Como superar os desafios do home office?

Como superar os desafios do home office?

O home office é um modelo de trabalho que oferece diversas vantagens para a organização, como flexibilidade, maior qualidade de vida e economia. Porém, existem alguns desafios que a empresa e os colaboradores precisam passar para obter sucesso no trabalho remoto.

Por exemplo, a adaptação deixa de ser algo simples quando é necessário ter um espaço de trabalho adequado em casa, dividir o ambiente profissional com familiares, ter disciplina e foco para se manter motivado e produtivo.

Continue a leitura para descobrir quais são os desafios do home office e como superá-los!

Quais foram os principais desafios do home office?

Os desafios do home office possuem soluções simples e eficazes, porém, é necessário identificar quais são essas dificuldades para que medidas sejam tomadas pela organização. Confira abaixo:

Manter o foco e a produtividade

Este desafio vem acompanhando o home office desde o começo da sua utilização em massa no período da pandemia da Covid-19, onde muitos sofreram para se adaptar ao novo modelo de trabalho.

Existem dois grupos que adotaram o home office no mercado de trabalho: os que escolheram o modelo de trabalho remoto e aqueles que tiveram que se adaptar devido à pandemia.

É possível observar uma diferença entre os dois grupos. O primeiro fez uma escolha consciente, se preparando de forma antecipada e tranquila. A grande maioria desses profissionais relatam o aumento de sua produtividade com o home office. Diferentemente daqueles que precisaram passar por uma mudança súbita para o trabalho remoto, reclamam da redução da produtividade e da falta de foco.

Falta de motivação

A falta de foco e produtividade pode também estar ligada a motivação do colaborador. Em um ambiente que não foi preparado para se tornar um escritório profissional, ficar sozinho de frente ao computador e ainda ter que lidar com as diversas distrações, pode levar o profissional a entrar em um estado de grande estresse e desmotivação.

Não cair no Burn Out e ter uma boa saúde mental

A dificuldade em se adaptar rapidamente à nova modalidade de trabalho pode gerar grandes obstáculos para uma rotina saudável.

Um dos motivos que mais abalam os profissionais é a sensação de não estar sendo produtivo o suficiente, gerando uma pressão excessiva sobre o colaborador. Outro motivo é o trabalho em excesso, que acaba levando ao Burnout.

Comunicação com toda a equipe

O distanciamento é um fator que pode levar ao enfraquecimento da comunicação, criando um isolamento administrativo e enfraquecendo o trabalho em equipe. Isso pode atingir diretamente o funcionamento da organização, já que a maioria das tarefas exige a interação entre os setores e colaboradores, tornando o relacionamento essencial para o sucesso da empresa.

Lidar com filhos e família

Esse é um dos desafios mais difíceis para os profissionais com filhos ou para aqueles que dividem a residência com outras pessoas de sua família, onde é necessário conciliar as necessidades do seu entorno com a agenda de trabalho.

Trabalhar em home office permite que o colaborador passe mais tempo com sua família, porém, ao mesmo tempo que essa aproximação gera maior satisfação ao profissional, pode também ser motivo de atraso nas tarefas e dificuldade de conciliar as obrigações.

Falta do contato social

O trabalho presencial é um ambiente mais movimentado e gera maior socialização entre os colaboradores. Em um escritório corporativo, os colegas de equipe conversam, trocam informações, ideias e criam estratégias, passando todos os processos do negócio juntos.

Porém, no trabalho remoto, o contato social é reduzido, aumentando a sensação de solidão e distanciamento da equipe, podendo diminuir o engajamento do profissional com a empresa no geral. Isso traz impactos negativos na produtividade e na motivação de toda a equipe.

5 principais formas de superar os desafios do home office

Confira agora medidas que podem ser tomadas de forma estratégica para o sucesso do trabalho remoto: 

1. Ofereça uma estrutura adequada

Um dos desafios do home office é a falta de um local ideal para a realização das tarefas exigidas, com estrutura e equipamentos adequados. É comum que os colaboradores não tenham alguns elementos essenciais para o trabalho, como um bom computador, mesa, cadeira ergonômica, dentre outros itens. 

A falta desses aparelhos de qualidade podem impactar diretamente no desempenho, bem-estar e na comunicação do profissional com a empresa.

Para superar essa situação, é necessário que a empresa invista em equipamentos de qualidade, disponibilizando-os aos colaboradores. Dessa forma, a produção e realização das atividades serão mais efetivas.

2. Invista na comunicação e colaboração

Segundo pesquisa do Hubspot, 20% dos profissionais afirmam se sentirem sozinhos todos os dias, enquanto 35% sofrem entre duas e três vezes por semana com a solidão. Além disso, 29% dos colaboradores sentem falta de interagir socialmente com os colegas de equipe.

Para combater a solidão, que afeta diretamente a motivação e produtividade dos colaboradores, é necessário manter a comunicação com o profissional de forma constante, desenvolvendo tarefas colaborativas e reuniões frequentes com o intuito de gerar maior interação e estreitar o vínculo do time.

3. Dê orientações aos colaboradores

Todos os desafios do home office citados anteriormente podem levar os colaboradores à procrastinação, criando maus hábitos que afetam negativamente o desempenho do profissional e os resultados da empresa. 

Por isso, é necessário orientar a equipe, mostrando como aplicar boas práticas em suas rotinas, buscando evitar essas situações. É possível compartilhar métodos e técnicas para melhorar o foco, organização e produtividade.

4. Use a nuvem

A nuvem é uma ótima aliada para superar os desafios do home office. A ferramenta possibilita ter maior mobilidade e flexibilidade, otimizando o compartilhamento de informações a distância.

Por meio do servidor de nuvem, os colaboradores podem visualizar os documentos e ferramentas necessárias para a execução das suas atividades de forma rápida e prática, tornando a rotina de trabalho mais otimizada.

5. Use softwares para acompanhar o desempenho

Não há dúvidas que reprogramar o mindset de uma empresa demanda tempo. Para auxiliar nesse processo, é possível utilizar softwares de acompanhamento de desempenho, facilitando a análise e identificação das dificuldades de cada colaborador.

Diante do novo cenário corporativo, os softwares são peças fundamentais para o sucesso da sua organização. Por isso, não se esqueça de utilizar a tecnologia a seu favor! 

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Newsletter BR

Pesquisa Vagas

Vagas Tech

PodCast

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais