Desligamento automatizado: como é o processo com software?

Desligamento automatizado: como é o processo com software?

Automatização de processos de RH são cada vez mais necessárias. Em meio a evolução da tecnologia, diversas áreas das organizações sofreram mutações e, os Recursos Humanos é uma delas. Não apenas a admissão digital, mas o desligamento automatizado, tornaram-se processos mais rápidos e eficientes.

Os diversos softwares de RH, disponíveis no mercado acabam facilitando muito processos como recrutamento e seleção, fechamento de folha de pagamento e gestão de benefícios. Mas, nem todos possuem recursos para admissão e desligamento digital.

Em meio a Pandemia o software para demissão e a admissão digital é o únicos recursos que pode te ajudar a solucionar  esses problemas de forma rápida e simples.  

O Software do JobConvo pode te ajudar com isso!

Para entender melhor como funciona a automatização de processos de RH e, como realizar o desligamento automatizado, continue lendo e descubra como o processo ficou mais fácil, rápido e simples.

O que é e como funciona o processo de desligamento automatizado?

Processo de desligamento automatizado permite a saída de colaboradores conduzida com o apoio da tecnologia. Existem diversos procedimentos do RH que podem trazer prejuízos para a organização, quando não realizados corretamente e, a demissão é um deles.

O desligamento do colaborador é um dos processos mais rigorosos realizados pelo RH. A automatização de processos como esse impacta diretamente no dinamismo e na produtividade. Com os softwares é possível otimizar processos seletivos, admissões, folhas de pagamento, controle de férias e várias outras atividades da área.

Entenda como é feito o processo de desligamento automatizado

Para o RH, realizar demissões sempre foi uma tarefa altamente crítica, pois qualquer erro pode gerar multas e processos trabalhistas. Com a contratação de sistemas de desligamento, que auxiliam nos cálculos, o processo é facilitado, evitando erros e, fornecendo maior segurança à organização. Por isso, é muito importante a escolha de um bom software para realizar a tarefa.

Vale a pena usar um software para automatizar processo de desligamento?

Por meio de um software para automatizar o processo de desligamento, a empresa consegue agiliza-lo, oferecendo uma experiência transparente para o colaborador. Além disso, mesmo Home Office, é possível realizar o processo com agilidade, pontualidade e eficácia.

A automatização do desligamento não possibilita apenas uma maior agilidade ao processo, ela torna todo o fluxo mais eficiente e organizado. Com isso, ela beneficia o colaborador desligado, além de permitir uma a boa relação entre o setor de contabilidade e o RH.

Benefícios do Desligamento automatizado

São muitos os benefícios que o software para automatização do desligamento oferece para a organização. Listamos alguns deles:

  • Com a automação de processos, o RH assume um aspecto mais estratégico dentro da empresa;
  • O software possui solução que dispõe de diversas funções, não apenas para a demissão de funcionários;
  • A solução reduz os custos para a empresa;
  • Versátil, ele gera mais produtividade e reduz erros;
  • Ampara a empresa legalmente;
  • Evita que os seus colaboradores se ocupem de tarefas mecânicas e repetitivas.

Ou seja, o software para automatizar processo de desligamento torna a empresa ágil. E, caso seja necessário executar esse processo à distância, em casos de trabalho remoto ou Home Office, ele evita conturbações e demora para efetivação da demissão.

Funcionalidades do software de desligamento automatizado

Algumas das principais funcionalidades oferecidas pelos softwares de desligamento automatizado são:

  • Coleta de documentos necessários;
  • Processamento de informações sobre o desligamento do funcionário;
  • Recebimento eventuais itens, como cartões e equipamentos;
  • Atualização dos registros.

Essas são algumas das funcionalidades, mas a depender o software elas podem ganhar variações ainda mais robustas.

Como escolher um software para desligamento automatizado?

Para que você possa entender como a ferramenta funciona e quais aspectos considerar, separamos alguma dicas:

1. Escolha um software completo

Em muitas situações a escolha de uma plataforma pode surgir na necessidade, por ocasiões diversas, ou para uma proposta de melhoria do setor de RH. Mas, em ambos os casos, a escolha de um sistema de desligamento eficiente e completo, que ofereça um bom custo benefício e atenda a todas as necessidades do setor, é de grande importância.

A plataforma JobConvo, por exemplo, oferece funcionalidades exclusivas e, com o auxílio de inteligência artificial, permite a realização de todo o processo digitalmente. Com ela você pode: aplicar o histórico de reajustes, dissídios, cargos e benefícios dos funcionários que estão de saída. Todos os documentos e comprovantes são digitalizados, o que permite mais agilidade ao andamento do processo de demissão.

No sistema, todas as informações relativas aos colaboradores desligados ficam disponíveis para consulta de um jeito rápido e seguro. Além disso, é possível ver a data limite para pagamento das verbas rescisórias de cada caso, além da lista completa de pessoas nessa situação.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

O software permite que todo o ciclo de desligamento seja previamente mapeado. Com isso, o RH pode seguir os passos desenhados pelo sistema e, as notificações garantem precisão no cumprimento de prazos para a entrega de documentos.

3. Cuide das tarefas não digitais

Existem alguns processos que, ainda, não podem ser realizados digitalmente. Por isso, é muito importante que o gestor de RH faça o monitoramento de cada um deles. O software facilita essas movimentações, pois ele cuida do fluxo de tarefas que podem ser automatizadas, indicando o momento exato para a realização das demais. E, entre elas estão:

  • Dar baixa na carteira de trabalho;
  • Recebimento de itens fornecidos pela empresa;

A atualização do registro dos funcionários e a realização da entrevista de desligamento podem ser realizados diretamente na plataforma. Mas, é importante ressaltar que todas as tarefas precisam ser acompanhadas pelo profissional. O uso da plataforma, com o toque humano, permite maior agilidade e eficiência   ao processo.

JobConvo: Software para admissão e desligamento digital

O JobConvo é um software que oferece os recursos de desligamento digital. Além disso, com ele é possível:

  • Criar requisições;
  • Personalizar e automatizar as etapas dos processos;
  • Compartilhar as vagas em diversos canais;
  • Aplicar testes técnicos;
  • Fazer o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analisar as vídeo entrevistas;
  • Compartilhar os finalistas com gestores;
  • Analisar os relatórios.

Agora que você já sabe como funciona o processo de desligamento automatizado, e já conhece o software JobConvo, que tal aderir a essa tendência? Implemente uma plataforma que atenda às suas necessidades e aproveite os benefícios que a tecnologia pode trazer. Para saber mais e experimentar as vantagens, solicite uma demonstração GRATUITA!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais