo que isso afetará sua percepção em relação à empresa, já que é o primeiro contato que ele terá.

Outros futuros candidatos pesquisam sobre a empresa ao se inscrever em um processo seletivo e procuram feedbacks de pessoas que já passaram pelo processo. As informações sobre o processo seletivo podem ajudar na hora de decidir se é um local no qual eles realmente têm interesse de trabalhar.

4. Vídeo entrevista é o futuro do recrutamento

A população está cada vez mais acostumada e confortável com a tecnologia, e a indústria de recrutamento online continuará a se desenvolver junto a essa tendência. As empresas já estão adaptando o recrutamento por vídeo para vagas de todos os níveis. Especialistas acreditam que em alguns anos os currículos em papel não farão mais parte do recrutamento e os vídeos serão as ferramentas principais do recrutamento.

É importante destacar que essa inovação ajuda a equipe de RH na hora de compartilhar o perfil e informações dos candidatos. Os recrutadores e gestores não precisam estar no mesmo local ou realizar a entrevista juntos, assim, podem compartilhar entre si os vídeos para avaliação.

Como preparar o candidato para a vídeo entrevista?

Um dos papéis dos recrutadores durante o processo de seleção é preparar os candidatos adequadamente para a entrevista. Por ser algo novo, é importante que eles tenham suporte para que a entrevista seja realizada de forma benéfica para ambas as partes. 

O sistema de entrevista por vídeo é simples e prático, mas algumas orientações tornam o processo ainda mais positivo:

1° passo: dispare um e-mail

É importante disparar um e-mail com o acesso à entrevista. Cada tipo de entrevista exige informações diferentes.

  • Entrevistas gravadas: o corpo do e-mail precisa conter os detalhes gerais de como gravar as respostas por vídeo. Além disso, é importante passar algumas dicas de acesso, visando o melhor desempenho e o registro de suas falas diante das câmeras. Passar informações como o uso de equipamentos, tempo, local de gravação, entre outras, é muito importante;
  • Videoconferências: o corpo do e-mail precisa conter os detalhes gerais de local e hora, sala de conferência, equipamentos necessários e outras informações pertinentes.

2° passo: oriente o candidato durante a entrevista

Durante a entrevista, o candidato deve ser orientado. Para isso, faça apontamentos que o ajudem a se situar bem durante o processo. 

  • Entrevistas gravadas: é importante que cada etapa tenha indicação em relação ao total, por exemplo, “1 de 5 perguntas”. Além disso, é preciso que ele consiga ver na tela qual o tempo máximo que tem para respondê-las. Para facilitar esse processo, é possível contratar softwares especializados;
  • Videoconferências: durante a entrevista, procure extrair todas as informações pertinentes do candidato. Deixá-lo livre é importante para que haja uma maior troca. Então, conduza a entrevista da mesma forma que costuma fazer na entrevista presencial.

Conheça o software JobConvo

Agora que já conhece as vantagens da vídeo entrevista, saiba que implementá-la é extremamente simples. Para isso, você vai precisar de um sistema de recrutamento e seleção. O software pode trabalhar para você e facilitar ainda mais esse processo. O software JobConvo é líder em gestão para processos de R&S, além de ser uma ferramenta totalmente completa e fácil de usar. 

Com ele, você pode criar requisições, personalizar e automatizar as etapas dos processos, compartilhar as vagas em diversos canais, aplicar testes técnicos, fazer o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos, analisar relatórios e fazer todo o processo de admissão digital. E claro, não podemos esquecer das vídeo entrevistas! 

Além de contar com esse recurso, é possível analisar os vídeos e compartilhar os finalistas com os gestores. Veja abaixo como funciona:

Entrevistas em vídeo gravadas

Como já falamos anteriormente, a etapa das entrevistas é um dos momentos que mais demandam tempo do processo de R&S. Além disso, cerca de 70% dos profissionais entrevistados são candidatos que recrutadores consideram não ter o perfil desejado.

Com a JobConvo, o recrutador pode criar roteiros de entrevistas com até 10 perguntas para enviar aos candidatos. Dentro de um prazo definido para responder, os candidatos respondem em vídeo, via computador ou aplicativos. Em grande parte das entrevistas, em menos de 3 minutos, o recrutador consegue avaliar se o candidato tem o perfil desejado ou não.

Como todos os candidatos respondem as mesmas perguntas, comparar entrevistas é incrivelmente simples. Compartilhe com o gestor os melhores entrevistados. Assim, é só aguardar o feedback do gestor para dar continuidade no processo. Com isso, somente os melhores candidatos são convidados para entrevistas presenciais.

Vídeo conferências

As vídeo conferências também fazem parte do software JobConvo. É possível entrevistar os candidatos em tempo real, facilitando toda esta etapa do processo seletivo. Com o módulo de vídeo conferência, o recrutador pode entrevistar um candidato ou mais ao mesmo tempo, sem sair do lugar, evitando os deslocamentos e tempo gasto.

O outro grande diferencial da JobConvo é a possibilidade de gravar essas vídeo conferências. O recrutador pode gravar a entrevista ao vivo com os candidatos e compartilhá-las com outras pessoas envolvidas no processo.

Todos esses recursos são muito vantajosos para o RH e auxiliam todos os profissionais do setor, além de melhorar a experiência dos candidatos, contribuindo para a sua experiência. 

Agora você já tem dicas valiosas para aprimorar o seu processo seletivo, basta colocar em prática! Quer experimentar na prática todas essas vantagens do software JobConvo? É só solicitar uma demonstração GRATUITA!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais