Entenda o que é recrutamento misto e saiba como executá-lo

5 (100%) 1 vote

Diariamente empresas ao redor do mundo todo abrem processos seletivos visando encontrar novos colaboradores para fazer parte de sua organização. Há diferentes tipos recrutamento e seleção e cada empresa aplica a que faz mais sentido para elas. Há uma grande tendência a qual cada vez mais o recrutamento misto tem sido aplicado em processos de recrutamento.

O recrutamento misto é um método que envolve o recrutamento interno e externo, ou seja, opta por dar a possibilidade de ambos atuais colaboradores à vagas em aberto como candidatos que estão no mercado de trabalho e ainda não fazem parte do quadro de funcionários.

O intuito de aplicar essa estratégia é de aproveitar as vantagens dos dois tipos de recrutamento e minimizar ao máximo quaisquer desvantagens no processo. Para entender melhor o que é recrutamento misto devemos entender o que é o que envolve ele.

O que é o Recrutamento externo?

O Recrutamento externo é a busca de novos talentos que estão fora da organização. As novas vagas são abertas para pessoas de fora da empresa, que se encontram no mercado de trabalho e podem se aplicar. Geralmente são essas vagas que vemos em sites de busca de emprego, Linkedin ou as que são divulgadas na página de carreira de uma organização.

A maior qualidade desse tipo de procedimento é trazer novas pessoas para as equipes, ou seja, trazer novas cabeças, visões e idéias para a empresa. Um grande defeito é que os processos são longos pois os candidatos devem passar pelas etapas de seleção, o que pode se tornar mais custoso também.

O que é o Recrutamento Interno?

É o método de recrutamento com os atuais funcionários da sua empresa. É uma maneira de incentivar os seus colaboradores a crescerem dentro de sua empresa,  possibilitando uma mudança de setor, enfrentar novos desafios e conhecer novos colegas. Quando usado, as equipes de recursos humanos enfatizam que há um plano de carreira em sua empresa.

Essa maneira é feita de um modo mais econômico e há a grande vantagem do profissionais qualificados já conhecerem empresa, suas normas e já possuirem o fit cultural. O que será novidade para o indivíduo é apenas uma nova equipe e novas funções.

Com isso, a desvantagem para esse tipo de recrutamento é um momento de competição entre os funcionários que estão tentando uma nova vaga aberta internamente. Eles ficam competindo para essa nova oportunidade entre si, o que eventualmente pode causar rixas e desconforto entre eles. É de extrema importância que o trabalho da equipe de recursos humanos seja mais delicado, dando a oportunidade de dar feedbacks claros e completos e ter uma comunicação eficaz sobre a vaga e o que está envolvido.

O que é Recrutamento misto?

Recrutamento misto, como já indica o nome, é o tipo de recrutamento que engloba ambos interno e externo. É muito vantajoso por dar mais oportunidades à diferentes talentos e, ao mesmo tempo, ainda dar chance aos que já estão na empresa.

É possível fazer, em um mesmo processo seletivo, o recrutamento de profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da sua empresa e de profissionais que estão no mercado de trabalho. É comum ver esse tipo de processo de seleção em programas de  Trainee, por exemplo.

Principais vantagens do Recrutamento Misto

Esse tipo de recrutamento traz vantagens tanto para os profissionais como para as empresas que utilizam esse método. Através dele, é possível que todos tenham a mesma oportunidade de crescer profissionalmente e obter os seus objetivos de carreira e sucesso que almejam.

As vantagens são:

Sair da zona de conforto

Permite que ambos profissionais e empresas saem da zona de conforto e ultrapassa os limites. Os profissionais de dentro e fora da empresa se mantem em um constante movimento de crescimento profissional, focado em atingir seus objetivos de carreira e aproveitando novas oportunidades de tentar uma nova vaga dentro da empresa e em outras organizações.

Plano de carreira

Com a oportunidade de um recrutamento misto, os profissionais que já são colaboradores de uma organização possuem oportunidades de crescimento profissional, os motivando a sempre ir atrás de seus objetivos, pensar no futuro e manter uma alta performance. As empresas querem manter seus profissionais engajados e com ótimos resultados, assim com as oportunidades de recrutamento misto, ele sabe que tendo uma boa performance no seu trabalho, trará boas oportunidades para ele no futuro.

Maior capacitação

O processo seletivo que atrai candidatos internos e externos ao mesmo tempo, visa atrair profissionais altamente qualificados para contribuir com o sucesso da organização. Isto faz com que motive os profissionais a fazer parte e se incentivarem individualmente a possuir uma alta capacitação no mercado como um todo.

Crescimento profissional 

O recrutamento misto faz com que as empresas estimulem o aprimoramento profissional por parte de seus colaboradores, além de motivá-los diante das oportunidades de crescimento. Isso acontece, pois estes se sentem constantemente valorizados e reconhecidos por terem tais oportunidades. Com isso desejam retribuir aprimorando-se e apoiando a organização em seu crescimento.

Processo mais Econômico

Para a empresa, o recrutamento misto é um ótimo investimento por ser mais econômico, já que é um processo seletivo mais rápido onde você consegue conseguir o profissional ideal mais rapidamente.  

Por mais que seja um método mais econômico para a empresa, não é uma garantia que é o melhor método de seleção para a sua organização. É preciso que cada uma entenda qual é o processo que mais se adequa em sua cultura organizacional e qual funciona e atrai os melhores tipos de candidatos.

Deixamos claro para você os diferentes tipos de recrutamento. Em todos há vantagens e desvantagens. O ideal é sempre testar e ver qual que se encaixa melhor com o perfil da sua empresa. Não se esqueça que nem sempre o que uma companhia está fazendo também será o melhor para a sua. Estude e conheça as diferenças metodologias e práticas de processos de recrutamento e seleção e elabore com a sua equipe um processo seletivo eficiente para vocês.