Como Engajar Candidatos em Todas as Etapas do seu Processo de Recrutamento e Seleção

5 (100%) 2 votes

A aquisição de talentos tem sido cada vez mais difícil para os recrutadores. O número altíssimo de pessoas procurando emprego em diferentes áreas e aplicando para vagas que não necessariamente se encaixam em seu perfil. Isso faz com que recrutadores devem passar por triagens cada vez mais específicas. Além disso, a tendência da migração de processos seletivos mais virtuais concentrando tudo no mundo online. O grande desafio com essas mudanças é a de manter os candidatos que passaram para as próximas etapas engajados e interessados em sua empresa.

O recrutamento é um momento de relacionamento da equipe de RH com os candidatos. É fundamental que o recrutador cultive um bom relacionamento com todos os candidato desde o início. Isso influencia na percepção que o candidato vai ter da sua empresa.

Para saber como melhor engajar com seu candidato devemos primeiro entender a jornada do candidato durante um processo seletivo.

  • Descoberta 
  • Desejo
  • Candidatura 
  • Etapas de Seleção 
  • Contratação 

 

Descoberta.

É o momento o qual o candidato sabe que a sua empresa está com vagas. Para o indivíduo chegar a essa etapa, eles tem que ter um mínimo conhecimento da sua empresa e que vocês estão contratando.

Para isso, você deve fazer um Marketing de Recrutamento que seja eficaz. Conte com as tecnologias certas (como ferramentas de sourcing, sistemas de rastreamento de candidatos e listas de booleanas eficazes) e um forte employer branding para compartilhar vagas incentivar as indicações e mostrar como os colaboradores têm orgulho de vestir a camisa da sua empresa.

Desejo

Assim que o candidato descobrir que há vagas em sua companhia, ele vai pensar se tem interesse em se candidatar ou não. Esse é o momento o qual ele vai pesquisar mais sobre sua marca, olhar seu site, suas redes socais e página de carreiras.

O ideal é que você liste a razões de sua empresa ser uma ótima escolha e porque incentivar o desejo de querer trabalhar nela. Para isso, é interessante incluir depoimentos de atuais colaboradores através de vídeos, frases ou posts em blog. e os motivos os quais eles gostam de sua rotina e entusiasmar outros a se juntar à companhia.

Candidatura

Se o candidato chegou até aqui, ele está interessado e você precisa fazer com que ele se candidate. Nesse momento, o ideal é que você tenha elaborado muito bem a descrição da vaga para que soe interessante e não “apenas mais uma vaga” igual a muitas outras.

Use uma linguagem atraente e clara, destaque os benefícios e vantagens de se juntar à sua organização e compartilhe fontes as quais ele pode saber mais sobre você.

As vagas com uma descrição mais clara e atraente são aquelas que com certeza vai chamar atenção de muitos e vai ter mais interessados nela, além da probabilidade de mais pessoas que se encaixarem com o perfil mandem o currículo do que pessoas que não se identificam.

Etapas de Seleção

A partir de agora, você tem o candidato em seu sistema de Recrutamento e Seleção. É a hora de identificar quais são os candidatos que se encaixam melhor em sua empresa. Há softwares que conseguem fazer essa triagem para você e ranquear quais são os que mais tem a ver com a vaga e organização. Após essa triagem, começa as diferentes etapas que você decide que faz mais sentido para o seu procedimento.

Não se esqueça de seguir as melhores práticas de processos seletivos, como perguntas adequadas na hora da entrevista, como conduzir uma entrevista eficaz, garantir feedback para seus candidatos nas etapas necessárias e estar sempre disponível para quando alguém tiver dúvida em relação ao processo de seleção.

Contratação

O seu candidato já passou por toda a jornada e está no final dela. Você já conseguiu convencê-lo de se candidatar, identificou que ele se enquadra no perfil desejado e decidiu oferecer a vaga para ele. Que maravilha, não é?

Sim! Mas não se esqueça que mesmo que o candidato tenha aceitado a proposta o seu trabalho de continuar esse engajamento não acaba por aqui. Para garantir que você tenha uma alta qualidade de contratação, você deve continuar esse relacionamento com ele. O recomendado nesse momento é começar com o processo de Admissão Pessoal o mais rápido possível. Existem maneiras de agilizar a admissão com o meio de Admissão Pessoal Digital, a qual você consegue fazer todo esse processo online – até a assinatura digital da carta proposta.

Além de ser melhor para você garantir toda a documentação logo, você garante que o seu mais novo funcionário esteja animado com a sua nova função. Garanta, também, uma boa recepção para o seu mais novo colega e colaborador!

Aproveite ao máximo a tecnologia oferecida!

Para engajar e manter o candidato sempre informado, a tecnologia vai ser seu braço direito.

Com os softwares de Recrutamento e Seleção, você consegue trazer o processo seletivo todo para o mundo virtual. A capacidade de deixar o fluxo de contratação alinhado e toda a equipe envolvida sempre conectada e podendo acessar às informações quando for preciso é uma grande vantagem, além de todas as possibilidades oferecidas nesse tipo de ferramenta.

Engajamento de Candidato

O engajamento de candidato é algo que nunca acaba, é um processo contínuo na rua rotina de recursos humanos. De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder, quando o candidato tem uma péssima experiência em um processo seletivo, 42% responderam que nunca mais se candidataram para aquela organização de novo e 22% falaram que não recomendariam para outros e falaram para não trabalhar lá. É muito importante para as empresas aumentarem o engajamento com seus possíveis futuros colaboradores para garantir uma boa imagem e reputação para que outros próximos candidatos sejam incentivados a se juntar a você.  

Aproveite nossas dicas e invista nessa melhoria de engajamento em sua empresa e garanta uma melhor experiência para seus candidatos.