Propaganda

Entrevista estruturada: o que é e como fazer? Veja vantagens

Entrevista estruturada: o que é e como fazer? Veja vantagens
Propaganda

Todo o processo de recrutamento e seleção, sofre alterações e variações com o passar do tempo, sempre pensando em adequações que visem facilitar o trabalhos dos recrutadores, assim como tornar tudo mais simples e descomplicado para os futuros colaboradores da empresa. Uma forma de processo seletivo um tanto quanto famoso que vem sendo amplamente utilizada é a entrevista estruturada, sobre a qual falaremos hoje. Quer saber mais? Não deixe de ler o conteúdo a seguir.

O que é entrevista estruturada?

Como muitos sabem, a entrevista é uma etapa essencial dentro de um processo de recrutamento e seleção. É ela que possibilita os recrutadores a coletar o máximo de informações relevantes dos candidatos e os conhecer melhor.

A entrevista estruturada é uma dentre tantas outras estratégias de recrutamento. Trata-se da prática de utilizar a mesma metodologia de entrevista na hora do processo seletivo, ou seja, utilizar as mesmas perguntas para todos os candidatos. Dessa maneira, é possível avaliar todos os indivíduos se baseando nas mesmas perguntas e respostas, impedindo que haja alguma imparcialidade na avaliação dos candidatos.

Esse tipo de estratégia pode ser aplicada em empresas dos mais variados ramos.Sendo adaptável aos variados tipos de organizações.

Como elaborar uma entrevista estruturada?

Para elaboração de uma entrevista estruturada, é preciso traçar um roteiro focado no processo seletivo, atentando-se ao objetivo e em cada pergunta que será feita aos colaboradores. O Planejamento é a palavra chave nesta fase. Confira cinco passos para sua elaboração ser um sucesso:

1. Análise de cargo

É de grande importância que a entrevista seja formulada de acordo com as necessidades da vaga a ser preenchida. Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise da função, das competências técnicas e comportamentais necessárias para a ocupação do cargo.

2. Critérios avaliativos

Antes de elaborar todo o caminho a ser conversado, é importante pensar quais são os objetivos dessa etapa em específico. Os critérios avaliativos serão o ponto de referência para a pontuação dada ao candidato por pergunta respondida. 

As respostas podem ser classificadas de maneira que determinará seu desempenho. Por exemplo, classificação por nota de 0 a 10 ou por escala de excelente a ruim.

3. Elaboração e teste de perguntas 

As perguntas devem devem fazer sentido com as necessidades da empresa e das informações necessárias para a avaliação dos candidatos. Algo importante nessa etapa e não fazer perguntas que induzam respostas certeiras, o ideal são perguntas abertas que levem para um raciocínio livre e respostas sinceras.

Assim que as questões estiverem prontas, é importante fazer um teste para sanar dúvidas sobre o perfil procurado, bem como as competências e habilidades dos possíveis entrevistados. Isso vai nortear o processo de seleção.

4. Treinamento de recrutadores

É importante garantir que os recrutadores que irão conduzir o processo seletivo estejam treinados e sigam estritamente a estrutura. O entrevistador deve estar confiante com o roteiro das perguntas e ser capaz de analisar as diferentes tipos de resposta que irá ouvir e não ser influenciado por julgamentos pessoais durante o processo de seleção.  

5. Atualização constante

Analisar as reações dos candidatos é muito importante. Além disso sempre que houver mudanças nos requerimentos do cargo todo o processo de estrutura da entrevista precisará ser atualizada.

Como realizar uma entrevista estruturada?

Depois de aprender como elaborar todo o roteiro da entrevista estruturada, basta apenas colocar todo o planejamento elaborado em prática, mantendo os recrutadores treinados, assim como realizando as atualizações sempre que forem necessárias. Algumas dicas para essa parte do processo seletivo são:

  • Esteja preparado. Um bom recrutador deve ter o domínio do assunto, saber quais são as habilidades e competências necessárias para o cargo. Estude bem o seu candidato antes da entrevista para conduzir melhor a conversa;
  • Esse é o momento o qual você está entrevistando o candidato, mas ele também está te avaliando para saber se realmente tem interesse na empresa. Tente encorajá-lo a falar pelo menos 70% da entrevista, mas tenha seu espaço para conversa também;
  • As perguntas devem estar focadas nas experiências anteriores do candidato. Não faça perguntas pessoais ou comprometedoras. Esse é o momento de ver o que o candidato tem que pode acrescentar no time e na empresa;
  • Mantenha contato visual para gerar simpatia e ajudar o candidato a focar;
  • Tente deixar o candidato confortável durante a entrevista. De início, tente fazer perguntas sobre hobbies e assuntos mais descontraídos para deixá-lo mais à vontade. Além disso, é importante que ele tenha um tempo para pensar antes de responder as perguntas;
  • Não julgue seu candidato pelo seu gosto pessoal. Aparência, roupas, corte de cabelo, maquiagem não devem ser critérios de escolha. Cuidado com o preconceito, que além de ser crime, pode afastar ótimos candidatos e pode sujar a imagem da sua empresa. Se esse julgamento for uma questão difícil de separar o seu critério de seleção, fale com diferentes colegas para ajudar na decisão.

Essas dicas são essenciais para que a entrevista estruturada seja realizada com sucesso em seus processo de recrutamento e seleção. Utilizar essa estratégia em seu processo seletivo é muito importante para melhorar sua qualidade de contratação e encontrar novos e ótimos talentos.

Principais vantagens de uma entrevista estruturada

A entrevista estruturada é uma metodologia onde o processo segue alinhado e padronizado. A seleção possui um único direcionamento e todos os candidatos terão a mesma oportunidade, podendo serem avaliados da mesma maneira. Suas principais vantagens são:

1. Diminui as chances de erro

A entrevista conduzida de forma estruturada, garante que o entrevistador tenha um maior controle, evitando possíveis erros que possam acontecer, além de seguir um roteiro que ajuda o seu trabalho.  

2. Evita imparcialidade

Quando a entrevista não é estruturada, há chance do recrutador esquecer de fazer certas perguntas, ou fazer as perguntas erradas para os candidatos. Um candidato que tem o perfil desejado pela empresa pode ser prejudicado por não ter respondido as perguntas certas de um processo.

Assim, com a entrevista feita por um roteiro planejado terá a avaliação dos candidatos realizada de uma forma mais clara e objetiva onde todos os candidatos têm a mesma chance de serem selecionados, além de o recrutador saber exatamente quais são  as diferenças e como ranquear os melhores de acordo com os objetivos da empresa.

3. Maior precisão

Ao aplicar o processo de entrevista estruturada, a empresa tem maior chance de precisão na hora de selecionar o candidato para a sua vaga.

Como mostrado, através dessa metodologia, o recrutador pode elaborar um processo com as perguntas certas que serão feitas aos candidatos. Perguntas essas que fazem sentido e se encaixam nas informações que são necessárias para o critério de avaliação de candidato.

4. Permite análise de respostas

Com a padronização da entrevista, o momento de analisar e comparar as respostas se torna mais fácil, possibilitando melhor classificação dos dados coletados. As chances de escolher os melhores candidatos será maior, por ser mais fácil identificar quais os candidatos possuem os requisitos e características mais relevantes para o cargo o qual estão fazendo o processo seletivo.

Como é fácil concluir, entrevista estruturada pode ser aplicada em diferente tipos de negócios e é vantajosa para todos os mercados, desde que seja bem planejada para ser aplicada e bem sucedida.

Ter um software de recrutamento e seleção possibilita a realização de entrevista estruturada e muitos outros processos de seleção e recrutamento. Conheça seus benefícios através de uma demonstração GRATUITA

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais