O processo de recrutamento e seleção é um grande desafio tanto para o recrutador, quanto para os candidatos. Passar por entrevistas acaba influenciando no comportamento do candidato, assim como realizá-las oferece maior conforto ao recrutador. Mas será que a entrevista online pode ser considerada igual a presencial?

Mesmo passando por experiências positivas e negativas durante as entrevistas presenciais, o comportamento  e preparação para entrevista online é diferente. Não apenas por estar em um ambiente diferente, mas a distância causa efeitos psicológicos que acabam influenciando no comportamento do candidato.

Entrevista em vídeo ou entrevista gravada, o processo seletivo online é sempre um desafio. Por isso, a preparação correta impacta diretamente no resultado final. No artigo de hoje, daremos algumas dicas para se ter sucesso nesse processo.

O que é recrutamento online?

O recrutamento online é o processo de recrutamento e seleção que ocorre desde a divulgação de vagas de emprego no meio virtual, através de páginas especializadas, passando pelo recebimento de currículos, triagem e entrevista de maneira totalmente virtual, ou seja, literalmente online.

Essa forma de recrutamento tem ganhado cada vez mais espaço. Já existem ,inclusive candidatos que vão apenas para a empresa para levar sua documentação e realmente começar a trabalhar. Estamos vivendo realmente uma revolução digital.

Como fazer uma entrevista online?

Fazer uma entrevista pela internet, embora pareça algo simples, requer conhecimento, técnicas e claro, um pouco de jogo de cintura. Da mesma forma que ocorre de maneira presencial, é o recrutador que vai conduzir a entrevista pela internet, por isso, seguir alguns passos pode ser importante. 

1. Faça testes prévios

Antes de começar a entrevista teste o programa que vai ser usado, assim como a luminosidade do ambiente, as caixas de som e o computador. Não existe nada pior que uma entrevista online onde a comunicação, tanto visual quanto auditiva ocorre de forma prejudicada. 

2. Siga um roteiro 

Normalmente, as entrevistas presenciais possuem um roteiro pré-definido. Isso também deve ser feito na entrevista online

3. Mantenha o clima agradável

É comum que o entrevistado esteja nervoso ou ansioso, por isso, seja agradável. Tente tranquilizá-lo, fale de forma clara, objetiva e acima de tudo humana, tendo empatia e respeitando totalmente o espaço de quem está do outro lado da tela.

O sucesso do recrutamento através da entrevista online depende muito das ações tomadas pelo entrevistador. Por isso, a necessidade de ter conhecimento de como conduzir a situação da melhor maneira possível. 

Como se preparar para uma entrevista online?

Da mesma forma que o entrevistador precisa tomar alguns cuidados prévios, o entrevistado também deve se preparar para o processo de entrevista online.

Se você vai passar por uma entrevista dessa natureza, confira como se preparar. 

Pesquise sobre a empresa

Mesmo para uma entrevista online,  busque informações sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. O site oficial e as redes sociais são suficientes para ter uma referência da cultura organizacional e do que esperar na entrevista. Isso torna a conversa mais fluida e mostrará a ele que você teve a iniciativa de pesquisar.

Teste sua conexão

A conexão com a internet é um problema muito mais comum do que muita gente pensa em uma entrevista online. Sendo assim, é importante realizar alguns testes antes do horário agendado com o recrutador.  Se a internet ficar instável ou caindo durante a entrevista, você terá dificuldades em manter uma conversa fluida, o que pode prejudicar o entendimento e prejudicar a avaliação.

Escolha o local da entrevista

Não é porque a entrevista é online que você pode fazê-la em qualquer ambiente. O local escolhido deve levar em consideração a qualidade da conexão, e também possíveis ruídos que podem atrapalhar o andamento da entrevistados!

Atente-se ao visual e a vestimenta

Embora seja mais leve,, a entrevista online é parte de um processo seletivo, por isso, passar uma boa imagem é importante, sendo assim, se vista de acordo. Se é uma empresa mais formal, não precisa vestir um terno e gravata, uma camisa social já é o suficiente. Atente-se  também ao cabelo, à maquiagem e à barba.

O restante deve estar offline

Como a entrevista será em um ambiente virtual é importante evitar possíveis distrações. Sendo assim, comece por fechar  programas ou abas do navegador antes de começar a conversa. Isso, impede qualquer tipo de distração, além de deixar o computador mais rápido. O celular também deve receber atenção, silencie as ligações e as notificações mais recorrentes mesmo que ele não seja o canal escolhido.

8 dicas para ter sucesso na entrevista online

Depois de conhecer as particularidades e importância da entrevista online, é importante usar alguns macetes para realmente ter sucesso nesse formato de entrevista. Confira. 

1. Escolha o melhor equipamento para a entrevista

Para a entrevista online o equipamento utilizado é extremamente importante. Escolher os melhores equipamentos é primordial para garantir que não terá problemas durante a entrevista. 

2. Selecione um local adequado para a entrevista

Assim como na entrevista presencial, o local é um dos pontos mais importantes para a entrevista online. Por isso, é necessário escolher um lugar silencioso e organizado, garantindo que não haverá interrupções e barulhos, além de conforto. 

3. Tente realizar pelo menos uma entrevista de ensaio

Muitas pessoas acreditam que depois de passar por uma ou mais entrevistas já estão preparadas para tudo e, não precisam mais de ensaio. Isso é um grande erro! Cada processo seletivo é único e as entrevistas online possuem particularidades que a presencial não possui. Então, realizar um bom preparo é sempre importante.

Utilizar um simulador de entrevista de emprego online pode ajudar nos ensaios para a entrevista oficial. 

4. Olhe diretamente para a câmera

Para a entrevista online é importante enquadra-se corretamente na câmera. Por isso, testar o equipamento anteriormente é tão importante. No momento da entrevista, evite ficar com o olhar perdido e distraído, olhe diretamente para a câmera, mostrando confiança para o recrutador.

5. Tenha uma conversa comum

As pessoas procuram sempre a resposta certa, mas na hora da entrevista falar com leveza e sinceridade de grande importância. Por isso, procure falar com calma de maneira pausada, sem robotização. Pois, o recrutador busca a verdade e saberá avaliar cada detalhe da conversa.

6. Fique atento ao delay e espere antes de responder

As entrevistas por vídeo acabam sofrendo com o delay. Não é sempre, mas isso geralmente acontece na maioria das vezes. Por isso, é importante fazer uma pausa antes de responder as perguntas. Além disso, falar pausadamente e saber o momento certo de falar também é importantíssimo.

7.Tenha papel e caneta por perto

Pode parecer uma dica pouco valiosa,, mas ter papel e caneta é muito importante. Fazer anotações é muito bom para memorizar informações. Por estar distante, muitas pessoas acreditam que receberão as informações por meios eletrônicos e não precisam gastar tempo com as anotações. Mas no caso da entrevista online é sempre bom marcar informações sobre o cargo, a empresa ou até mesmo outras etapas do processo seletivo.

8. Enxergue a tecnologia como sua aliada

A distância pode ser algo muito positivo. Muitas pessoas se sentem mais confortáveis falando por meio de vídeo ou ao telefone do que presencialmente. Por isso, a tecnologia deve ser sempre utilizada como uma aliada do candidato e não como uma vilã.

A Job Convo pode facilitar o processo de seleção online de sua empresa através de um software de recrutamento e gestão inteligente. Agende sua demonstração Gratuita e mude sua concepção sobre o assunto!