Diferença entre recrutamento e seleção de pessoas

5 (100%) 2 votes

Os termos recrutamento e seleção de pessoas são muito comuns para quem trabalha com recursos humanos e gestão de pessoas, mas você sabe qual é a diferença entre eles? Ambos são partes importantes do processo seletivo e devem ser considerados na hora de conquistar profissionais capacitados, eficientes e motivados para atuar na organização.

O processo seletivo é responsável por identificar os candidatos que melhor se encaixam às necessidades de uma vaga em específico. Para isso, são analisados não apenas o currículo, conhecimento técnico e projetos realizados anteriormente, como também a personalidade, capacidade de trabalhar em equipe e outros critérios que fazem de um profissional perfeito para atuar na empresa.

Embora sejam complementares, esses dois conceitos são muito diferentes e importantes no espectro de recursos humanos. Vamos entender o que significa cada um?

O que é recrutamento?

O recrutamento é a segunda parte de um processo seletivo, considerando que a primeira é a identificação das necessidades da vaga em conjunto com o gestor da equipe.

Durante o recrutamento, são atraídos candidatos interessados em preencher a posição na empresa para que, posteriormente, sejam escolhidos os mais adequados para dar continuidade ao processo seletivo.

Para a atração, são aplicadas técnicas que visam divulgar a vaga no mercado de trabalho para receber os currículos dos profissionais. A internet é uma ferramenta poderosa nesta etapa, já que é possível disseminar a vaga em diversas plataformas, como por exemplo:

– Bancos de talentos e cadastro de currículos (Catho, InfoJobs, 99Jobs, Trampos, etc);

– Sites de universidades;

– Portais dos sindicatos de trabalhadores da área;

– Redes sociais;

– LinkedIn e muito mais.

Os candidatos que se encaixam no perfil da vaga têm a oportunidade de enviar o currículo para triagem do departamento de recursos humanos. Por isso, lembre-se sempre de explicitar não apenas os requisitos para atuar na empresa, mas também o e-mail e telefone para contato caso surja alguma dúvida antes do processo.

Agora que você já sabe o que é o recrutamento, vamos entender melhor a próxima etapa do processo seletivo.

O que é seleção de pessoas?

A seleção de pessoas acontece logo após o recrutamento. Essa é a etapa em que você deve analisar os currículos recebidos para identificar quais são os candidatos mais adequados para preencher a vaga.

Essa é a parte crucial para definir o profissional escolhido. Por meio de diversas técnicas de recursos humanos, você deve analisar o perfil de cada um dos que passaram da triagem para verificar a compatibilidade do candidato com os pré-requisitos definidos em conjunto entre o RH e o gestor da vaga.

Geralmente, são realizadas diversas etapas durante a seleção de pessoas, sendo elas:

Contato via telefone para confirmar o interesse: nessa etapa, você tem a oportunidade de conhecer melhor o candidato, confirmar a disponibilidade para o processo seletivo e confirmar dados explícitos no currículo;

Realização de testes online: com a ajuda de softwares específicos, você pode realizar testes de personalidade, conhecimentos básicos, gerais e técnicos necessários para atuar na empresa, idiomas e muito mais;

Dinâmica em grupo: essa modalidade permite que você verifique a capacidade dos candidatos de atuar em equipe, suas competências relacionadas à comunicação e tenha uma visão mais sistêmica dos interessados;

Entrevista com o RH: essa etapa presencial caracteriza o primeiro contato um-a-um com os candidatos e permite que você pergunte tudo o que precisa para conhecê-lo melhor, identificando pontos fortes e pontos de melhoria;

Entrevista com o gestor da vaga: como o gestor é o responsável pela atuação do candidato de acordo com os demais membros da equipe, é imprescindível que ele conheça os candidatos envolvidos e tenha a palavra final de quem será o escolhido. E, finalmente;

Contratação: a contratação é a etapa final da seleção de pessoas e consiste no recolhimento de dados e documentos necessários para que o candidato escolhido comece a exercer suas funções dentro da empresa.

Como você pode ver, a seleção de pessoas é um processo imprescindível para a sua empresa, independentemente da área de atuação.

Agora que você já conhece os dois conceitos, voltamos à pergunta:

Qual a diferença entre recrutamento e seleção de pessoas?

Os dois conceitos são complementares e caracterizam o processo seletivo como um todo. Primeiramente, é realizado o recrutamento para atrair os candidatos interessados em trabalhar na organização e, depois, são aplicadas as técnicas de seleção de pessoas para fazer a análise qualitativa dos candidatos e, consequentemente, contratar o profissional ideal.

Entender a diferença entre esses dois conceitos permite que você desenvolve técnicas específicas para cada um, aprimorando a qualidade do processo seletivo no geral. Lembre-se de que este é o primeiro passo para montar um quadro de colaboradores motivados, que realmente vestem a camisa da empresa e trabalham para alcançar todos os objetivos estabelecidos pela direção.

Para isso, é preciso lembrar que existem muitos outros critérios a serem considerados além do currículo impecável. O fit organizacional é um conceito que ocupa cada vez mais espaço no RH, já que ele diz respeito à capacidade de um candidato de se identificar com os valores da empresa.

Afinal, se o profissional não se enxerga na missão, visão e valores da organização, as chances de que ele se desmotive rapidamente são muito maiores. A compatibilidade vai além do conhecimento técnico e encontra todo o conjunto de ideais definidos pela alta direção, o perfil dos colaboradores que já atuam na empresa e a forma como o organograma está organizado. Boa sorte!

Gostou desse artigo? Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre dicas de recrutamento e seleção de pessoas, as melhores ferramentas disponíveis para automatizar o processo seletivo, como montar times verdadeiramente vencedores na organização e muito mais relacionado ao universo de recursos humanos e gestão de pessoas.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou tenha sugestões de temas a serem tratados nas próximas semanas, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

 

Agora que chegou ao fim do nosso artigo, siga também para ler outros artigos deste assunto:

Recrutamento Externo: O que é e como começar 

Recrutamento e Seleção: O que é, etapas, estratégias e técnicas

Tipos de recrutamento e seleção: quais são e como funcionam? 

7 Técnicas de Recrutamento e Seleção para aplicar este ano

5 Indicadores de Recrutamento e Seleção para avaliar 

Processos de Recrutamento e Seleção 

Conheça nosso Software para Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial

Saiba mais