O que é gestão de recursos humanos e como implementá-la na empresa?

5 (100%) 2 votes

Gestão de recursos humanos: o que faz?

Gestão de Recursos Humanos é a função dentro de uma organização que se concentra no recrutamento, gerenciamento e orientação das pessoas que trabalham na empresa. Como você pode imaginar, todos os processos e programas que são tocados por pessoas fazem parte de RH. Os processos de trabalho que interagem com clientes e funcionários em potencial também são componentes do mundo de RH.

Os membros do departamento de RH fornecem o conhecimento, as ferramentas necessárias, o treinamento, os serviços administrativos, o aconselhamento jurídico e gerencial e a supervisão da gestão de talentos que o restante da organização precisa para uma operação bem-sucedida.

Muitos departamentos de RH são responsáveis ​​pelo desenvolvimento da organização que gera a cultura da organização. Eles são responsáveis ​​pelas supervisão de garantir que os gestores constroem equipes adequadas e inspire o empoderamento dos funcionários.

Os membros da equipe de RH são parcialmente responsáveis ​​por garantir que a organização tenha uma missão, visão e valores gerais que são compartilhados e influencie o desejo de talentos externos que estão no mercado de trabalho. Esses elementos são inspiradores e ajudam os funcionários a se sentirem parte de algo maior que eles mesmos.

Atividades adicionais elaboradas pela gestão de RH podem incluir o envolvimento de funcionários e da comunidade. Eles promovem programas voluntários, doações filantrópicas, atividades de engajamento de funcionários e eventos que envolvem famílias de funcionários.

Importância da gestão de recursos humanos para a empresa

Um bom departamento de RH é essencial para um local de trabalho produtivos no qual os funcionários são motivados e engajados. Abaixo estão algumas razões principais pelas quais:

  • O RH monitora a cultura. Ele garante que a cultura da organização seja forte e que todos os colaboradores implementem ela em sua rotina de trabalho e resultados.

 

  • Lidera os processos de gerenciamentos de talentos. Desde a recrutação até o onboarding. Porém, o departamento necessita dos gerentes e dos times para ajudar nas etapas e contratação que também são responsáveis pelo o recrutamento. O que o RH deve fazer é fornecer liderança, treinamento, processos de planejamento de recrutamento, auxílio nas entrevistas e monitoramento de seleção e muitos outros aspectos.

 

  • O RH faz a análise dos salários baseado no mercado e desenvolve um plano geral de remuneração estratégica. O RH fornece orientação aos gerentes ao determinar as faixas salariais dentro de suas organizações.

 

  • Pesquisa, recomenda e implementa programas de benefícios para funcionários que atraem, retêm e ajuda a manter seus melhores funcionários. O RH também é responsável por controlar os custos.

 

  • Se sua organização está mudando de direção, desenvolvendo novos produtos, mudando missão, visão ou objetivos, o RH deve liderar o caminho com programas e treinamento de funcionários.

 

  • Garante que as atividades no local de trabalho, eventos, celebrações, cerimônias, viagens de campo e oportunidades de formação de equipes estejam ocorrendo. Outros funcionários planejam e implementam as atividades com ou sem a ajuda do RH, mas o líder de RH é geralmente responsável pelo monitoramento do orçamento e pela aprovação da diretoria.

 

  • A equipe de RH ajuda os colaboradores em momentos de conflito com seus colegas.  Auxilia gestores que buscam uma abordagem mais eficaz para trabalhar com funcionários específicos, priorizando o ambiente de trabalho e qualidade de vida dos colaboradores.  

Algumas empresas não dão a devida importância ao RH e o trabalho que é feito diariamente pelo o departamento não é valorizado como deveria, mas sem as contribuições do RH, a organização seria menos bem-sucedida.

 

Com realizar uma boa gestão de recursos humanos?

Já enfatizamos a importância da área de Recursos Humanos e o por que é uma das mais essenciais para o desenvolvimento das organizações.

Você já deve ter compreendido o que é a área e onde pode atuar dentro da empresa. Agora queremos mostrar o que é importante para um profissional de RH saber para garantir a realização de uma boa gestão de recursos humanos.

Como se comunicar com os colabores

A principal missão do profissional de Recursos Humanos é trabalhar com pessoas, por isso, a comunicação com os outros profissionais da empresa deve ser a mais clara e simples possível.

A habilidade de gerir pessoas e comunicar informações completas com clareza é uma das competências essenciais para não gerar dúvidas, questionamentos, erros e até mesmo conflitos internos entre os colaboradores.

Planejamento e organização é fundamental

Como o profissional de RH trabalha na gestão de pessoas e os colaboradores estão sob sua responsabilidade, ele deve ter uma alta capacidade de planejamento de organização do ambiente de trabalho e tarefas.

Alguns exemplos das responsabilidades do profissional

  • Folha de pontos
  • Recrutamento e Seleção
  • Administração de benefícios
  • Avaliações de desempenho

Recrutamento e Seleção

A contratação de novos talentos para empresa deve ser muito bem feita, pois são quem põe a mão na massa e fazem a empresa crescer.

Contratar a pessoa errada significa custos, perda de tempo, aumento da taxa de turnover. Por isso, essa gestão deve definir o tipo de perfil se encaixa na empresa e nas vagas abertas, elaborar processos seletivos completos que possuem análises completas de cada candidato para ter uma escolha mais assertiva.

Como minimizar as falhas

A responsabilidade da vida profissional dos colaboradores de uma empresa fica na mão da equipe de recursos humanos, por isso eles devem visar meio de minimizar as possíveis falhas. Com um bom planejamento e organização, é possível por em prática.

Comunicação positiva

O profissional de Recursos Humanos deve sempre ter uma postura e mensagem positiva para não desestimular os colaboradores, por mais complicada que seja a situação que está acontecendo na empresa. O indivíduo que trabalha nesse departamento deve possuir a habilidade de boa comunicação, pois o dará destaque e será melhor avaliado profissionalmente.

Ofereça Treinamento

Essa gestão é responsável pelo o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Deve-se oferecer treinamentos para o profissional de suas funções  e, também, disponibilizar treinamento de capacitação contínua para sempre eles estarem se desenvolvendo e crescendo dentro da empresa.

O RH é capaz de mapear os possíveis líderes e ajudá-los a desenvolver as competências em favor do negócio e objetivos da empresa. O que faz valorizar e diferenciar cada vez mais os colaboradores.

Uma boa gestão de recursos humanos começa no momento que a empresa dá o devido valor a esse setor e contrata profissionais adequados para a função.

Uma boa gestão de Recursos Humanos não é só para empresas grandes, empresas de pequeno a médio porte também podem possuir uma equipe qualificada e boa, basta implementar as ações que citamos acima, com muit acompanhamento e otimização para resultados mais satisfatórios do quadro de funcionários da organização à qual eles trabalham.

Já analisou como a sua gestão de recursos humanos pode melhorar? Não se esqueça que faz uma grande diferença para a vida de todos da empresa.