O processo de recrutamento e seleção é um grande desafio tanto para o recrutador, quanto para os candidatos. Hoje em dia, 90% das entrevistas têm sido feitas de forma online, desde as avaliações, testes comportamentais, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais até o momento da contratação. 

Esse novo modelo de contratação pode acabar influenciando no comportamento do candidato, assim como oferece maior conforto ao recrutador. Mas, será que a entrevista online pode ser igual a uma entrevista presencial?

Mesmo passando por experiências positivas e negativas durante as entrevistas presenciais, o comportamento e preparação para a entrevista online é diferente da entrevista presencial. Muitas vezes, por  estar em um ambiente diferenciado, a distância causa efeitos psicológicos que acabam influenciando no comportamento do candidato.

Seja por entrevista em vídeo ou entrevista gravada, o processo seletivo online é sempre um desafio. Por isso, a preparação correta impacta diretamente no resultado final. No artigo de hoje, daremos algumas dicas para ter sucesso nesse processo.

O QUE É RECRUTAMENTO ONLINE?

O recrutamento online é o processo de recrutamento e seleção que ocorre desde a divulgação de vagas de emprego no meio virtual (através de páginas especializadas), passando pelo recebimento de currículos, triagem e entrevista, de maneira totalmente virtual. Ou seja, tudo ocorre online. Além disso, a tecnologia tem sido usada muito no setor de RH através de ferramentas para a análise de dados, o que evita erros de contratação e mais assertividade no processo.

Essa forma de recrutamento tem ganhado cada vez mais espaço no RH. As pesquisas demonstram que mais da metade das empresas já estão reformulando sua forma de recrutamento. Desse modo, algumas empresas são adeptas ao recrutamento online por vários motivos: seja para contratar talentos em outras cidades e até mesmo países, ou para melhorar o custo-benefício devido a economia de tempo e dinheiro. 

Todo o processo de testes, por exemplo, é automatizado e realizado através de um software que analisa o comportamento dos candidatos e ajuda a empresa a evitar gastos com insumos, pessoal, dinâmicas de grupo, avaliações etc. 

Softwares de recrutamento e seleção também são usados para analisar o perfil comportamental dos inscritos no processo e geram relatórios que auxiliam na escolha do melhor candidato. Dessa forma, a empresa já fica com um banco de talentos com os perfis dos candidatos, o que facilita na hora da contratação de outros candidatos para vagas futuras. Já existem, inclusive, candidatos que comparecem na empresa apenas no momento da admissão, a fim de entregar a  documentação completa e realmente começar a trabalhar. 

COMO PREPARAR UMA ENTREVISTA ONLINE?

Fazer uma entrevista pela internet, embora pareça algo simples, requer conhecimento, técnicas e claro, um pouco de jogo de cintura. O objetivo do recrutador será escolher o melhor candidato para a vaga em questão através de entrevistas e dinâmicas de grupo.  

O sucesso da técnica da entrevista online é tão grande, que uma pesquisa realizada em 2020 por uma startup, mostrou que quase metade das empresas (48%) pretende manter os processos seletivos online para contratar novos colaboradores mesmo depois que a pandemia passar.

Por isso, veja a seguir alguns passos importantes para fazer uma entrevista online: 

FAÇA TESTES PRÉVIOS

Antes de começar a entrevista, teste o programa que vai ser usado, assim como a luminosidade do ambiente, as caixas de som e o computador. Não existe nada pior que uma entrevista online em que a comunicação, tanto visual quanto auditiva, acaba sendo prejudicada. 

Neste momento, tudo deve funcionar perfeitamente para o recrutador passar credibilidade ao candidato. 

SIGA UM ROTEIRO 

Normalmente, as entrevistas presenciais possuem um roteiro. Isso também deve ser feito na entrevista online para ajudar o recrutador a não se perder.  

O recrutador deve ter em mãos o currículo do candidato para saber sobre suas qualificações e dessa forma perguntar o que pode ser interessante para a vaga em questão. 

MANTENHA O CLIMA AGRADÁVEL

É comum que o entrevistado esteja nervoso ou ansioso. Por isso, seja agradável. Tente tranquilizá-lo, fale de forma clara, objetiva e acima de tudo humana. O ideal é apresentar  empatia e respeitar totalmente o espaço de quem está do outro lado da tela.

O sucesso do recrutamento através da entrevista online depende muito das ações tomadas pelo entrevistador. Por isso, existe a necessidade de ter conhecimento em como conduzir a situação da melhor maneira possível. 

INFORME O CANDIDATO COM ANTECEDÊNCIA

Assim como nas entrevistas presenciais, é importante que o recrutador informe ao candidato todos os dados necessários sobre a entrevista.

O entrevistado precisa saber o dia, o horário, qual aplicativo será utilizado na entrevista etc. Muitas vezes, será necessário baixar um app. Por isso, o candidato precisa ter tempo hábil para fazer o download e entender a dinâmica do aplicativo.  

Normalmente, esse contato é realizado via telefone, WhatsApp ou e-mail. 

7 DICAS PARA O SUCESSO DE UMA ENTREVISTA ONLINE

Confira agora as dicas para realizar uma entrevista online de sucesso:

1. TESTE A CONEXÃO

A conexão com a internet é um problema muito mais comum do que muita gente pensa em uma entrevista online. Sendo assim, é importante realizar alguns testes antes do horário agendado com o candidato.  Se a internet da empresa ficar instável durante a entrevista, você terá dificuldades em manter uma conversa sem interferências, o que pode prejudicar o entendimento e consequentemente, a avaliação. Portanto, certifique-se que está tudo em ordem.

2.  ESCOLHA O LOCAL DA ENTREVISTA

Não é porque a entrevista é online que você pode fazê-la em qualquer ambiente da empresa. O local escolhido deve levar em consideração a qualidade da conexão e também possíveis ruídos do restante da equipe que podem atrapalhar o andamento da seleção. Por isso, escolha um local silencioso e avise aos colegas de equipe. Assim, ninguém irá te interromper.

3. FIQUE ATENTO AO DELAY E ESPERE ANTES DE RESPONDER

As entrevistas por vídeo acabam sofrendo com o delay. Não é sempre, mas isso geralmente acontece na maioria das vezes. Por isso, é importante fazer uma pausa para não atropelar as respostas do candidato. Além disso, falar pausadamente e saber o momento certo de falar também é importantíssimo.

4. O RESTANTE DEVE ESTAR OFFLINE

Como a entrevista será em um ambiente virtual, é importante evitar possíveis distrações. Sendo assim, comece por fechar programas ou abas do navegador antes de começar a conversa. Isso impede qualquer tipo de distração, além de deixar o computador mais rápido. O celular também deve receber atenção: silencie as ligações e as notificações mais recorrentes, mesmo que a entrevista seja por outra plataforma. 

5. OLHE DIRETAMENTE PARA A CÂMERA

Para a entrevista online, é importante enquadrar-se corretamente na câmera. Por isso, testar o equipamento anteriormente é importante. No momento da entrevista, evite ficar com o olhar perdido e distraído e olhe diretamente para a câmera, mostrando confiança para o candidato.

6. TENHA PAPEL E CANETA POR PERTO

Ter papel e caneta perto é essencial nesse momento. Fazer anotações é muito bom para memorizar informações sobre o candidato. Por estar distante, muitas pessoas acreditam que receberão as informações por meios eletrônicos e não precisam gastar tempo com as anotações. Mas, no caso da entrevista online, é fundamental marcar todas as informações daquele processo e profissional.

7. ENXERGUE A TECNOLOGIA COMO SUA ALIADA

A distância pode ser algo muito positivo. Muitas pessoas se sentem mais confortáveis falando por meio de vídeo ou ao telefone do que presencialmente. Por isso, a tecnologia deve ser sempre utilizada como uma aliada do R&S e não como uma vilã.

CONHEÇA OS ERROS A SEREM EVITADOS NA ENTREVISTA ONLINE

A seguir separamos erros comuns que devem ser evitados durante uma vídeo chamada da seleção:

  • Se distrair e ficar conversando com outras pessoas no meio da entrevista;
  • Dar informações imprecisas ou evasivas;
  • Demonstrar opiniões racistas, negativas ou ofensivas; 
  • Deixar de agradecer pelo encontro ao final da entrevista;
  • Agir com intimidade;
  • Falar mal de outros candidatos ou da empresa;
  • Falar mentiras;
  • Falar palavrão, vocabulário pobre e com gírias;
  • Vestir-se inadequadamente, para o caso dos recrutadores que estão em home office.

Para Orlando Laragnoit, líder de recrutamento do Twitter na América Latina e Canadá, o processo online traz mais segurança para os candidatos. Ele lembra que essa realidade não é fruto da pandemia, mas sim parte de uma tendência em adotar a tecnologia do trabalho remoto e home office. 

O RH digital não é mais uma opção, mas uma necessidade! A JobConvo pode facilitar o processo de seleção online da sua empresa através de um software de recrutamento e gestão inteligente. Agende a sua demonstração gratuita e mude a sua concepção sobre o assunto!