Como contratar a pessoa certa: 4 dicas para não errar!

Como contratar a pessoa certa: 4 dicas para não errar!

Nos dias de hoje, as empresas estão cada vez mais preocupadas com seus colaboradores. Construir um time qualificado e com diversos talentos é um dos principais desafios para garantir o sucesso de qualquer empresa. Para isso, é necessário garantir boas contratações, e posteriormente, retê-las, na companhia. Entretanto, encontrar esses profissionais, muitas vezes demanda muito esforço e tempo por parte do RH.

Contratar a pessoa certa exige, acima de tudo, estudo, organização e paciência. O recrutador precisa conhecer de maneira aprofundada o perfil que a vaga busca, a cultura de valores da organização, além de preparar cada entrevista. Embora se trate de um trabalho de grande responsabilidade, é importante saber que a tecnologia pode ser de grande valia em todo esse processo.

Hoje, vamos mostrar como contratar a pessoa certa levando em conta dicas específica e certeiras. Confira.

Como contratar a pessoa certa com ajuda da tecnologia

Antes de contratar a pessoa certa, é preciso ter em mente que nos dias de hoje, essa é uma tarefa impossível de ser feita sem o auxílio da tecnologia. 

Antigamente esse processo era feito de maneira totalmente manual, onde havia grande necessidade de tempo e esforço para a contratação de um novo colaborador que nem sempre era o profissional mais indicado para a vaga.

Hoje com o ajuda da tecnologia, mais especificamente de um software de gestão e seleção é possível filtrar informações específicas capazes de selecionar aqueles que possuem maior adesão à vaga. Isso diminui drasticamente as chances de erro e trazem maior alívio ao departamento de RH.

Entretanto, tão importante quanto usar a tecnologia para contratar a pessoa certa, é saber como usá-la e é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Dicas para contratar a pessoa certa

Contratar um novo colaborador não é algo tão simples quanto parece, mas é algo que pode ser refinado a ponto de facilitar o trabalho do recrutador e com isso, trazer melhor funcionamento a uma empresa. Mostraremos /gora, dicas para contratar a pessoa certa. 

1. Defina os detalhes da vaga

Esse é um passo importante, afinal quanto mais informações existirem sobre as vagas, maiores serão as chances de se contratar a pessoa certa. 

Para isso, é importante procurar junto ao gestor da área, compreender quais serão as atividades da função, os tipos de exigências como habilidades ou idiomas, por exemplo, além do perfil da equipe e do fit cultura da companhia. Sem esses detalhes definidos, as chances da contratação não ser certeira são grandes. 

2. Estude o perfil dos candidatos

Após a definição de todos os detalhes da vaga, alguns candidatos surgirão para que sejam selecionados para futuras entrevistas. 

Para contratar a pessoa certa é importante que o perfil dos candidatos seja previamente estudado. Esse tipo de preparação, garante uma conversa produtiva e que todos os pontos importantes sejam abordados. Isso permite, inclusive, que o recrutador entre em pontos comportamentais, uma vez que não se fará necessário se prender a pontos que já estão bem elucidados no currículo. 

3. Crie um roteiro de entrevista

Depois de estudar o perfil de cada candidato, é hora de criar um roteiro de entrevista com questionamentos voltados às necessidades da vaga e consequentemente da empresa. Para elaboração desse roteiro, é possível chamar o supervisor do grupo da vaga que está aberta e até mesmo alguns membros da equipe. Essa troca de informações garante um roteiro mais assertivo e justo, para que seja possível, realmente contratar a pessoa certa. 

4. Busque informações sobre o candidato

Vivemos hoje em uma era com fácil acesso a informação, por isso, buscar informações sobre candidatos não é uma tarefa tão difícil. Isso é possível de ser feito através de redes sociais como Facebook, Linkedin ou Instagram, por exemplo.

Além disso, com base em pesquisas no perfil do candidato, é possível saber onde o mesmo trabalhava anteriormente e entrar em contato com a ex-empresa para obtenção de informações simplórias, tais como, motivos do desligamento, forma de trabalho, comprometimento e muitas outras.

Buscar informação é algo comum e deve ser feito sempre que possível, pois se trata de uma forma a mais de garantir a contratação da pessoa certa. 

Prejuízos de uma contratação errada

Mesmo seguindo todo um protocolo de contratação visando a minimização de erros, é possível que a contratação ocorra de maneira errônea, podendo assim, trazer alguns prejuízos à empresa. Separamos os principais deles para te mostrar agora. 

Baixa produtividade

Uma contratação errada pode gerar rotatividade. Essa rotatividade demanda investimento de tempo e atenção em treinamentos, ou seja, alguém terá de deixar de gerar resultados para ensinar um novo colaborador.

Até que um novo funcionário esteja familiarizado com os processos da empresa, é comum que os membros sejam sobrecarregados com mais tarefas , algo passível de falhas e desânimo, que acabam por minar a produtividade.

Altos custos 

Como acabamos de mencionar, a contratação errada gera prejuízos. Uma demissão, pode custar até 15 vezes o valor do salário do colaborador que foi demitido. Esse valor inclui acerto, despesas de um novo processo de seleção e contratação, treinamentos, além de períodos de adaptação que representam ganhos inferiores ao de uma equipe já adaptada.

Saúde organizacional abalada 

Para que a cultura de saúde organizacional de uma empresa, a qual compreenda missão, valores e objetivos esteja sempre fortalecida, é de grande importância que todos os membros a conheçam e assim atuem em conformidade a ela. 

Porém, quando uma equipe demite periodicamente funcionários que foram contratados de forma errada, a saúde organizacional acaba abalada. Isso pelo fato de novos funcionários não compartilharem dos mesmos ideais ou ainda estarem se adaptando aos processos, algo que pode causar desequilíbrios ou conflitos internos. 

Por isso, a importância de usar a tecnologia na hora de contratar novos funcionários. Um software de recrutamento e seleção é capaz de filtrar uma série de informações e mostrar ao departamento de recursos humanos quem são as melhores pessoas para se contratar. Agende sua demonstração GRATUITA e recrute de maneira assertiva.

 

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais