Como se preparar para uma entrevista online? 10 dicas importantes!

5 (100%) 1 vote

O processo de recrutamento e seleção é sempre um desafio tanto para o recrutador, quanto para os candidatos. Passar por dezenas de entrevistas acaba influenciando no comportamento do candidato, assim como realizá-las oferece maior conforto ao recrutador. Mas será que a entrevista online é igual a presencial?

Mesmo passando por experiências positivas e negativas durante as entrevistas presenciais, o comportamento durante a entrevista online e a preparação para a mesma é completamente diferente. Não apenas por estar em um ambiente diferente, mas a distância causa efeitos psicológicos que acabam influenciando no comportamento do candidato.

Entrevista em vídeo ou entrevista gravada, o processo seletivo online é sempre um desafio. Por isso, a preparação correta impacta diretamente no resultado final.

Como fazer uma entrevista em vídeo?

Algumas empresas utilizam inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção. Com a automatização dos processos, elas acabaram alterando a maneira como conduzem as entrevistas. Não apenas currículo online, as organizações, por meio do sistema automatizado, passaram a realizar vídeo entrevista para trainee, analista, assistente e para todos os cargos possíveis e imagináveis.

Com essa modernização, saber fazer uma entrevista em vídeo acaba sendo uma vantagem importante para o candidato. O vídeo para processo seletivo deve ser realizado com bons equipamentos e em ótima localização. Afinal, o vídeo de apresentação para processo seletivo é a maneira como a empresa irá conhecer as características e experiências do candidato

Confira as dicas para ter sucesso na entrevista online

Agora que já conhece as particularidades e sabe da importância da entrevista online para as novas organizações, é importante saber como se preparar para a entrevista gravada ou entrevista online por vídeo. Para ter sucesso na entrevista online, siga as dicas abaixo:

1- Escolha o melhor equipamento e teste toda a tecnologia antes da entrevista

Para a entrevista online o equipamento utilizado é extremamente importante. Escolher os melhores equipamentos é primordial para garantir que não terá problemas durante a entrevista. Além disso, é necessário realizar testes com eles antes do grande dia. Saber se o computador, câmera, microfone, fones de ouvido, entre outros acessórios, estão funcionando é importantíssimo.

2- Selecione um local adequado para a entrevista

Assim como na entrevista presencial, o local é um dos pontos mais importantes para a entrevista online. Por isso, é necessário escolher um lugar silencioso e organizado, garantindo que não haverá interrupções e barulhos. Além disso, é importante ter um espaço confortável e iluminado.

3- Faça todas as preparações necessárias e realize pelo menos uma entrevista de ensaio

Muitas pessoas acreditam que depois de passar por uma ou mais entrevistas já estão preparadas para tudo e, não precisam mais de ensaio. Mas, isso é um grande equívoco. Cada processo seletivo é único e as entrevistas online tem particularidades que a presencial não possui. Então, realizar um bom preparo é sempre importante.

Utilizar um simulador de entrevista de emprego online pode ajudar nos ensaios para a entrevista oficial. Por isso, realize quantos ensaios for necessário até sentir-se confortável e seguro para o grande dia.

4- Desligue todas as distrações e programas antes da entrevista

Os equipamentos utilizados para a entrevistas devem ter foco total para o sucesso da mesma. Por isso, é importante deixar todos os programas, que não serão utilizados, fechados e o celular desligado, para evitar distrações.

5- Cuide do visual e vista-se profissionalmente

A entrevista online também exige cuidados com o visual. Mesmo que não for aparecer de corpo inteiro é importante manter o profissionalismo e vestir-se formalmente.

6- Procure olhar diretamente para a câmera

Para a entrevista online é importante enquadra-se corretamente na câmara. Por isso, testar o equipamento anteriormente é tão importante. No momento da entrevista, evite ficar com o olhar perdido e distraído, olhe diretamente para a câmera, mostrando confiança para o recrutador.

7- Tenha uma conversa comum e leve

As pessoas procuram sempre a resposta certa, mas na hora da entrevista falar com leveza e sinceridade é mais importante. Por isso, procure falar com calma e pausadamente, sem robotização. Pois, o recrutador busca a verdade e saberá avaliar cada detalhe da conversa.

8- Fique atento ao delay e espere um segundo antes de responder

As entrevistas por vídeo acabam sofrendo com o delay. Não é sempre, mas isso acontece na maioria das vezes. Por isso, é importante fazer uma pausa antes de responder as perguntas. Além disso, falar pausadamente e saber o momento certo de falar também é importantíssimo.

9- Tenha papel e caneta por perto

Pode parecer uma dica descartável, mas ter papel e caneta é muito importante. Fazer anotações é muito bom para memorizar informações. Por estar distante, muitas pessoas acreditam que receberão as informações por meios eletrônicos e não precisam gastar tempo com as anotações. Mas no caso da entrevista online é sempre bom marcar informações sobre o cargo, a empresa ou até mesmo outras etapas do processo seletivo.

10- Use a tecnologia a seu favor

A distância pode ser algo muito positivo. Muitas pessoas se sentem mais confortáveis falando por meio de vídeo ou ao telefone do que presencialmente. Por isso, a tecnologia deve ser sempre utilizada como uma aliada do candidato e não como uma vilã.

Ter os melhores equipamentos, estar com a melhor vestimenta, no local apropriado, poder treinar anteriormente e até mesmo gravar vídeos para medir as falhas, é uma excelente forma de usar a tecnologia a seu favor e estar preparado para tudo na hora da entrevista.

Siga as dicas e tenha sucesso na entrevista online!