Com a pandemia, os profissionais de RH tiveram que se adaptar a um novo modelo de entrevista e aprender as técnicas para entrevistar um candidato de forma online. Segundo um portal de empregos, o uso da ferramenta de vídeo-entrevista aumentou 2.149% de março a setembro desde 2020.

Junto a isso, houve o aparecimento de diferentes ferramentas e softwares de seleção que ajudaram a automatizar processos, otimizar custos e reduzir o tempo de contratação dos futuros colaboradores. 

Outro benefício proporcionado pelas entrevistas online foi a possibilidade de contratação de pessoas em diferentes locais, sem que estes precisassem se deslocar para a empresa ou até mesmo mudar de cidade. 

Continue acompanhando a leitura e 29!

O conceito de entrevista online/à distância

A entrevista online é quando a entrevista de um candidato é feita à distância pela empresa, ou seja, de forma virtual. Isso é feito por meio de tecnologias de vídeo. Dessa forma, há a interação em tempo real entre o entrevistador e o candidato. Além disso, essa entrevista também costuma ser gravada. 

A entrevista online é diferente da videoentrevista, que é gravada em vídeo pelo candidato e enviada para a empresa. Ou seja, ao contrário da entrevista virtual, a videoentrevista não acontece em tempo real, o que também permite que o candidato tenha uma maior liberdade para fazer a gravação do vídeo, visto que ele pode editar alguma falha. 

O objetivo dessa modalidade, que já vinha sendo usada em 2020 e teve um grande crescimento neste ano devido à pandemia, é fazer contratações de qualidade, mais assertivas, além de reduzir os custos de um processo presencial de seleção. 

Portanto, a entrevista online se tornou uma possibilidade interessante de utilizar a tecnologia para a contratação de forma mais ágil e produtiva.  

Qual é a importância da entrevista online?

A entrevista online é fundamental para dar mais segurança à empresa que deseja entrevistar um candidato à distância e precisa conhecer suas aptidões.

Entre os benefícios, podemos destacar que a entrevista pode ser feita a qualquer dia, a qualquer hora (comercial, é claro) e de qualquer lugar. Essa facilidade viabilizada pela tecnologia permite à empresa recrutar talentos de outras cidades, estados e países. 

Outro benefício para a empresa é a redução do tempo gasto com contratações, entrevistas e dinâmicas de grupo, pois muitas vezes o recrutador utiliza softwares para testes e fit cultural do candidato. Esses testes online permitem também ao recrutador encontrar o profissional mais adequado ao cargo.

E não podemos esquecer da questão da saúde, pois com o isolamento necessário devido à pandemia, a entrevista online é um medida de proteção eficaz não apenas para o recrutador, mas também para o colaborador, que evita o deslocamento para chegar até a empresa. 

Ao adotar o recurso de entrevistar o candidato online, a empresa demonstra ter comprometimento com o capital humano e com o bem-estar da sociedade

Como entrevistar um candidato online? Veja 8 dicas

Confira agora 8 dicas para entrevistar um candidato online:

1. Agende com o candidato 

Assim como em uma entrevista pessoal, o recrutador deve marcar e agendar com o candidato um horário que seja acessível para ambos.  O ideal é marcar a entrevista com 24h de antecedência para que o candidato tenha tempo de se preparar, estudar a empresa etc. 

Ao entrar em contato com o candidato, procure explicar sobre a entrevista remota e sobre a plataforma que será utilizada. Nem todo mundo, principalmente aqueles que não lidam com a internet, estão acostumados com plataformas de videoconferência. 

A tecnologia para a realização de entrevista precisa ser uma facilitadora do processo de entrevista e não uma forma de eliminação do candidato. 

2. Reserve uma sala de reunião

Se o profissional de RH for realizar a entrevista dentro da sua casa ou na empresa, procure um local silencioso e calmo.

Geralmente, as empresas oferecem sua sala de reunião para esse tipo de entrevista.  O importante é escolher um local sem ruído e tranquilo. 

3. Utilize a videoconferência 

Ter contato visual é essencial para que o recrutador analise o perfil e o comportamento do candidato durante a entrevista. 

Na hora que o candidato for responder as respostas, também é possível analisar a sua linguagem corporal e, por vezes, identificar se ele não está sendo sincero.  

4. Falar com clareza

Muitas vezes, as webcams não possuem tecnologias de áudio avançadas. Por isso, é muito importante que o recrutador tenha uma boa dicção e escolha um lugar calmo para fazer a entrevista, para que o entrevistado consiga entender a conversa.

5. Feche todas as janelas e programas desnecessários

Se você é um profissional de RH, você pode receber muitas mensagens durante o dia. Por isso, ao fazer a entrevista, procure fechar todas as abas e programas para evitar mensagens, pop-ups e notificações.

Nada mais desagradável do que ser incomodado por mensagens instantâneas durante a entrevista. 

6. Analise outros detalhes do candidato 

Se a chamada de vídeo está ́marcada para às 10h e o candidato se atrasa, isso já demonstra que ele não tem muito compromisso e pode fazer o mesmo no dia a dia do trabalho. 

7. Caso vá gravar, peça autorização 

Muitas empresas gravam as entrevistas virtuais para assistirem mais tarde ou compartilhar com outras pessoas da empresa. O importante é ser transparente e avisar ao candidato. 

8. Escolha o software ideal de seleção

Hoje em dia há diferentes softwares de recrutamento e seleção que facilitam o trabalho do profissional  do RH, permitindo (através da AI) conectar a empresa aos candidatos ideais para a vaga.

Como preparar uma entrevista online?

Depois do envio de currículos dos candidatos por meio da internet, o próximo passo para a empresa é preparar a entrevista online. Dessa maneira, tudo é realizado em ambiente virtual, até mesmo a entrega da documentação. E o novo colaborador só deverá comparecer presencialmente na empresa para começar a trabalhar. 

É muito importante que o candidato também se sinta à vontade e que tenha uma experiência positiva durante a entrevista. 

Por isso, separamos passos importantes para você realizar a melhor entrevista online. Confira abaixo:

Use a tecnologia adequada

O primeiro passo é observar qual é a ferramenta mais adequada para o seu tipo de negócio. Se você é um profissional que realiza uma série de 50 entrevistas por dia, precisa utilizar uma ferramenta robusta. 

Neste caso, o ideal é encontrar softwares de recrutamento e seleção que irão auxiliar durante esse processo de recrutamento, através da prática de vídeo entrevistas, aplicação de testes técnicos como fit cultural, produção de relatórios e outras funcionalidades para ajudar na escolha do melhor candidato. 

Faça um roteiro sobre as principais perguntas

Procure fazer um roteiro com as perguntas essenciais, para que você consiga conhecer as qualidades necessárias do candidato e ver se ele é o candidato ideal para a vaga em questão. Confira a seguir:

  • Qual é o principal motivo para você querer trabalhar na nossa empresa?
  • Você já foi líder em algum projeto, fez trabalho voluntário? Poderia explicar sobre o seu desempenho?
  • Como você tem trabalhado seu autoconhecimento? 
  • Como seus amigos e família definiriam você?
  • Onde você pretende estar daqui a cinco anos?
  • Por que enviou seu CV para a nossa empresa?
  • Na sua vida, qual foi a sua decisão mais difícil?
  • Você prefere trabalhar em equipe ou sozinho?

Essas perguntas poderão te auxiliar a descobrir as soft skills do candidato e verificar para qual setor ele é o mais indicado: vendas, design, marketing digital, logística etc.  

Se prepare para entrevistar candidatos à distância

Muitas vezes o candidato estará sendo entrevistado pela primeira vez nessa modalidade. Por isso, explique a ele como funciona antes do dia da entrevista, fale para ele testar o equipamento e suas configurações antes de começar. 

Dê dicas para o candidato sobre o local da entrevista. Explique que o ideal é que seja um local calmo, silencioso e com fundo neutro.

Tenha foco

Durante a entrevista, é essencial que o recrutador dê o exemplo e esteja focado na conversa. Desligar celulares e aparelhos é essencial para evitar que nenhum barulho atrapalhe a entrevista. 

Facilite a comunicação 

Deixe seus canais de comunicação disponíveis antes ou depois da entrevista. Muitas vezes, os candidatos irão precisar tirar dúvidas ou informar algum contratempo antes ou até mesmo depois da seleção.

Chegamos ao final do artigo. É importante que os recrutadores tenham em mente que esse novo formato veio para ficar, ampliando novas possibilidades de contratação e novos desafios para o setor. 

Se você quer começar a utilizar a entrevista online em seus processos seletivos, clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA do software JobConvo. Com ele, você pode realizar entrevistas online, videoentrevistas, aplicar testes técnicos, Fit Cultural e aproveitar muitas outras funcionalidades!