Currículo digital: como fazer? Conheça os tipos e veja dicas!

5 (100%) 1 vote

Em meio a busca por emprego, é comum que surjam dúvidas sobre os motivos que levam a demora para o alcance do êxito. A distribuição de currículo é a melhor forma de ser visto. E, a qualidade do currículo influencia diretamente na decisão do recrutador em contatar o candidato. Mas será que a quantidade é mais importante do que qualidade?

Com a automação do processo seletivo, as empresas passaram divulgar as vagas disponíveis em sites de emprego e em plataformas online. Com isso, os modelos dos currículos, como o famoso curriculum vitae, tiveram que ser adaptados. As pessoas que procuram por currículo pronto no word ou currículo pronto para preencher, tiveram que adaptar-se para o preenchimento do currículo online.

Um currículo simples, mas que muitas vezes não permite que o candidato insira as informações que deseja. Porém, saber como fazer um currículo atualizado é muito importante para conseguir se destacar no mercado.

 

Quais são os tipos de Currículo digital?

O currículo digital é cada vez mais utilizado pelos recrutadores. Muitas vezes o candidato entrega o currículo pessoalmente e, ainda assim, a empresa solicita que o mesmo realize o cadastro na plataforma digital.

Uma forma de conservar as informações e desenvolver um banco de dados extenso, além de um maior controle e organização de candidatos, o currículo digital proporciona para a empresa agilidade no processo seletivo.

Os tipos de currículo digital mais comuns são:

 

Currículo digital em PDF

As plataformas automatizadas das empresas, em sua maioria, exigem o preenchimento de lacunas pré-estabelecidas. Mas, ainda existem recrutadores que preferem o currículo padrão.

As pessoas costumam enviar o currículo em word, mas esse é um grande erro. Transferir o arquivo para PDF é muito simples e rápido e emprega maior seriedade ao documento. Uma forma assertiva de envio do arquivo digital, o currículo em PDF é o único anexo que as empresas apreciam.

 

Currículo no Linkedin

O linkedin é a rede social de negócios mais séria e engajada disponível. Fazer parte dessa plataforma é importantíssimo para candidatos que buscam ascensão da carreira. Com o Linkedin é possível gerenciar sua identidade profissional, criando interagindo com uma grande rede profissional.

Preencher o currículo digital no Linkedin corretamente é importantíssimo para conseguir ser visto pelas empresas e alcançar êxito profissional. Por isso, é importante buscar dispor as informações de forma concisa e clara, deixando o currículo interessante e atrativo.

Currículo em sites de emprego

São centenas, ou melhor, milhares de currículos enviados para sites de emprego, ou por meio deles, todos os dias. A quantidade de vaga anunciada é multiplicada por centenas de candidatos que desejam ocupá-las. Em meio a grande concorrência ter uma boa apresentação, currículo, é importantíssimo.

O preenchimento do currículo digital é parte importante da candidatura para vagas em sites de emprego. Sistema automatizado, é importante saber como dispor das informações da melhor maneira para conseguir valorizá-las e mostrar ao recrutador as qualificações e pontos positivos do currículo.

Currículo em vídeo

Não apenas vídeo chamada, call ou entrevistas via Skype, algumas empresas exigem currículo em vídeo. Vídeos como aqueles enviados para os populares reality shows, não é a melhor forma de impressionar o recrutador. Seriedade e liberdade, profissionalismo e simplicidade, são algumas das características procuradas nesse tipo de currículo digital.

Não apenas o conteúdo, mas também a qualidade do vídeo são importantes nesse caso. Ter um bom equipamento, local apropriado e vestimenta adequada são pontos importantíssimos que devem ser considerados no momento de gravar o vídeo.

Como fazer um curriculo digital?

Saber exatamente como fazer um currículo digital ajudará a conseguir um número maior de entrevistas e, por consequência, impactará na probabilidade de ter êxito na contratação. Existem alguns pontos indispensáveis no currículo e, eles devem ser preenchidos com o máximo de atenção e clareza. São eles:

  • Objetivo: é importante descrever os objetivo em uma ou duas frases;
  • Experiência: é necessário inserir as experiências em ordem cronológica inversa, ou seja, do posto atual ou mais recente ao mais antigo;
  • Formação: é importante adicionar todas as informaçõe educacionais e diplomas, como escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, extensões e intercâmbios;
  • Referências: esse ponto é importante para consulta do recrutador

Dicas para preenchimento do Curriculo digital

1- Seja verdadeiro

É muito importante colocar apenas informações reais no currículo. Muita pessoas aproveitam para deixar algumas experiências mais enxutas, ou aumentar o nível de qualificação e domínio de algumas atividades, sistemas e línguas. Porém, além de ser errado, isso pode acabar impactando negativamente no momento da entrevista.

2- Insira as informações de maneira organizada

Dados pessoais, Objetivo, Experiência, Formação e Referências, essas informações são obrigatórias para que o currículo tenha qualidade. Por isso, dispor de cada uma delas de forma ordenada, seguindo um padrão é importantíssimo.

3- Evidencie as qualificações e experiências

Sempre deixe evidente todas as qualificações e experiências, pois são elas que farão com que o currículo se destaque em meio aos muitos que as empresas recebem todos os dias.

Siga as instruções e faça um  excelente currículo digital!