7 ideias criativas para confraternização de fim de ano da empresa

7 ideias criativas para confraternização de fim de ano da empresa

Um dos momentos mais aguardados pelos colaboradores é a confraternização de fim de ano da empresa. Afinal, ela promove interação entre os colegas de equipe.

Esse é um evento extremamente importante! Porém, com a pandemia, muitas empresas migraram para o modelo home office, tornando a confraternização um grande desafio.

Com base nesse contexto, foram selecionadas 7 ideias criativas para o planejamento e organização da confraternização de fim de ano da empresa, tanto presencial quanto online. Continue a leitura!

A importância de fortalecer as relações entre os colaboradores

O distanciamento social causado pela pandemia afetou tanto as relações econômicas quanto a saúde mental dos profissionais. Muitos precisaram se afastar de seus familiares, amigos e do ambiente de trabalho, atingindo fortemente as relações interpessoais.

Por isso, a confraternização de fim de ano da empresa é o momento ideal para fortalecer as relações com a sua equipe. Não há nada melhor do que essa ocasião, pois todos contribuíram bravamente durante a temporada para o sucesso da empresa. 

Confraternização de fim de ano em home office

Diante de todos os acontecimentos desde 2020, comemorar pode parecer fora de contexto. Porém, esse também pode ser um momento de superação, onde pode ser gerado em seus colaboradores uma forma positiva de enxergar o futuro, incentivando-os. 

Afinal, diversas empresas venceram o período de crise com excelência, sem demissões e aplicando o formato home office como estratégia para prosseguir com seus negócios. Além disso, foi possível promover a saúde entre os profissionais.

Portanto, existem diversos motivos para comemorar o encerramento de mais um ciclo junto a sua equipe. E o RH pode ajudar nessa organização para celebrar as metas batidas e os desafios superados! 

Como fazer uma festa de final de ano criativa?

Organizar uma confraternização é algo trabalhoso e quando se fala em home office, é necessário ter muita criatividade. Aqui abaixo estão alguns passos que irão te ajudar a planejar sua festa da melhor forma, seja ela online ou presencial:

Defina o objetivo do evento

O primeiro passo é definir o objetivo da sua confraternização, alinhando qual é a intenção final do evento.

Para isso, pense no público que será alcançado, seus gostos e os tipos de eventos que o agradam. Uma forma de obter essas informações de forma direta é fazendo uma pesquisa com os colaboradores, buscando saber aquilo que eles esperam da festa.

Depois, analise o objetivo da confraternização: aproximar a empresa dos seus colaboradores? Comemorar as metas batidas? Incentivar a equipe para o novo ano? Será um evento formal ou mais informal?

Com esses pontos definidos, é possível pensar nas melhores ideias para tornar a confraternização de fim de ano da empresa um evento de sucesso.

Escolha se o evento será presencial ou remoto

O próximo passo é decidir se o evento será realizado de forma remota ou presencial. Para isso, é necessário avaliar se no período em que irá realizar sua festa é possível e autorizado as comemorações presenciais, lembrando sempre de seguir todos os protocolos de segurança.

Tenha um bom planejamento

É necessário elaborar um planejamento para não deixar a organização do evento de fim de ano da empresa para a última hora. No caso das festas presenciais, é necessário  reservar salões e buffets com antecedência, para não perder um espaço nas agendas dos servidores em uma época cheia de comemorações.

O orçamento também pode acabar sendo prejudicado, por não ser um período com os melhores custos-benefícios. Por isso, é necessário planejar tudo com antecedência. Por exemplo, para eventos em dezembro, é recomendado que a organização comece no fim de setembro ou começo de outubro.

Para a locação de salão externo, é necessário se programar para fazer a reserva no início do ano.

Aliás, é necessário separar um tempo para idealizar toda a festa, tornando  suas decisões mais assertivas, estratégicas e coerentes para seus colaboradores.

Portanto, inclua a organização da celebração de fim de ano no calendário anual da sua empresa. Assim, você irá garantir um evento com qualidade. 

Cuidado com os fornecedores

Durante a pesquisa pelos fornecedores do evento, é necessário análise e cautela. Verifique se são oferecidos serviços e produtos de qualidade, analisando o nível de responsabilidade da empresa e a sua pontualidade.

7 ideias criativas para confraternização de fim de ano da empresa

Confira agora 7 ideias criativas para a confraternização de fim de ano da sua empresa:

1. Show de talentos ou concursos

Um concurso de Natal é uma opção diferente e criativa para a confraternização de fim de ano.

A ideia é incentivar o interesse da equipe e estimular uma competição saudável entre eles, dando asas à criatividade e garantindo a diversão.

Para eventos online, um concurso de melhor decoração de Natal de home office pode ser uma ótima ideia. Mas lembre-se sempre de oferecer um prêmio aos concorrentes. 

Outro tipo de concurso pode ser o de melhores cantores ou dançarinos, mantendo sempre o clima descontraído. O importante aqui é conhecer os talentos e, mais do que tudo, estimular a criatividade e interação.

Além disso, o RH pode definir um tema para o concurso, comunicando com antecedência aos colaboradores para que eles preparem algo especial para o dia marcado.

Defina os prêmios de acordo com o orçamento da empresa. Cesta de chocolates, vinhos, cartões-presente, entre outros, podem ser ótimos brindes.

2. Evento ao ar livre

Em tempos de pandemia com protocolos severos, organizar uma confraternização ao ar livre pode ser uma forma de garantir a segurança da equipe. Evitando os locais fechados, é possível ter um evento mais seguro e divertido.

Invista em uma boa decoração e uma programação recheada de atrações, apostando em atividades descontraídas e dinâmicas em grupo.

Escolher um local ao ar livre abre um novo leque de oportunidades para o seu evento.

3. Premiação

A festa pode ser uma ótima oportunidade para que talentos sejam reconhecidos e premiados. Isso pode ser feito através de presentes especiais, troféus ou medalhas. O importante é demonstrar a gratidão da empresa para com seus colaboradores mais dedicados.

Uma ótima ideia é envolver a equipe na decisão, tornando a premiação mais democrática e justa a todos. Dessa forma, a avaliação dos ganhadores se torna mais transparente, evitando qualquer contestação com o resultado.

Além de valorizar os colaboradores, a premiação tem o poder de engajá-los, mostrando o valor de cada profissional.

4. Amigo oculto

Essa é, sem dúvidas, a brincadeira mais tradicional de fim de ano, seja no ambiente familiar ou profissional. O ponto forte dessa atividade é que, mesmo na modalidade virtual, ela pode ser feita facilmente.

O amigo oculto é ótimo para compor a programação do evento em home office, afinal, gera maior engajamento e interação entre os colaboradores, aproximando ainda mais os colegas de equipe.

O primeiro passo é enviar um e-mail para todos os profissionais que irão participar do evento, comunicando a equipe sobre a comemoração. Existem diversas plataformas de sorteio online que podem ajudar no processo.

Para concluir a brincadeira, é necessário apenas:

  • Definir a plataforma para o sorteio e criar um grupo;
  • Enviar o link para que todos se inscrevam;
  • No dia definido, faça o sorteio, enviando a cada um o nome do seu amigo secreto.

É interessante estipular um valor para os presentes, tornando a troca mais justa. Além disso, a plataforma de sorteio possibilita que os participantes coloquem sugestões daquilo que desejam ganhar.

5. Sorteios

O sorteio tem se tornado cada vez mais popular nas confraternizações, e não pode ficar de fora da sua! Assim como nas premiações, invista em brindes especiais.

Para gerar maior expectativa e engajamento com o sorteio, escolha brindes exclusivos, que sejam atrativos e úteis aos possíveis ganhadores.

6. Gincanas

Promover gincanas e atividades durante a festa também é um meio de fortalecer o relacionamento entre a sua equipe.

As dinâmicas podem variar de campeonatos de videogame a atividades mais emocionais, como uma roda de compartilhamento pessoal dos momentos de gratidão. Tudo dependerá daquilo que foi estipulado como objetivo do seu evento.

A ideia é criar uma programação especial com dinâmicas que entretenham a equipe. Para definir as melhores atividades, analise o que combina com o público da festa.

7. Capriche no entretenimento

Por fim, para ter sucesso em sua comemoração, é possível trazer uma atração especial para seu evento, como a presença de um DJ, uma banda ao vivo, ou até mesmo uma apresentação de Stand Up sobre o ambiente de trabalho. Tudo isso é capaz de entreter seus convidados e surpreendê-los.

Outras atrações podem ser inseridas, como uma torre de chopp, brindes e homenagens.

Dica extra: estimule o uso das redes sociais!

Após utilizar algumas dessas ideias de confraternização de fim de ano, é importante que a equipe de Marketing estimule os outros colaboradores a utilizarem suas redes sociais. A ideia é ter mais engajamento entre equipe e empresa, buscando fortalecer a marca nas plataformas digitais.

É possível elaborar um passo a passo de como criar Reels, Stories e fotos criativas, de forma que todos possam compartilhar sua perspectiva e experiência. Essa ideia irá elevar a popularidade da marca nas redes sociais. Além disso, a interação entre seus colaboradores e a empresa se tornará ainda mais evidente no mercado. 

Gostou deste artigo? Para obter mais dicas como essas, clique aqui e acesse o blog da JobConvo!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais