Como os recursos humanos podem contribuir com a gestão de uma empresa? O setor de RH possui inúmeras funções. Uma delas é atuar na gestão da sua organização, ajudando os gestores nas tomadas de decisão estratégicas. 

É comum que empresas que possuem boas práticas de gestão de RH mostrem um desempenho melhor em relação ao mercado. Essas práticas costumam ser:  

Por conhecer a fundo a empresa, o setor de recursos humanos é extremamente importante para contribuir na gestão do negócio. Ele possui indicadores importantes sobre o trabalho dos colaboradores, além de conhecer a cultura organizacional, as responsabilidades de cada setor da empresa e as competências exigidas em cada função. 

É somente através de uma boa gestão de recursos humanos que a empresa consegue tirar o melhor da habilidade de cada funcionário. 

Atualmente, a área de recursos humanos tem adquirido uma nova percepção de seus colaboradores e das empresas em si. Antes considerado um setor burocrático, agora o RH já é visto como essencial para que as empresas alcancem os resultados almejados. Continue acompanhando a leitura!  

Qual é a principal função do recursos humanos? 

O setor de recursos humanos é o responsável pelo desenvolvimento humano de todos   os colaboradores dentro da empresa, sempre buscando com que eles ofereçam o melhor de si dentro de seus cargos ocupados. 

O RH é o coração da empresa, auxiliando todos os setores e determinando diretrizes que servem como base para solucionar problemas que possam vir a aparecer no quadro funcional. 

Para gerenciar pessoas em uma empresa, o setor precisa ser flexível para facilitar a gestão e o planejamento. Com isso, o RH foi ficando cada vez mais automatizado com a evolução constante das atividades de recrutamento e seleção, e foi dividido em diferentes processos, como: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento.

Quais são as áreas de atuação do setor de RH?

O setor de recursos humanos pode contribuir em diferentes áreas da empresa. A seguir separamos algumas das suas principais funções. Confira: 

Dar suporte competente a outros setores da empresa

É fundamental que o setor de RH gerencie de forma eficaz todas as demandas dos diferentes setores da empresa. Dessa forma, o setor precisa estar atualizado com tudo o que acontece em cada área, a fim de resolver as situações da melhor forma possível. 

Elaborar a apropriada política de gestão de carreira

O RH também é o setor responsável por fazer a gestão de carreira dos colaboradores. Por isso, os profissionais devem estar sempre atentos para identificar possíveis líderes. Isso é um fator importante para melhorar a retenção de talentos. 

Portanto, é necessário conhecer os aspectos do trabalho de cada profissional (tanto negativos quanto positivos) e traçar estratégias (treinamentos, planos de carreira, aumento de salário, etc.) que ajudem no crescimento de cada colaborador dentro da empresa. 

Cuidar de questões práticas da empresa

O RH possui uma série de atribuições que vão muito além da contratação e demissão dos seus funcionários. Afinal, em muitas organizações o departamento pessoal trabalha junto ao RH. Por isso, o setor também pode ficar responsável por fazer treinamentos, resolver questões de relacionamento interpessoal, assédio moral, etc.   

Como fazer uma boa gestão de Recursos Humanos?

A seguir, separamos dicas de como o setor de recursos humanos pode fazer uma boa gestão dentro da empresa:

Faça avaliações constantes de desempenho 

Para que a empresa continue produtiva, é essencial que os seus colaboradores sejam parte desse sucesso. Por isso, é preciso que o setor de RH faça avaliações periódicas a fim de verificar o desempenho dos profissionais e ver o que precisa ser melhorado, além de como isso pode ser feito.

Realize uma análise da organização da empresa

O primeiro passo para realizar uma boa gestão de recursos humanos é entender a cultura organizacional da empresa. Desse modo, o RH irá saber quais são as melhores estratégias para serem utilizadas, que se encaixem nos valores da corporação.

Entenda o perfil de cada funcionário 

Uma das grandes funções do RH é cuidar da gestão de pessoas. Entender os colaboradores e suas competências é essencial para incentivá-los cada vez mais a se empenharem de acordo com suas qualidades e habilidades.  

Ofereça um plano de carreira

O RH também é o setor responsável por estimular os colaboradores através dos planos de carreira. Isso é uma forma de reter os melhores talentos. Uma boa ideia é criar programas de incentivo com premiações para aqueles que se destacarem em relação a sua função. 

Os prêmios podem ir desde um bônus na folha de pagamento a um curso da preferência do colaborador, ou então uma viagem de fim de semana com a família. O ideal é que toda a equipe responsável pela conquista seja contemplada, para não gerar inimizades entre os colaboradores.

Contudo, se a empresa não puder cumprir com o prêmio, não é aconselhável que realize promessas para não comprometer a credibilidade do setor. 

Com estímulos, os talentos irão se sentir mais motivados e irão trabalhar com mais empenho e produtividade.   

Quais resultados podem ser alcançados por um bom RH?

Ter uma gestão de Recursos Humanos eficaz dentro da empresa pode ser bastante benéfico para os seus negócios. Afinal, o ambiente corporativo se torna mais saudável com profissionais trabalhando motivados. Isso é proporcionado pela oferta de uma boa qualidade de vida junto a um bom salário e cultura organizacional. 

A seguir separamos alguns resultados que podem ser alcançados com uma boa gestão de RH: 

1. Soluções estratégicas

O papel do RH nas organizações é oferecer soluções estratégicas dentro dos processos de recrutamento e seleção, treinamento & desenvolvimento e gerenciamento de performance.

2. Bom relacionamento

Excelente relacionamento com colaboradores, stakeholders e outros setores aliados à estratégia do negócio.

3. Definição de boas práticas

Participação ativa do RH para definir práticas e políticas direcionadas à gestão dos seus colaboradores, que inclui: atração e retenção de talentos, desenvolvimento dos colaboradores, oportunidades de crescimento e formação de equipes de alto rendimento.

4. Retenção de talentos

Efetividade da estratégia de atração e retenção de talentos, que ajudam a construir uma identidade empresarial única.

5. Valorização do capital humano

Gestão de práticas e políticas da empresa para a valorização do capital humano. Práticas que garantem o bem-estar dos colaboradores, o respeito às diferenças dentro do ambiente corporativo, como o apoio à diversidade sexual e de gênero, de idade e raça, entre outras.

6. Diagnóstico corporativo

O diagnóstico corporativo realizado pelos recursos humanos é essencial para os negócios da empresa. Esse diagnóstico começa pelo topo da hierarquia da empresa e é feito através de uma análise detalhada identificando os pontos fortes e fracos.

As estratégias que são definidas pelo setor de RH devem começar primeiro pelos gestores e depois em todos os setores da empresa. 

7. Contribuir para previsões de gastos

O setor de RH possui uma série de ferramentas que permitem calcular gastos, como o ROI e mensurar as ações em investimentos como employer branding, treinamentos, processos seletivos e, inclusive, uma previsão de custos despendidos com turnover.

8.  Antecipar as demandas de novos profissionais

Outro resultado que pode ser alcançado com uma boa gestão de RH é  a antecipação das demandas de novos profissionais.

Essas demandas são descobertas através da análise dos dados coletados pelo setor de forma interna, a fim de identificar padrões e tendências dos colaboradores.

Dessa forma, a sua organização consegue desenvolver ações mais assertivas e direcionadas para a construção de equipes eficientes.

9.  Entendendo melhor a demanda do mercado

O mercado está cada vez mais dinâmico e a cada momento suas demandas estão mudando seguindo o ritmo das tendências do futuro, principalmente no setor de RH. 

Sendo assim, os gestores de RH costumam ler blogs, acompanhar as tendências, conhecer novos processos e tecnologias, e buscar outras referências para as novas demandas do mercado.

Qual é o papel da tecnologia atual no RH?

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada do RH. Vários softwares ajudam a automatizar processos que antes precisavam de várias horas para serem feitos, reduzindo erros e demandando menos custos operacionais. 

Ou seja, cada vez mais as demandas do setor necessitam do uso da tecnologia dentro da gestão dos processos. Dessa forma, as empresas já estão reformulando suas atividades por meio das ferramentas digitais.

Após todas essas informações, não há dúvidas de que a gestão de recursos humanos é essencial para o sucesso empresarial e para a motivação dos colaboradores. No entanto, o setor deve implementar novas práticas e tecnologias para acompanhar as exigências do mercado. 

Os profissionais do setor estão entendendo melhor sobre o impacto da sua atuação estratégica dentro das organizações, procurando sempre seguir boas práticas e estar aliados às novas tecnologias.

Agora que você sabe o quanto o RH pode contribuir para a gestão de seus negócios, que tal começar a pensar no papel estratégico desse setor para a sua empresa? Para acessar mais conteúdos como esse, acesse o blog da JobConvo.