Diversidade nas empresas: veja o que é, sua importância e benefícios!

O que é a diversidade e inclusão nas empresas?

A diversidade e inclusão nas organizações significa que a empresa tem em seu quadro de funcionários pessoas de diversas características. Pessoas de diferentes etnias, gêneros, idade, raça , cultura, religião que fazem parte da empresa.

A diversidade no local de trabalho sempre foi um dos tópicos mais discutidos no mercado de recursos humanos, mas nos últimos anos tornou-se uma meta importante para muitas empresas.

 

Importância da diversidade nas empresas

Diversidade no local de trabalho é algo que as empresas têm se esforçado cada vez mais para alcançar. Mas essa questão é para apenas melhorar a reputação de uma empresa e promover a inclusão no local de trabalho?   

Embora essas duas razões sejam objetivos muito importantes, vale ressaltar que a diversidade no local de trabalho possui diversos outros benefícios nos resultados finais de sua empresa .    

Assim, a diversidade no local de trabalho não é apenas uma moda politicamente correta – é uma vantagem competitiva séria. Empresas com um ambiente de trabalho mais diversificado superam seus concorrentes e alcançam maiores lucros!

Benefícios da diversidade nas empresas

1 – Diferentes perspectivas

A diversidade no local de trabalho garante uma variedade de perspectivas diferentes.

Como a diversidade no local de trabalho significa que os funcionários terão características e origens diferentes, eles também têm mais probabilidade de ter uma variedade de habilidades e experiências diferentes.

Consequentemente, os funcionários de uma empresa com maior diversidade de locais de trabalho terão acesso a uma variedade de perspectivas diferentes, o que é altamente benéfico quando se trata de planejar e executar uma estratégia de negócios.

2 – Maior Engajamento dos funcionários

A diversidade no local de trabalho leva a um maior engajamento dos funcionários de uma empresa.

 Quando os funcionários se sentem mais valorizados e incluídos pela organização a qual trabalha, mais eles são engajados.

3 – Redução da rotatividade de funcionários

Empresas com força de trabalho diversificada são geralmente mais inclusivas de diferentes características e perspectivas individuais.

Diversidade e inclusão no local de trabalho fazem com que todos os funcionários se sintam aceitos e valorizados. Quando os funcionários se sentem assim, consequentemente, acabam se sentindo mais felizes em seu local de trabalho e ficam mais tempo trabalhando na organização  . Como resultado, empresas com maior diversidade no local de trabalho apresentam menores taxas de rotatividade.

4 – Mais inovação e criatividade

Em um local de trabalho diversificado, os funcionários são expostos a múltiplas perspectivas e visões de mundo. Ao combinar essas múltiplas perspectivas, elas acabam resultando em projetos inovadores e abrindo portas para criatividade e inovação dentro da organização. Empresas inclusivas têm até 2 vezes mais chances de serem referência de inovação em seu mercado. 

5 – Maior lucratividade 

A Boston Consulting Group (BCG) analisou 1700 empresas diferentes em 8 países, com diferentes indústrias e tamanhos de empresas. Eles descobriram que o aumento da diversidade nas empresas tem gerado um efeito direto nos resultados. As empresas que possuem equipes de gerenciamento mais diversificadas têm

 receita 19% maior principalmente devido à inovação. Para empresas o qual seus pilares envolvem a inovação, como empresas de tecnologia, esse dado pesa muito. 

Empresas com força de trabalho diversificada tomam decisões com mais rapidez e são inovadoras. Como resultado, empresas com diversidade no local de trabalho obtêm melhores resultados de negócios e obtêm mais lucros.

6 – Melhor reputação 

As empresas que se dedicam a ampliar a diversidade e possuir um quadro de funcionários ricos em diversidade são consideradas organizações boas para trabalhar, mais humana e socialmente responsáveis. 

A empresa se torna mais interessante e as pessoas se identificam mais. Possuir colaboradores de diferentes  origens, culturas, raças, idades, gêneros faz com que diversas pessoas se relacionarem com a sua empresa e tenham vontade de fazer parte dela e consumir seu produto. 

7 – Melhores contratações

A diversidade em uma organização faz com que ela se torna mais atraente para os profissionais. É um recurso benéfico que acaba atraindo diversos talentos para empresa, o que faz que a os recrutadores terão diversos candidatos com muitas histórias e visões diferentes participando de seus processos seletivos. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, 67% dos entrevistados disseram que uma empresa que possui um quadro de colaboradores diversificados é um fator muito importante quando se considera ofertas de emprego. 

Como trabalhar a diversidade nas empresas

Promover a inclusão e a diversidade em sua organização é uma das melhores maneiras de promover uma cultura de empresa global moderna, de mente aberta e inclusiva. Isso não só faz um bom sentido comercial – onde a empresa entenderá melhor seus funcionários, ajudando sua empresa a entender melhor colegas, clientes e clientes em todo o mundo – como também torna o ambiente de trabalho um ambiente mais interessante e enriquecedor para todos.

Estratégias para aplicar a diversidade nas empresas

Comprometer com a inclusão e diversidade cultural na empresa

Hoje, mais do que nunca, é provável que você interaja profissionalmente com pessoas de diferentes origens culturais. Seja um colega, superior ou um cliente, o desenvolvimento de uma melhor compreensão de diferentes culturas e perspectivas pode ajudar a melhorar a comunicação e evitar mal-entendidos.

Faça questão de se educar – aprenda sobre as diferentes tradições e abordagens culturais e mantenha-se atualizado com eventos globais e políticas internacionais. Aproveite o tempo para conhecer seus colegas de diferentes origens.Você não apenas obterá um maior senso de apreciação e sensibilidade cultural, mas provavelmente fará novas amizades encontrando muitos pontos em comum.

Procure meios de aplicar esse comportamento na empresa como um todo, para incentivar o relacionamento entre os colegas de diferentes origens, ajudá-los a abrir a cabeça e fazer novas amizades. 

Busque ativamente novas perspectivas e ideias

Sempre enfrentamos situações complicadas no trabalho. Aproveite esse momento para pedir ajuda para seus colegas. Pessoas de diferentes culturas e antecedentes podem ter uma abordagem diferente para questões de negócios. Você descobrirá que seus colegas podem oferecer informações valiosas obtidas por meio de diversas experiências de vida. Olhar para algo de uma maneira nova pode revelar uma solução que talvez você nunca teria considerado sozinho.

Criar um local de trabalho em que diferentes perspectivas sejam valorizadas e adotadas pode ajudar muito a promover relações comerciais produtivas.Essa cultura inclusiva, por sua vez, ajudará sua empresa a reter talentos diversos e a tornar seu local de trabalho uma opção atraente para quem procura emprego globalmente.

Trate os outros como eles querem ser tratados

A famosa frase “trate os outros como você gostaria de ser tratado” acaba não sendo aplicado em um ambiente profissional diversificado. Por isso, essa frase acabou sendo adaptada para “trate os outros como eles querem ser tratados”.

Com as diferentes origens, certos comportamentos podem causar desconfortos caso você aja com uma pessoa do jeito que você está acostumado. Seja sempre atencioso e sensível aos limites e expectativas dos outros. Esse tipo de situação é bem comum como pessoas de países diferentes sentem em relação a aperto de mão, contato visual e espaço pessoal.

Em caso de dúvida, pergunte. Caso você perceba um estranhamento, peça desculpas. São oportunidades para melhorar a consciência cultural e seus colegas vão apreciar seus esforço. Ser respeitoso e incentivar seus colegas a fazer o mesmo tornará seu local de trabalho mais acolhedor e produtivo 

Contribua para a diversidade no ambiente de trabalho

Não se esqueça que a diversidade pode assumir muitas formas. Qualquer que seja sua experiência, sua perspectiva, cultura e experiências únicas podem enriquecer a experiência profissional das pessoas a sua volta.

Dê um exemplo para os outros seguirem, contribuindo positivamente para o respeito à diversidade da sua empresa. Algo tão pequeno quanto conversas sobre o que cada um acredita que é respeitoso ou desrespeitoso e incentivar essa comunicação já é um começo.

A melhor maneira de promover a diversidade em seu local de trabalho é abraçando-a e trabalhando para construir um entendimento. Conhecer seus colegas em um nível pessoal, independentemente de sua gênero, sexualidade, origem e história, irá ajudá-lo a encontrar um terreno comum, aprofundar sua apreciação das diferenças e promover um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor.