O processo de recrutamento de candidatos é uma das principais rotinas do RH. É a partir dele que as empresas irão encontrar os talentos para completar seu quadro de funcionários. No entanto, esse processo vai além de contratar um novo profissional para trabalhar na organização. Há uma questão importante: é preciso dar atenção à experiência do candidato. Afinal, isso irá impactar a percepção que o mercado tem sobre a marca e também outros pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa.

Mas, como oferecer uma boa experiência no recrutamento? Antes de tudo, vale lembrar que o candidato deve ser tratado como se fosse um cliente. Dessa forma, será possível garantir a sua satisfação. Além disso, existem outros diversos pontos que também precisam ser aprimorados, como a plataforma que será utilizada. Para descobrir tudo sobre este assunto, continue acompanhando a leitura!

Qual a importância da experiência do candidato?

Para entender qual a importância da experiência do candidato durante o processo de R&S, imagine o seguinte cenário: um profissional quer se candidatar para uma vaga em sua empresa, mas logo quando tenta fazer a aplicação, o processo da plataforma é longo e demorado. Ou então ele não se sentiu respeitado e valorizado, nem ao menos recebeu um feedback explicativo de que a vaga já foi preenchida. 

É sempre importante lembrar que um profissional possui sonhos, expectativas e esse pode ser um processo muito importante para a sua carreira. Caso ele não tenha tido uma boa experiência e não seja aceito na vaga, ele poderá difamar a organização, trazendo prejuízos para a marca.

Portanto, o RH deve sempre voltar a sua atenção para que os talentos usufruam de uma excelente experiência em todas as etapas do recrutamento e seleção. Dessa forma, por mais que ele não consiga a vaga, ele se sentirá confortável em se candidatar para outras oportunidades, pois se sentiu valorizado e respeitado. 

7 dicas para melhorar a experiência do candidato

Veja agora dicas essenciais para a melhor a experiência dos candidatos nos processos de recrutamento e seleção:

1. Ter clareza nos anúncios de vagas

Vagas complexas, confusas ou incompletas podem prejudicar a experiência do candidato e a atração dos talentos ideais para o cargo. É comum que informações desnecessárias sejam acrescentadas ou que informações importantes não sejam colocadas. Isso pode fazer com que profissionais não se candidatem, afinal, eles percebem que a comunicação da empresa é confusa. O ideal é ter um anúncio claro e transparente.

2. Oferecer feedbacks

Os feedbacks são muito aguardados pelos candidatos. Por isso, não enviá-los pode prejudicar a experiência do profissional que se candidatou. Não só isso, mas a demora do envio também é um ponto negativo, como uma demora de várias semanas. Ele deve ser enviado em tempo hábil. Para isso, o RH deve organizar um meio para que esse retorno seja o mais rápido possível, pois caso não seja, o processo pode se tornar cansativo para ambos os lados. 

3. Cumprir os horários

Não cumprir os horários estipulados para realizar uma entrevista, dinâmica ou teste, pode ser um fator negativo para a experiência do candidato. Tudo deve ser bem-planejado e executado com pontualidade. Fazer as pessoas esperarem é uma prática considerada como falta de respeito. Caso imprevistos aconteçam, tenha sempre estabelecido uma margem para atrasos, seja para a empresa ou candidato. O ideal é que seja um prazo de até 20 minutos.

4. Proporcionar um bom clima nas entrevistas

A experiência oferecida nas entrevistas também precisam ser positivas. Afinal, é um dos processos mais importantes do R&S, pois nela a empresa irá conhecer o profissional pessoalmente. Evite passar um clima tenso e pesado, pois algumas pessoas podem ter dificuldades em realizar esse momento, como aquelas que demonstram nervosismo. Portanto, faça esse momento ser o mais agradável possível. Isso será mais um ponto positivo para a experiência do candidato.

5. Personalizar a comunicação

Ofereça sempre uma comunicação personalizada, que mostre que a empresa está se direcionando apenas para uma única pessoa. Receber uma resposta que dê a entender que foi enviada para todos pode se tornar algo negativo. Faça o candidato se sentir único e não apenas como mais um em uma enorme lista de contatos. Personalizar mensagens e feedbacks fará toda a diferença!

6. Monitore a experiência do candidato

Monitorar a experiência do candidato conforme realizar os processos de R&S é importante para melhorá-la cada vez mais. Analise a quantidade de pessoas que prosseguiram no processo seletivo, quantas desistiram e identifique os pontos negativos do atual processo. Opte por ter uma pesquisa de satisfação no final do R&S para verificar como os candidatos se sentiram durante as etapas e o que incomodou eles.

7. Contar com uma plataforma de recrutamento e seleção

Contar com a tecnologia sem dúvidas é um dos pontos principais dessas dicas. Isso porque ela permite a otimização de todo o processo e se tornou uma grande aliada do RH. A empresa pode utilizar uma plataforma de recrutamento e seleção, que irá utilizar filtros que auxiliam os gestores a encontrarem quais candidatos possuem as competências necessárias, enviar feedbacks com mais rapidez, ter agilidade durante as etapas e claro, oferecer uma experiência de sucesso aos profissionais participantes.

Quais os impactos de uma boa plataforma de recrutamento digital no employer branding?

Um dos impactos positivos que uma boa plataforma de recrutamento digital gera na empresa é no employer branding, que consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que são utilizadas para gerar uma imagem positiva do mercado em relação à organização como local de trabalho. 

Talvez você esteja se perguntando qual a relação entre as duas coisas. Vamos te explicar o porquê: de acordo com o shortlister.com, 80% dos candidatos que passam por um processo de recrutamento insatisfatório acabam falando abertamente sobre suas experiências negativas com outras pessoas. 

Contudo, por outro lado, os que passam por uma boa experiência, mesmo que não sejam contratados, tornam-se embaixadores da marca. Ou seja, eles falam positivamente sobre sua experiência na empresa com outros profissionais e pessoas próximas. Além disso, eles ficam muito mais propensos a se inscreverem em futuras oportunidades. 

As plataformas de recrutamento são fundamentais, pois oferecem uma experiência ágil, assertiva, feedbacks rápidos, dentre outros inúmeros benefícios. Todos esses fatores irão contribuir para que o candidato tenha uma excelente experiência durante o R&S. Com isso, a empresa irá se posicionar no mercado como uma boa marca que valoriza os profissionais, se destacando como um local desejável para se trabalhar.

O que uma boa plataforma de recrutamento e seleção deve ter?

Como abordamos no tópico anterior, ter uma plataforma de recrutamento digital se tornou essencial para oferecer uma boa experiência ao candidato no R&S. Veja abaixo uma lista com as principais funcionalidades que uma plataforma deve ter para proporcionar uma experiência de sucesso:

  • Ter um canal de comunicação acessível com os candidatos;
  • Oferecer recursos que tornem o processo de R&S ágil, pois processos longos podem causar desmotivação nos candidatos;
  • Oferecer a possibilidade de feedbacks automáticos e personalizados;
  • Contar com inteligência artificial;
  • Oferecer testes integrados;
  • Permitir a empresa ter uma página de carreiras;
  • Permitir a triagem automática de currículos;
  • Ter uma boa divulgação de vagas;
  • Ter uma usabilidade friendly;
  • Oferecer relatórios e métricas;
  • Ter agendamento de entrevistas de forma rápida e otimizada.

Como a plataforma JobConvo oferece uma boa experiência aos candidatos?

A JobConvo é a plataforma líder em gestão para processos de recrutamento e seleção. Com a automatização das etapas e o uso da inteligência artificial, ela reduz em até 40% o tempo médio gasto no R&S. Além disso, ela oferece segurança, sendo a hr tech mais segura do mercado e com os processos de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). E tudo isso de forma 100% digital! Assista uma rápida demonstração abaixo:

Com a plataforma Job Convo, você pode:

  • Criar requisições;
  • Customizar a página de carreiras;
  • Personalizar e automatizar as etapas dos processos;
  • Compartilhar as vagas em diversos canais, inclusive em um aplicativo de celular para candidatos, que facilita a aplicação daqueles que não possuem um computador ou que fazem tudo pelo celular;
  • Aplicar testes técnicos customizáveis, com triagem em poucos cliques. A JobConvo disponibiliza testes prontos e permite que outros sejam criados com notas de corte e tempo de resposta customizável;
  • Fazer o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos. A plataforma avalia valores distribuídos em 7 fatores fundamentais para o perfil da cultura organizacional e usa um algoritmo inteligente, fazendo assim o ranking dos perfis mais aderentes à empresa;
  • Analisar as vídeo entrevistas, que podem ser estruturadas (com um roteiro para que os candidatos respondam em vídeo) ou por conferência online;
  • Compartilhar os finalistas com gestores;
  • Analisar os relatórios;
  • Realizar a admissão 100% digital, com entrega de documentos facilitada e outros diversos recursos que diminuem o consumo de tempo que esse processo costuma levar.

Todos esses fatores irão otimizar o R&S da sua empresa e oferecer uma experiência de sucesso aos seus candidatos. 

Gostou deste artigo? Se você deseja experimentar todos os benefícios da plataforma JobConvo, é só solicitar uma demonstração GRATUITA. Clique aqui!