Como os avanços da tecnologia podem impactar o seu ambiente profissional

Como os avanços da tecnologia podem impactar o seu ambiente profissional

Nos dias de hoje vemos a evolução tecnológica progredir a passos largos e seus frutos permearem todos os âmbitos das nossas vidas. Do cotidiano casa e trabalho, a saúde, consumo e lazer, tudo tem uma pontinha de tecnologia da qual passamos a depender. Pense em como seus hábitos na hora de fazer compras mudaram nos últimos 10 anos, pois então, a tendência é que mudem ainda mais nos próximos 10.

Este movimento evolutivo é completamente natural e faz parte da nossa rotina, esses avanços tecnológicos vêm carregados de facilidades que objetivam melhorar nosso desempenho nas tarefas do dia a dia, seja tornando-as mais rápidas, mais seguras ou mais simples.

Pensando nisso, vamos falar nesse artigo sobre alterações que a tecnologia trouxe para o meio profissional e como aproveitá-las da melhor forma possível, afinal abraçar a mudança é a melhor maneira de crescer, desenvolver e prosperar.

plano-gratis-jobconvo

 

O Início

A pandemia da Covid-19 é um tema de peso que certamente marcou a década e deixou em todos nós a sua marca de reforma comportamental, afinal, o distanciamento social compulsório mudou a rotina de todos. E neste contexto podemos considerar que foi o avanço da tecnologia que tornou possível atividades remotas importantes, como o contato com amigos e familiares, a manutenção dos estudos e a sobrevivência de muitas empresas e postos de trabalho.

Apesar do Brasil poder ser considerado uma nação bem estabelecida no setor de tecnologia, a pressão causada pelo período pandêmico mostrou que havia espaço para muito mais e com ela trouxe uma verdadeira transformação digital. Seja pelas necessidades do âmbito profissional com o trabalho remoto, as crises existenciais do isolamento, ou as modificações estratégicas no comportamento de consumo da sociedade.

Independentemente de qualquer coisa podemos concordar que houve um impulsionamento tecnológico no país, e anos do que seria uma transição tecnológica lenta, e talvez até menos eficiente, foram engolidos por uma evolução tecnológica brutal e completa, da qual não estamos mais abrindo mão.

Uma pesquisa de 2020 da Samba Digital mostrou que 85% dos negócios que ainda não tem iniciativas em transformação digital já perceberam o quanto é importante atentar-se para o assunto, pois infelizmente, quem não se adaptou ficou para trás.

 

Transformações Profissionais

É inegável que dentro do sistema de funcionamento de qualquer empresa, seja na gestão de pessoas ou na gestão de projetos, as ferramentas tecnológicas têm tido um impacto gigantesco, com benefícios reais na sua aplicação. Alguns exemplos desse tipo de recurso são:

 

Big Data: reúne uma grande quantidade de dados comportamentais valiosos, que permitem a empresa conhecer melhor o público com o qual pretende se comunicar na venda de seus produtos.

Analytics: ferramenta extremamente completa e detalhista de análise de dados, que possibilita ao profissional acessar e interpretar dados referentes ao seu produto. Dessa ferramenta é possível extrair insights, antecipar problemas, reter clientes e manter a empresa mais competitiva.

Blockchain: embora ainda pouco difundido, é um sistema digital que propõe a descentralização das medidas de segurança de dados e o desenvolvimento de processos digitais mais seguros, como assinatura de contratos e registro de documentos.

Inteligência Artificial: recurso tecnológico que otimiza processos e facilita a realização de tarefas. Já muito usado nos chats de comunicação com o cliente, esse recurso tem um potencial enorme de revolucionar o setor econômico mundial.

Cloud computing: também conhecido como armazenamento de informações e de softwares na nuvem, é um avanço da tecnologia que permite o aumento da segurança de dados e informações através de seus sistemas de criptografia, e ainda concede o acesso a documentos de qualquer lugar. Este recurso é um grande aliado da gestão de equipes remota.

Esses são apenas os termos mais gerais em evolução tecnológica, pois diariamente surgem novos aplicativos e plataformas capazes de otimizar interações profissionais, modelos de negócio e até mesmo a produção do produto em si.

Mas aí você deve estar se perguntando, qual a vantagem nessa tecnologia toda? O que são essas tais otimizações? Não estamos gerando abismos de desemprego?

Calma. Todas essas perguntas vão ser respondidas aqui.

 

Vantagens

Melhor do que dizer que tecnologia traz benefícios, é explicar quais são eles, portanto veja os exemplos a seguir.

Redução de custos: num primeiro momento com processos automatizados e a cultura de dados para orientar decisões importantes do negócio, é possível ganhar em agilidade e identificar gastos desnecessários de tempo e de recursos. Já posteriormente, é possível redirecionar os esforços dos funcionários para tarefas de aprimoramento, criatividade e estratégia, uma vez que as tarefas mecânicas se tornam muito mais rápidas e práticas com o uso da tecnologia.

Aumento da produtividade: com o fluxo de trabalho automatizado, o engajamento da equipe tende a crescer e o retrabalho a diminuir, e assim a equipe consegue entregar muito mais em questão de qualidade e volume dispondo dos mesmos recursos. Com este ganho de tempo, pode-se investir mais em treinamentos e evolução da equipe.

Melhoria na qualidade: ao padronizar e automatizar processos que antes eram feitos manualmente, os erros diminuem, o que impacta diretamente na qualidade geral da entrega, aumentando-a drasticamente. Uma vez que os funcionários possuem orientações mais claras, o desempenho das funções se torna mais eficiente.

Implementar tecnologias na sua empresa é estar alinhado com as necessidades do mercado e esses são apenas três benefícios em meio a uma infinidade deles. Observe seu ambiente de trabalho e comece a pensar quais são as tarefas que seriam melhor executadas se fossem automatizadas e quais carecem de mais dedicação estratégica, com certeza existem ferramentas que podem te ajudar por aí.

 

Desemprego

A tecnologia domina o mercado, todas as funções são automatizadas agora, e isso quer dizer que ninguém mais precisa de colaboradores numa empresa. É nisso que muitas pessoas acreditam, mas não é bem assim não é mesmo.

Infelizmente estamos sim passando por um período de alta no desemprego da população brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou em 31 de agosto uma pesquisa demonstrando que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,1%, no 2º trimestre de 2021, com quase 14,4 milhões de brasileiros. Porém isso está longe de ser uma culpa exclusiva dos avanços tecnológicos.

Fora a própria instabilidade econômica, precisamos lembrar que passamos por uma crise pandêmica a pouco, como citamos acima, e ainda não nos recuperamos totalmente, muitas empresas que não tiveram condições de se adaptar acabaram fechando as portas, e a própria forma de consumir mudou.

É verdade que a evolução tecnológica acelerada que experimentamos gera uma certa desorientação no meio profissional e que as mudanças na priorização de demandas profissionais se alteraram quase que de uma hora para outra. Mas essa não é uma questão de escassez de empregos e sim uma ressignificação de funções, que exige um período de adaptação principalmente do mercado de profissionais.

Assim como aconteceu com outras profissões no passado, agora novamente, antigas funções devem dar lugar a novas. Os cargos relacionados a tecnologia estão em alta e cabe aos novos talentos profissionais buscarem profissões que façam sentido dentro da sociedade que está sendo construída. Não é fácil e leva tempo, mas é possível.

Portanto, além dos profissionais se atentarem ao que o mercado precisa, se as organizações quiserem preencher suas vagas de tecnologia, elas também precisam buscar formas de se adequar e incentivar este movimento, seja por treinamentos, palestras, cursos internos ou incentivo educacional. Dessa forma, a tecnologia serve a sociedade e a sociedade prospera, ao invés do oposto.

 

Construindo uma organização tecnológica

O primeiro passo para incorporar tecnologias disruptivas no seu meio profissional é o bom e velho conhecimento do seu negócio, ou seja, faça um estudo interno, entenda quais etapas do fluxo de trabalho podem ser automatizadas, calcule os investimentos necessários e estude as melhores abordagens estratégicas para atuação da inteligência artificial no dia a dia da sua empresa.

Em seguida, converse com seus funcionários, abra espaço para opinião dos setores de forma natural e dinâmica, veja quais são as opiniões deles sobre o que precisam. Aqueles que estão envolvidos diariamente com seus respectivos processos vão saber exatamente como podem melhorá-los.

Por fim, pesquise, existem diversos tipos diferentes de tecnologia que podem ser aplicados no ecossistema profissional e que podem ajudar em diferentes etapas dos seus processos. Portanto, uma vez que tiver definido em quais pontos serão aplicadas suas melhorias tecnológicas, busque aquela que melhor atende as necessidades do seu negócio.

Quando pensamos em avanço da tecnologia e novos formatos de trabalho, vemos que os softwares de gestão assumem o papel de facilitadores do gerenciamento das tarefas, permitindo que gestores e colaboradores tenham acesso às informações de forma automatizada e ágil, não importa onde estejam.

Por isso nós da JobConvo oferecemos uma ferramenta tecnológica capaz de automatizar todo o seu processo de contratação. Usamos uma Inteligência Artificial de última geração que busca pelo colaborador perfeito para sua vaga, tudo de forma mais rápida, mais prática, mais eficiente e que traz uma multiplicidade de benefícios para sua empresa, principalmente para o setor de RH.

Ajude a sua equipe de Recursos Humanos a gerenciar suas contratações da melhor forma possível, e garanta o processo seletivo dos sonhos, pro seu negócio e pros seus candidatos. Com a nossa plataforma, suas chances de encontrar aquele talento ideal são MUITO melhores.

plano-gratis-jobconvo

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Newsletter BR

Pesquisa Vagas

Vagas Tech

PodCast

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais