Como se tornar um gestor de RH?

5 (100%) 1 vote[s]

O gestor de RH é um dos profissionais que mais se destacam no mercado de trabalho. E com um ambiente de tanta competitividade, a otimização da gestão de RH é essencial para a garantia da sustentabilidade da empresa.

Dessa forma, o gestor de RH é importantíssimo, porque se responsabiliza pelo acompanhamento das tendências do mercado, treinamento e desenvolvimento pessoal, gerindo o clima da organização e garantindo que a equipe permaneça motivada para a entrega do melhor para a empresa.

Confira tudo sobre o gestor de RH, e as principais informações referentes à sua formação! Veja como se tornar este profissional, a seguir!

Qual é a função do gestor de RH?

A função do gestor de RH passa, também, pela gestão de atividades dessa área específica. Confira as atribuições principais desse profissional de Recursos Humanos.

Recrutar e selecionar

É responsabilidade do gestor de RH a supervisão das atividades de seleção e recrutamento, de maneira a garantia que o processo seja realizado de acordo com a metas da empresa para que se possa adquirir talentos novos, visando a retenção dos mesmos.

Capacitar e treinar

Outra ocupação importante do gestor de RH é a gestão e promoção do treinamento, bem como desenvolver a colaboração para a possibilidade da entrega do resultado aguardado. Para a obtenção do sucesso em tal missão, há a necessidade de compreender as metas do empreendimento.

Benefícios e salários

Não é apenas fazer a contratação de modo efetivo, o treinamento e capacitação dos funcionários. Há a necessidade em manter os colaboradores na empresa. Portanto, é cabível ao gestor de RH a condução da construção de um planejamento remuneratório e com benefícios que possa reter os funcionários incentivando-os, de modo a alinhar a condição do empreendimento com o mercado.

Carreira

É, também, responsabilidade do gestor de RH o traçado de planos de carreira para cada um dos colaboradores. Para tanto, é preciso compreender de que modo cada funcionário tem sua capacitação e a significância para os resultados do empreendimento.

Qual é a formação necessária para ser gestor de RH?

Se tiver interesse em fazer parte dos Recursos Humanos, há a necessidade em compreender que o setor trabalha com indivíduos e acaba se dividindo em vários processos específicos e diferenciados, trata-se de uma área ampla. Portanto, deve-se pesquisar muito sobre qual a dimensão específica desejada da profissão.

Diversas funções estão disponíveis para especialização em recursos humanos. O passo inicial é se graduar na área. Além do curso de Gestão em Recursos Humanos, diversas alternativas são capazes de gerar a base para dar início ao exercício da ocupação. Determinados exemplos são os cursos de Administração, Psicologia, Pedagogia, e, inclusive, Direito.

Ainda, há aqueles cursos técnicos específicos em relações públicas, bem como em gestão de recursos humanos que geram a base para aqueles que estão começando na carreira.

Cursos específicos

De modo geral, nesta área, o que se destaca é a pós-graduação que seguem para os cursos de MBA, focando em desenvolvimento da capacitação de um gestor de RH. Há muita divulgação para aqueles que desejam seguir essa área profissional, com o MBA em:

  • gestão estratégica em recursos humanos;
  • gestão de negócios;
  • executivo empresarial em gestão de pessoas;
  • gestão de pessoas;
  • comportamento organizacional;
  • gestão de pessoas e tecnologias.

Durante a carreira de RH, é imprescindível que se prossiga em desenvolvimento e na busca de formação extra. Os cursos com ênfase em relacionamento com sindicatos, lideranças, treinamentos sobre a seleção e recrutamento, bem como demais, são interessantíssimos para o setor. O ideal é sempre se manter em atualização.

Qualidades de quem gerencia a área de recursos humanos precisa ter

O gestor de RH teve seu perfil modificado em últimas instâncias. Antes, havia a necessidade de dispor do conhecimento somente dos processos de administração. Atualmente, é fundamental que se tenha noção de todas as dimensões envolvidas na empresa.

A razão disso é que o gestor de Recursos Humanos precisa se destacar como um profissional que apresenta a capacidade de previsão de tendências e, além disso, ter um pensamento estratégico. O profissional é responsável pelo engajamento e motivação da equipe, buscando uma solução que favoreça o desenvolvimento dos indivíduos que participam da organização. Por isso, espera-se que o gestor de RH apresente os seguintes critérios:

Domínio da gestão de pessoas

Isto quer dizer que o gestor de RH deve ser capaz de acompanhar as mudanças do mercado, bem como as tendências da sociedade para não ficar obsoleto. Só dessa maneira, haverá a possibilidade de preparação para que o time dos colaboradores contorne os obstáculos do dia-a-dia, conquistando resultados que tragam satisfação.

Ter uma boa comunicação

Essa habilidade é essencial para que um gestor de RH supra as necessidades das empresas. Para tanto, não é suficiente apenas saber como se expressar e ter uma boa oratória. Há a necessidade de dispor de uma escuta boa para que possa fazer a conciliação do interesse da organização e de seus colaboradores.

Ser resiliente

Em razão de se tratar de uma função totalmente dinâmica, espera-se que a gestão de RH tenha adaptação rápida a novas situações e seja resiliente, que é a habilidade de recuperar-se rapidamente de situações difíceis. Tal competência é um dos critérios mais requisitados de um gestor de RH.

Busque o autoconhecimento

Buscar o autoconhecimento precisa se caracterizar uma prática assídua para todos os servidores, não sendo diferente com o profissional de gestão em recursos humanos. Há a necessidade de fazer questionamentos sempre, para aumentar suas habilidades emocionais – habilidade principal de um gestor de RH – que são exigidas árduamente para tal ocupação.

Este autoconhecimento torna o gestor de RH confiante para a tomada de decisão com consciência. Ainda, haverá a possibilidade de traçar planejamentos e metas com maior realidade, para si e para os demais colaboradores.

Se você gostou das informações e quer se tornar um gestor de RH, não deixe de seguir as dicas. Continue se atualizando e buscando especializações em relação!