Propaganda

Como liderar uma equipe? 10 dicas para liderar uma equipe de sucesso

Como liderar uma equipe? 10 dicas para liderar uma equipe de sucesso
Propaganda

Diante da modernidade e da diversidade, saber como liderar pessoas é um soft skill muito importante. Existem aqueles líderes natos que não precisam de curso de como liderar uma equipe, eles apenas sabem e fazem com que tudo pareça tão simples. Mas será que aprender como liderar uma equipe desmotivada é tão simples assim?

Liderar com humildade sem passar por cima de ninguém, oferecendo dicas de liderança de equipe para aqueles que precisam de ajuda, é a melhor atitude dentro de uma organização.

O bom líder ajuda a equipe a alcançar metas individuais e objetivos comuns. Por isso, aprender como liderar uma equipe de vendas, onde há metas individuais e em conjunto, é uma das tarefas mais difíceis.

Mas, quando se fala em grandes desafios, saber como liderar uma equipe de futebol, pode ser classificado como um dos maiores. Pois a responsabilidade pula dos campos e invade a torcida. Neste caso, não basta ser um bom líder para os jogadores, é preciso agradar centenas ou até mesmo milhares de pessoas.

Diante de diversos cenários aos quais os líderes são expostos e precisam desenvolver o seu papel com segurança, foram desenvolvidos diversos tipos de liderança, entre eles:  1) Liderança autocrática; 2) Liderança situacional; 3) Liderança democrática; 4) Liderança liberal; 5) Liderança transformacional. Cada um deles acaba impactando nas características e atitudes do líder e no comportamento da equipe.

A liderança de equipe pode ser desenvolvida e aprimorada. Para isso, é preciso ter foco e buscar desenvolver as habilidades necessárias para um líder. Pois liderar vai muito além de ordenar, dirigir e controlar.

Como desenvolver liderança?

Para desenvolver liderança é preciso saber qual é o papel do líder na empresa. Para aprender como liderar uma equipe é necessário entender que há diferença entre líder e chefe.

O chefe faz de tudo para conseguir o que quer. Para alcançar a meta passa por cima do bem-estar da equipe e, ainda os culpa caso dê errado. Já o líder entende que qualquer resultado só será possível se todos estiverem envolvidos. Assumindo as responsabilidades coletivamente.

As empresas detinham uma grande quantidade de chefes em suas equipes. Há alguns modelos de gestão que permanecem impulsionando as atitudes de chefia. Mas, a liderança tem ganhado destaque nas grandes empresas. Pois elas precisam cada vez mais, de menos chefes e mais líderes.

O grande desafio das organizações é desenvolver liderança por meio das pessoas certas. Saber perceber qual indivíduo possui os valores que determinam as decisões, o comportamento ideal nas tarefas e um senso de coletividade para a gestão de pessoas e de processos, é uma virtude do RH.

O líder pode ter algumas habilidades naturais, mas outras podem ser desenvolvidas a partir da consciência de que é preciso se conhecer e mudar para ser um profissional melhor. Para desenvolver liderança é preciso:

  • Mostrar respeito para ser respeitado;
  • Ser honesto e transparente;
  • Saber se comunicar;
  • Saber delegar e confiar;
  • Dar o exemplo;
  • Ter atitude positiva;
  • Oferecer um senso de propósito;
  • Entender as especificidades de cada pessoa.
  • Estar antenado às mudanças do mercado;
  • Promover a mudança de atitudes necessárias para moldar a equipe;
  • Fazer planos com antecedência;
  • Ter capacidade de mobilizar a equipe para executar seus planos;
  • Estimular atividades de trabalho em equipe;
  • Proporcionar treinamento e desenvolvimento pessoal;
  • Desenvolver e aplicar programas de avaliação de desempenho, definindo as metas de melhoria;
  • Dar os feedbacks necessários.

Agora que já sabe como desenvolver liderança é preciso entender que o líder não deve:

  • Assuma as obrigações que delegou a alguém;
  • Criticar em público;
  • Perder o equilíbrio emocional;
  • Usar o poder do cargo para liderar;
  • Tratar seus colaboradores como peças que podem ser substituídas;
  • Se envolva emocionalmente com um funcionário;
  • Estipular metas inatingíveis.

Como ser um líder de equipe de trabalho?

A liderança de equipe precisa ser coesa e transparente. As atitudes do líder impactam diretamente na forma como o liderado irá agir. Ou seja, para ter êxito é necessário respeitar os colaboradores e fazer cada um deles se espelhar nas atitudes e decisões tomadas.

O líder tem o poder de conduzir a equipe. Ele é um espelho para os seus colaboradores. Suas atitudes são admiráveis e seu comportamento seguido. Para desenvolver uma lideranç

a eficaz é preciso fazer. Não apenas delegar, o bom líder mostra como faz e ajuda a equipe a alcançar suas metas e objetivos.

A liderança é algo único e individual, mas ao mesmo tempo, ela é compartilhada. O líder não consegue a chegar a lugar nenhum sozinho, ele precisa da equipe, e sabe que só conseguirá sucesso na execução das tarefas se as executar com confiança e em conjunto.

Liderar é como conduzir uma multidão. É preciso dar os passos certos na direção correta. Para ter sucesso é necessário mostrar o caminho e oferecer amparo para que possam chegar juntos ao objetivo final. Por isso, para ser um bom líder de equipe de trabalho é preciso:

1- Oferecer segurança para a equipe

O papel do líder parece ser difícil e impossível de executar, mas é muito mais simples do que parece. Porém, para obter sucesso é necessário oferecer segurança para a equipe. Pois, uma equipe segura e confiante age de uma forma mais precisa, sem exitar nas ações e atitudes. Um grupo seguro tem a certeza e convicção de que estão fazer a coisa certa e caminhando para a direção correta. Além disso, a seg

urança deixa a equipe mais motivada e os impulsiona a ter atitudes mais firmes.

2- Ser um bom professor e fazer acontecer

O grande erro de boa parte dos líderes é temer transmitir os seus conhecimentos e perder o cargo que possui. O líder não apenas faz acontecer, mas ele ensina a equipe a fazer. Guardar os conhecimentos não é a atitude correta de um líder. Pois, muito pelo contrário, a liderança é uma forma simples e precisa de lecionar. O bom líder é como um professor, ele ensina a seus colaboradores tudo o que sabe, sem medo de perder sua p

osição.

3- Desenvolver uma boa comunicação e expor as expectativas

Ter uma comunicação sem ruídos é muito importante para exercer uma boa liderança. O líder precisa ser transparente e saber transmitir a mensagem com precisão. Delegar as atividades da forma correta, ser claro e coeso, é muito importante para que os demais colaboradores executem da maneira correta.

Expor as expectativas em relação a equipe e as metas para o grupo é importante, pois todos precisam trabalhar buscando o mesmo objetivo. Fazer com que pessoas diferentes sigam na mesma direção para alcançar um objetivo comum é a melhor parte da liderança e é exatamente isso que evidenc

ia um bom líder.

4- Promover desafios pessoais e para a equipe

A liderança em sí já é um desafio. Mas, o bom líder desenvolve metas pessoais, das quais necessita do apoio e suporte do time. E, além disso promove desafios para a equipe. Essas tarefas em conjunto para o alcance de um sonho comum é muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores e o despertamento de um espírito de equipe, onde todos trabalham em unicidade.

5- Ser responsável com a equipe

O princípio básico de um bom líder é a responsabilidade.

6- Ter atitudes exemplares

Ser um exemplo para a equipe é o que vai separar os líderes dos chefes.

7- Reconhecer e recompensar o bom desempenho

Reconhecer o esforço do outro é uma atitude exemplar, e apenas a boa liderança consegue despertar este tipo de comportamento. Pois, isso é primordial para que a equipe continue unida e os colaboradores motivados.

8- Fornecer feedback constante

O feedback é a bússola dos colaboradores. Entender quais atitudes estão corretas e onde precisa melhorar é primordial para que eles possam seguir na direção certa. A falta de feedback deixa a equipe perdida e desmotivada, sem expectativa e impulsionamento.

9- Resolver os problemas com calma

Desespero e a falta de paciência tira a equipe do eixo. Ter calma para lidar com os problemas é essencial. Por isso, o bom líder precisa ter raciocínio rápido e precisão em seus argumentos, mantendo sempre a compostura e sabedoria em sua fala e atitude.

10- Criar um ambiente positivo

O ambiente de trabalho influencia diretamente no comportamento da equipe. O local e a atmosfera que o envolve impacta diretamente nas atitudes dos colaboradores. Por isso, proporcionar um ambiente de trabalho positivo é muito importante para o sucesso da liderança e da organização como um todo.

Como liderar pessoas difíceis?

Diantes de tantas dicas e orientações para desenvolver uma boa liderança, ainda resta uma dúvida: como liderar pessoas difíceis? Talvez esta seja o maior desafio do líder. Liderar pessoas com características, comportamento e pensamento diferentes. Que possuem valores e princípios tão únicos é sempre complicado.

Muitos acreditam que o líder que aprende como liderar uma equipe de restaurante, conseguirá exercer este papel em qualquer outro tipo de ambiente. Mas não é bem assim. A área de alimentação é uma das que sofre maior pressão psicológica, emocional e física. Para trabalhar nesse ramo de negócio é preciso ter equilíbrio e saber trabalhar sobre pressão.

Mas não apenas restaurantes e lanchonetes, existem diversos outros ambientes problemáticos. Porém, trabalhos que estão ligados com atendimento ao público são os que demandam um maior esforço do líder. Por isso, para liderar pessoas difíceis  líder precisa:

  • Manter a calma;
  • Desenvolver um plano de execução das tarefas;
  • Motivar constantemente a equipe;
  • Ser espelho para os colaboradores;
  • Compreender as dificuldades do outro e oferecer auxílio;
  • Envolver os indivíduos no sonho da equipe. 

Com essas dicas ficará mais fácil liderar uma equipe de sucesso!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais